Terceira Idade

Veja como são os cuidados com idosas

Mais de 30 milhões de pessoas compõem a população idosa do Brasil. Os dados, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelam uma realidade: a importância de ações que beneficiam as  pessoas nesta faixa etária.

Ao pensar no cenário de um lar geriatrico (ou fora dele), não basta ter em mente os cuidados sem entender o perfil e as especificidades de cada idoso. Homens e mulheres podem apresentar vários tipos de fragilidade e problemas de saúde nesta fase, no entanto, os cuidados com as mulheres são mais específicos. Mas por que?

Entidades como a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), da Organização Mundial da Saúde (OMS), acreditam que, por conta da pressão social ao longo da vida e da desigualdade de gênero, as mulheres podem ficar mais fragilizadas nesta fase.

Por isso, pensar em ações para melhorar e cuidar das idosas, em um lar geriatrico ou fora dele é muito importante. Se interessou pelo assunto ou trabalha na área da saúde e quer atender melhor suas pacientes idosas? Continue lendo este artigo e saiba mais sobre alguns cuidados que toda idosa pode precisar.

Perucas naturais femininas e autoestima das idosas

Cada idade tem uma beleza diferente, e com o passar dos anos, muitas mulheres idosas acabam perdendo a autoestima com o aparecimento dos fios brancos ou das rugas.

Neste cenário, promover a autoestima das idosas e incentivar o autocuidado é essencial. O uso de perucas naturais femininas é um exemplo simples de como destacar a beleza dessas mulheres que, muitas vezes, sofrem com a queda de cabelo ou  outras situações.

Neste contexto, muitos lares de idosos ou projetos que envolvem a terceira idade costumam promover ações de beleza para  incentivar o resgate da autoestima das mulheres.

Oferecer uma protese capilar, um dia de cuidados com as unhas ou outros procedimentos estéticos às idosas é uma boa forma de incentivá-las ao desenvolvimento do autocuidado.

Entre as pesquisas que estudam o autocuidado, a ideia de que uma boa autoestima têm uma relação com a saúde da mulher é algo que se destaca. Portanto, há vários motivos  para investir em perucas naturais femininas, como:

  • Incentivo à vaidade e resgate da autoestima da mulher;
  • Aspecto natural, melhor identificação entre paciente e profissional de estética;
  • Valorização do aparência.

Outro destaque para esse tipo de cuidado, é que muitas mulheres da terceira idade desenvolvem queda de cabelo ou perda das madeixas por alguma doença.

Por isso, a peruca é uma forma de cuidar e também valorizar a aparência de cada idosa, gerando um bem-estar que vai além do saúde física.

Cuidados odontológicos

Entre as mudanças que chegam com o envelhecimento, estão o amarelamento e enfraquecimento dos dentes. Neste cenário, cuidar da saúde bucal e do sorriso continua sendo essencial na vida das idosas.

bruxismo, por exemplo, é uma doença caracterizada pelo rangimento dos dentes e pela mordida desajustada. Há vários motivos para essa situação ocorrer, mas alguns fatores como o uso de cigarro, álcool ou quadros de ansiedade podem acentuar a doença.

Há também muitos idosos que sofrem com a disfunção da Articulação Temporomandibular – ATM. Essa articulação é responsável pelo movimento da mandíbula e pode trazer vários transtornos. A solução  para este caso é procurar um dentista especialista em ATM e que atenda a população idosa.

Outros cuidados do Lar geriatrico

Além de dentistas, profissionais voluntários da beleza, médicos e enfermeiros, há outras ações estratégias que podem melhorar a saúde das idosas e a rotina das causas de repouso.

Promover atividades de interação entre as idosas como aulas de artesanato ou grupos de apoio é algo que agrega valor para  a casa de repouso.  Mais do que ser um espaço de cuidado, os lares geriátricos, são, antes de mais nada, o local em que as idosas confiaram para viver suas vidas.

Por isso, ter um ambiente agradável, seja um daycare ou um espaço tradicional é muito importante. Alguns cuidados devem ser tomados antes de escolher o  lar geriatrico mais aconchegante para as idosas. São exemplos:

  • Decoração personalizada;
  • Qualidade das instalações;
  • Espaço no quarto;
  • Alimentação balanceada;
  • Prática de exercícios.

Lembre-se que de acordo com a Organização Mundial da Saúde, a saúde deve ser vista como um estado de bem-estar social completo e isso inclui cuidados ao corpo e a mente.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *