médica
Consultas Exames Saúde

Vai treinar? Busque orientação médica

Quem pratica atividades físicas e é esportista deve estar atento a alguns cuidados de saúde para melhora de seu desempenho e rendimento. Para isso, buscar orientação médica é fundamental para quem pratica esportes ou se envolve em competições.

O exercício fisico traz diversos benefícios ao corpo como:

  • Tonifica os músculos;
  • Aumenta a resistência respiratória e cardíaca;
  • Aumenta a disposição;
  • Evita problemas de saúde como diabetes e hipertensão.

No entanto, se esses exercícios forem feitos de forma equivocada, podem causar diversos impactos à saúde. Por isso, ter orientação médica é importante para quem deseja seguir como atleta.

Nesse artigo, vamos falar sobre a importância de contratar um endocrinologista, ortopedista e um educador físico.

A importância de um endocrinologista esportivo

endocrinologista esportivo é o profissional médico que avalia o ganho e perda de peso do paciente e suas variações hormonais.

Os hormônios estão diretamente ligados a vários elementos do corpo humano e sua possível desregulação pode causar problemas de saúde.

Esse médico atua também para aumentar o rendimento dos atletas além de introduzir uma dieta mais equilibrada assim como influenciar sua composição hormonal.

Para os atletas que desejam ter aumento de massa muscular assim como maior rendimento ter orientação desse profissional é fundamental. Esse médico verifica quais são os objetivos do paciente e como estão os seus hormônios e quadro físico.

Ele também verifica se existe alguma doença endócrina que está afetando seus hormônios com o objetivo de realizar o  tratamento adequado.

Existem alguns hormônios presentes no organismo que facilitam o ganho ou perda de massa muscular. Além disso, eles facilitam o desempenho da pessoa.

Um desses hormônios é a testosterona que está presente em maioria no corpo masculino e ajuda a ganhar massa magra. Com isso, o paciente consegue ter mais força e um excelente desempenho.

Esse hormônio também facilita a queima de gorduras, aumentando o metabolismo. Além disso, esse hormônio contribui para o aumento da força e o fortalecimento dos ossos, trazendo bem-estar ao paciente.

Outro hormônio bastante interessante é o T4, que é produzido pelo glândula da tireoide. Esse hormônio consegue atuar na regulação do corpo, atuando também nos rins e no intestino grosso e delgado.

Além disso, esse hormônio melhora a oxigenação do sangue, desenvolve músculos e ossos. A regulação da temperatura corporal também é feito por esse hormônio, por isso, ele atua diretamente no metabolismo da pessoa. Problemas nessa glândula podem causar aumento de peso ou perda muito rápida.

Para quem pretende praticar esportes tanto para parte de competição, também para ter mais qualidade de vida deve procurar apoio profissional e realizar uma avaliação de seus hormônios de forma efetiva.

A busca pelo orientador físico

Provavelmente, o médico oriente o paciente a procurar por um profissional de educação física, que consegue fazer um acompanhamento correto de como as atividades devem ser realizadas sem causar impacto.

O tipo de atividade fisica dependerá do tipo de paciente, seu condicionamento físico e objetivos com aquela prática.

Por exemplo, para quem deseja tornear o corpo, ele orientará a respeito da musculação, prática de exercícios em academia e como alcançar os resultados.

Além disso, o paciente pode praticar exercícios como danças, corrida, prática de esportes como futebol, vôlei e natação todos sob orientação desse profissional.

Falando sobre a prática de esportes, vale ressaltar sobre um tipo de atividade que tem influencia tanto no tênis, vôlei ou futebol. O treino de squash é uma nova técnica para esportes que utilizam bola, para que a mesma seja direcionada ao fundo da quadra.

O educador físico conhece diversas técnicas que podem ajudar  o competidor a ganhar experiencia competitiva assim como estar por dentro das regras do jogo.

Procure ajude médica de um ortopedista

Por fim, vale a pena citar sobre a importância do ortopedista na vida de um atleta. Esse profissional é especialista em ossos do corpo humano, assim como os ligamentos musculares, locomoção e articulações.

Para quem realiza exercícios físicos é fundamental buscar por um ortopedista esportivo que possa auxiliar os impactos causados pelo exercício, tratar lesões (e dar orientações sobre como evitar esse problema, trazendo mais qualidade de vida ao paciente e uma prática esportiva de forma correta.

Esse profissional, além de avaliar o impacto, consegue orientar acerca de remédios e procedimentos cirúrgicos para resolver problemas com o ligamento ou articulações afetadas.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *