Odontologia

Você sabe tudo que um dentista faz?

A palavra dentista é um termo geral utilizado para nomear pessoas que fizeram faculdade de odontologia. No entanto, dentro dessa profissão existem as mais diferentes especialidades, sendo importante o reconhecimento delas para o atendimento de nossas necessidades.

Dentista é um tempo geral para as diferentes especialidades dentárias

Dentre as diversas especialidades, podemos citar algumas que são mais procuradas.

A ortodontia, por exemplo, é uma atividade responsável por corrigir as anormalidades no alinhamento dos dentes. Ou seja, cuida da estética e da saúde bucal utilizando os famosos aparelhos.

Destaca-se também a periodontia, uma especialidade médica que estuda os mecanismos de implantação dos dentes. Existem diversas doenças que podem atacar os tecidos de proteção e sustentação dos dentes, podendo ocorrer até mesmo a queda precoce deles. A periodontia, no entanto, trata desses casos fazendo limpezas, raspagens ou cirurgias.

Uma particularidade é também a ortopediatria, que acompanha o desenvolvimento dos dentes das crianças.

Nesse ramo, podemos encontrar também as especializações em odontologia radiológica, que desenvolvem atividades ligadas em geral ao Raio x do dente.

Tecnologias cada vez mais avançadas estão sendo desenvolvidas no ramo da radiologia, como o Flat panel radiologia digital, um digitalizador das imagens que proporciona uma maior durabilidade delas, já que a necessidade de se guardar os exames feitos para o acompanhamento periódico é muito grande.

Para que se conheça os procedimentos para eventuais pesquisas, preparamos uma lista com os tratamentos dentários de rotina que não podem deixar de serem feitos:

  •  Tartarectomia;
  • Jateamento;
  • Escovação completa;
  • Aplicação de flúor.

Um grande exemplo para se entender a importância de saber tudo o que um dentista faz e suas especialidades é a respeito do tratamento do bruxismo, uma doença que pode provocar o desgaste de seus dentes. Esse tipo de disfunção precisa ser acompanhado por mais de um especialista para um tratamento integralmente adequado.

Por suas causas também poderem ser psicológicas aconselha-se passar também por um psicólogo, pois o stress do dia-a-dia influencia diretamente nas horas de sono e na tensão que colocamos em nossas mandíbulas.

O ortodontista, no entanto, avaliará o encaixe dos dentes e a necessidade de se utilizar as chamadas Facetas dentarias, próteses de porcelana que são colocadas na face vestibular dos dentes para eventuais correções de desgastes ou anormalidades dos dentes.

As facetas dentárias podem ser uma alternativa estética

As Facetas dentárias bruxismo são amplamente utilizadas e resolvem prontamente o problema estético que tanto incomoda, principalmente tratando dos casos de desgaste severo em que se perde a dimensão vertical do dente.

Também chamada de Lente de contato dental, trata-se de um artifício cada vez mais utilizado pelas pessoas em geral. Utilizada amplamente pelos artistas que, de uma outra para outra, aparecem os dentes bem brancos, juntinhos e alinhados.

Além disso, a Durabilidade das lentes de contato dental é consideravelmente grande, por média de até 20 anos. Entretanto, é essencial saber que o tempo é relativo para cada caso pois dependem de diversos fatores. Não adianta investir nesse procedimento e não higienizar decentemente os dentes, por exemplo, pois isso pode diminuir a vida útil do material.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *