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Exercícios Saúde

Vantagens de fazer atividades físicas na areia

Quem mora em cidades litorâneas tem algumas vantagens, por exemplo andar de bicicleta na praia em qualquer hora do dia. Além do ambiente tranquilo e com vista privilegiada, a praia oferece diversos benefícios para quem quer se exercitar na faixa de areia

E sabendo dessas vantagens, muitas pessoas que moram em centros urbanos afastados de praias têm buscado parques e clubes com quadras de areia para jogar vôlei, tênis e até mesmo praticar tai chi chuan. 

Pois bem, se você quer saber mais sobre as vantagens de se exercitar na areia, e quais modalidades combinam com esse ambiente, continue lendo este artigo.

Exercícios na areia: motivos para testar na sua rotina

Você deve estar pensando ‘’areia não combina com suor’’ ou ‘’não dá para se exercitar com areia quente embaixo dos pés’’, mas a verdade é que existem formas de tornar esse elemento em um ambiente confortável para se exercitar.

Uma delas é usar um tapete ou tecido para evitar o contato direto dos granulados com os pés, ou optar por práticas com aparelhos, como bicicletas ou jump sticks. Seja qual for a prática escolhida, saiba que os benefícios são diversos. 

Redução do impacto nas articulações

Correr na areia exige muito menos das articulações do que correr em solo rígido, como asfalto, isso porque algumas mudanças são óbvias, como:

  • Impacto;
  • Força;
  • Agilidade;
  • Entre outros.

Idosos e pessoas com restrições de esforço nas articulações podem optar pela faixa de areia de praias e parques para praticar caminhadas e corridas leves. Isso porque o solo é macio e absorve melhor o impacto do corpo em cada movimento.

Melhora do equilíbrio e noção de espaço

Praticar exercícios na areia também contribui para uma melhora da noção de espaço do corpo, além do equilíbrio. 

Isso porque o solo exige constante adaptação de força e posição dos músculos do corpo, aprimorando a velocidade de resposta em caso de instabilidades de movimento.

Potencialização dos exercícios

Treinar nestes espaços pode potencializar o efeito dos exercícios. Isso porque, diferente do asfalto ou da grama, o corpo precisa trabalhar mais os músculos para manter o corpo em pé no solo ‘’móvel’’. 

Em esportes como vôlei ou pular corda na areia, o corpo trabalha por inteiro, resultando em uma melhora do condicionamento físico e sustentação de movimentos.

Quais atividades físicas combinam com areia?

Seja na praia ou em ambientes externos com areia que possa ser transitada, é possível encontrar um tipo de atividade para cada gosto e necessidade. Algumas exigem o uso de aparelhos enquanto outras dependem apenas da sua vontade e deslocamento. 

Bicicleta na areia

Modalidades como o Bike Cross usam solos terrosos como ambiente para práticas com bicicleta, mas é possível adaptar para modalidades menos radicais. Andar de bicicleta na areia exige:

  • Velocidade constante;
  • Postura correta do corpo;
  • Equilíbrio;
  • Força dos músculos;
  • Respiração.

A dica para andar de bike em ambientes com areia é optar por pneus mais grossos, pouco tratorados, e manter a limpeza das correias para evitar desgastes por conta dos grânulos.

Vôlei na areia

Presente nas Olimpíadas de Verão, o vôlei de praia é um esporte que pode ser praticado por todas as idades, e combina muito bem com o clima de férias. 

Além de ser uma atividade super divertida, trabalha atenção, todos os músculos do corpo (principalmente pernas e braços) e não exige nada além de uma bola e uma pessoa parceira de jogo.

Marcha atlética

A marchinha é uma atividade híbrida entre caminhada e corrida, onde o praticante não deixa de ter contato com o solo. Na areia, a marcha atlética fica mais potente, exigindo equilíbrio, controle da postura e respiração, à medida que trabalha todos os músculos ao mesmo tempo.

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