Cuidados Terceira Idade

As vantagens do tratamento em casa

Principalmente fora do Brasil, a prática de home care 24 horas sempre foi muito aceita e forte no mercado. Já aqui no país, a cada dia mais, essa prática vem se tornando mais forte, pois acarreta muitas vantagens não só ao paciente, mas também à família.

Nos Estados Unidos, essa técnica é usada há muitos anos, desde o início da enfermagem, pois como a maioria da família não tem tempo necessário para os devidos cuidados do paciente, esses especialistas são contratados.

Também se preza o conforto do paciente e da família, além do custo reduzido de plano de saúde. O Brasil aderiu tal ideia há pouco tempo, então poucas famílias utilizam o método, porém vem crescendo forte por conta da sua praticidade.

Você sabe o que é home care?

Primeiramente, é necessário entender o que é home care. A expressão, em inglês, se traduz como “cuidados em casa”.

O método consiste em uma internação domiciliar, com os mesmos cuidados que uma pessoa enferma teria no hospital, só que no conforto de seu lar.

Sendo uma ótima opção, também, para uma rápida recuperação, por estar ao lado de sua família, além do risco de contrair doenças infecciosas ser menor.

Contudo, é de extrema importância saber que os serviços de home care são diferentes dos serviços de um cuidador, pois o cuidador apenas supervisiona e cuida das tarefas básicas da pessoa debilitada, como auxiliar no banho, na alimentação e nos cuidados íntimos.

Por que optar pelo home care?

O serviço de internação consiste em uma equipe médica especializada que sabe quais são os devidos tratamentos para esse indivíduo, dedicando a mesma qualidade como se ele estivesse internado numa cama hospitalar.

Abaixo estão listadas as vantagens do serviço de home care:

  • Paciente é tratado em casa;
  • Menos risco de doenças hospitalares;
  • Mais proximidade com a família;
  • Hospital consegue liberar leitos;
  • Custo reduzido de gastos em casa;
  • Melhor recuperação.

São inúmeras vantagens que o método acarreta na vida do paciente e da família, mas antes de tudo, é de extrema importância contratar especialistas de confiança.

O home care cuidador de idosos também está ganhando espaço no país. Tal técnica se baseia nas duas máximas: tanto os cuidados básicos do idoso quanto os cuidados médicos específicos, como enfermeiro, fisioterapeuta ou cardiologista.

Ao invés de ter dois especialistas na residência cuidando de uma mesma pessoa idosa, o especialista realiza dois papéis de uma vez, facilitando ainda mais a rotina de casa e do próprio idoso, que já tem uma ligação com o especialista.

É uma alternativa para a família que não quer colocar o idoso em uma casa de repouso, por que ele estará fora de casa ou por que pode achar esse serviço mais custoso. Dessa maneira, ela contrata um especialista em cuidados médicos e básicos.

O especialista pode ir a semana inteira para passar o dia ou, até mesmo, morar junto à família, para estar disponível 24 horas ao idoso, dependendo dos cuidados que ele deve receber.

Apesar de ser uma técnica nova, está fazendo bastante sucesso entre as famílias que não querem deixar o enfermo ou o idoso sozinho no hospital ou em uma casa de repouso, porque estão trabalhando e não conseguem dar a atenção necessária a ele.

E quando preciso de um serviço apenas temporário?

Outro método muito famoso no exterior e que está vindo devagar ao Brasil, porém pretende fazer parte do cotidiano dos brasileiros, é o day care.

No sistema norte-americano, cobra-se por hora para estar presente com crianças ou, na maioria das vezes, idosos, que precisam de uma atenção, e também para conversar.

A prática engloba atividades lúdicas e pedagógicas para passar o tempo enquanto os responsáveis estão trabalhando, por exemplo. Ao invés de colocar o idoso em casas de repousos ele permanece em casa, com a presença de um cuidador.

Em vários lugares de São Paulo o day care está sendo procurado. O day care Morumbi por exemplo, é muito procurado no bairro grande da capital paulista. Existem várias opções, no bairro, de empresas que estão aderindo ao day care, inclusive para cães.

De fato, essas práticas serão muito utilizadas pelos brasileiros, pois, nessa era onde não há mais tempo disponível, é difícil estar presente na vida do enfermo ou do idoso 24 horas por dia, por isso o home care e o day care vieram para ficar e, facilitar a vida dos pacientes e das suas famílias.

Os cuidados com idosos são essenciais para que haja uma velhice saudável e feliz, fazendo com que ele se sinta confortável em seu domicílio.