Vitaminas masculina
Cuidados

Vitaminas masculina: quais são realmente benéficas? Para que servem?

Vitaminas masculina, qual a importância? Assim como as mulheres, os homens também devem dar a devida atenção à saúde, à longevidade e ao bem-estar durante o envelhecimento. 

Além de uma alimentação balanceada e a prática de atividades físicas, inserir na rotina o consumo de vitaminas masculinas potencializa a qualidade de vida.

 

Você sabe quais são as vitaminas boas para o homem? Apesar de muitas serem parecidas para ambos os sexos, a dosagem e a necessidade variam, principalmente após os 50 anos, sabia?

 

Se a resposta foi não, continue a leitura e confira o que são suplementos alimentares, quem pode tomá-los e quais são as vitaminas masculinas mais recomendadas por especialistas para garantir mais saúde, vitalidade e disposição na meia-idade!

O que são suplementos alimentares?

É muito importante saber o que são suplementos alimentares. Afinal, eles não podem ser confundidos com medicamentos, pois não tratam e nem curam doenças.

 

Mas, quem pode tomar suplementos alimentares? Eles são recomendados para pessoas saudáveis que precisam de um maior fornecimento de nutrientes para complementar a alimentação.

 

Desde 2018, o governo brasileiro reuniu diversos produtos, como “alimentos para gestantes” e “suplementos vitamínicos e minerais”, na categoria de suplementos alimentares.

 

O multivitamínico é um suplemento alimentar composto por variadas vitaminas, minerais, entre outros nutrientes, em forma de comprimidos, cápsulas, pó, efervescentes etc.

 

Por que muitas pessoas têm buscado entender mais sobre o que são suplementos alimentares? Por saúde! Em uma pesquisa do IBGE foi constatado que cerca de 98% dos brasileiros não consomem a quantidade mínima diária recomendada de vitaminas.

 

E esse resultado nos liga a outro estudo encomendado pela Abiad, Abifisa e Abenutri, que revelou que 54% dos brasileiros já consomem suplementos alimentares multivitamínicos diariamente para manter as taxas equilibradas de nutrientes essenciais ao organismo.

 

Afinal, a deficiência de vitaminas e minerais pode causar diversos sintomas e doenças, como falta de energia, fadiga, baixa imunidade, queda de cabelos, doenças ósseas e cardiovasculares, entre outros. 

 

Por isso, independentemente do sexo e principalmente a partir da meia-idade, é necessário entender quais são as necessidades nutritivas do corpo. 

Vitaminas masculinas: quais as melhores?

Se você está no time dos homens que gostam de cuidar da saúde de maneira prática e rápida, este texto é para você! Confira agora a nossa seleção de cinco vitaminas boas para os homens e seus respectivos benefícios durante o envelhecimento.

Vitamina B12

A vitamina B12 não é produzida e nem armazenada no organismo, por isso, deve ser reposta diariamente por alimentação ou consumo de multivitamínicos.

 

Hidrossolúvel, ela contribui para regular variados processos do corpo, como a síntese do DNA, as funções neurológicas e a produção de hemácias, que atuam no transporte de oxigênio pelo corpo.

 

A carência da vitamina B12 no organismo pode desencadear doenças e distúrbios, como a depressão e a demência, entre outros transtornos psiquiátricos e neurológicos. 

 

Além disso, como há uma queda da absorção dessa vitamina na meia-idade, ela contribui para atenuar a perda de memória e de concentração, comum durante o envelhecimento, ajudando a reduzir a degradação das funções cognitivas.

 

Por isso, ela é uma das vitaminas masculinas indicadas. Ela pode ser obtida também pela dieta, com o consumo de salmão, bife de fígado, leite, entre outros alimentos de origem animal.

Cálcio

Já se sabe que o processo de envelhecimento causa alterações no metabolismo do cálcio no organismo. Por isso, há tanto empenho médico de conter doenças como raquitismo e osteoporose, ainda que essa seja mais frequentemente vista em mulheres.

 

Logo, o cálcio também é indicado como uma vitamina masculina fundamental para proteger os ossos durante a renovação celular óssea, principalmente para homens acima de 50 anos.

 

Já que esse mineral também não é produzido pelo organismo, a única fonte desse nutriente é a alimentação. Porém, a absorção do cálcio é feita em pequenas quantidades e depende do equilíbrio da taxa de vitamina D no corpo.

 

A ingestão de alimentos ricos em cálcio, como derivados do leite, brócolis, couve, espinafre, sardinha, entre outros, deve ser feita ao longo do dia. A Academia Nacional de Medicina dos EUA recomenda que homens com mais de 50 anos consumam 1200mg desses alimentos diariamente.

Vitamina D

Como citamos, a vitamina D possui várias funções no organismo, sendo responsável pela absorção do cálcio ⁸. Por isso, é fundamental citá-la na lista de vitaminas masculinas.

 

Sua principal e maior fonte é a exposição solar. Como muitas pessoas no mundo não costumam se expor ao sol tempo suficiente para obter esse nutriente, geralmente a vitamina D é bastante procurada em forma de suplemento alimentar.

 

Além de se expor aos raios ultravioletas, há como adquirir pequena dose de vitamina D por meio de alimentos como peixes, ovos e derivados do leite.

 

A Academia Nacional de Medicina dos EUA recomenda a seguinte dose diária dessa vitamina boa para homens.

 

  • De 50 a 70 anos:  600 UI;
  • Acima de 70 anos: 800 UI.

Antioxidantes

Outras vitaminas masculinas que podem ser incluídas na dieta são a A, C e E e ainda o selênio, a luteína e a zeaxantina. Elas atuam como antioxidantes no organismo, combatendo a liberação de radicais livres no organismo.

 

Os radicais livres são os famosos causadores do ressecamento da pele e do surgimento de rugas, por exemplo. Além disso, eles podem desencadear doenças crônicas em órgãos e sistemas do corpo.

 

Além dos suplementos, essas vitaminas podem ser consumidas pela alimentação: vegetais de folhas e vegetais verdes escuros e frutas cítricas.

Probióticos

Apesar de não serem nutrientes, os probióticos são essenciais para a absorção deles pelo organismo. Por que? Pelo fato do intestino ser responsável por importantes processos de absorção, transporte e concentração de vitaminas e minerais.

 

Os homens na meia-idade precisam dar uma atenção especial ao intestino, pois ao longo dos anos, ele perde suas capacidades funcionais. 

 

Os probióticos, que são microorganismos vivos que compõem a flora intestinal, podem ser encontrados em iogurtes e bebidas fermentadas.

 

As vitaminas masculinas são vitais para um envelhecimento mais saudável e repleto de bem-estar e disposição

 

Cada detalhe no funcionamento do corpo pode afetar a qualidade de vida. Por isso, consulte um médico de confiança e entenda quais suplementos são fundamentais de acordo com as suas necessidades, como Vitasay Homem

 

Este texto foi escrito pela equipe da Vitasay, empresa pioneira de multivitamínicos no Brasil, que oferece uma linha exclusiva de vitaminas e minerais para pessoas acima de 50 anos.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *