Exercícios

Treinamentos que podem mudar a sua qualidade de vida

Pedalar é um tipo de exercício muito benéfico para seu corpo e sua saúde de modo geral. Além de queimar gorduras indesejadas, a prática contribui para melhor funcionamento do sistema cardiovascular e auxilia na tonificação dos músculos, especialmente os inferiores, como coxas e glúteos.

Você sabe o que é spinning e quais seus benefícios?

Nas academias, o spinning é uma modalidade que tem ganhado cada vez mais adeptos, graças a algumas vantagens que oferece quando comparado aos exercícios praticados em bicicletas ergométricas, por exemplo.

Isso porque as bicicletas de spinning possibilitam variações nas velocidades dos exercícios, bem como nas cargas de peso utilizadas no aparelho.

Além disso, as bicicletas imitam os movimentos de subida e descida feitos em corridas ao ar livre.

Em uma aula de spinning para iniciantes é possível que o aluno perca entre 500 e 700 calorias, a depender da intensidade da modalidade e do metabolismo que se pratica.

A queima de gordura, um dos principais elementos de busca de treino de academia é muito elevada nesta categoria.

Outros benefícios, além da queima calórica, são:

  • Os treinos, realizados em grupo, costumam ser conduzidos por músicas bastante animadas, ditando um ritmo acelerado às pedaladas, tornando as aulas muito mais dinâmicas e agradáveis;
  • Incremento da qualidade de membros inferiores, pelo fortalecimento dos músculos que os compõe (quadríceps, coxas e glúteos). Como o aparelho permite a simulação de subidas e descidas, também é possível fortalecer o músculo das panturrilhas e da região lombar. O fortalecimento se dá, principalmente, pela tensão regulável permitida pelo equipamento;
  • Queima de gordura abdominal quando o usuário inclina seu corpo para frente, uma vez que a pedalada é um exercício aeróbico bastante intenso;
  • Ativação do sistema cardiorrespiratório com consequente redução da pressão arterial, dos níveis de colesterol e das possibilidades de doenças coronarianas (caracterizadas pela obstrução dos canais que irrigam o coração);
  • A aula de spinning para iniciantes também reduz os riscos de lesões nas articulações, uma vez que este é um exercício de impacto baixo, diferente da maioria dos exercícios aeróbicos;
  • Possibilidade de realização em qualquer idade. É possível iniciar as práticas desde criança, e permanecer progredindo até a vida adulta ou a velhice.

Os benefícios do treino funcional

O treino funcional é uma modalidade de exercício físico voltada aos movimentos que o ser humano realiza habitualmente como correr, agachar, empurrar e etc.

Diferente da musculação, o treino não te mantém realizando movimentos em locais ou eixos corporais específicos ou desconectados do resto do corpo.

Esse sistema reduz a chance de lesões, comparando-se aos exercícios mais tradicionais. Ainda, é um grande aliado na perda de gordura corporal e na definição dos músculos.

O treino funcional para iniciantes é capaz de trabalhar a musculatura em um nível mais profundo, priorizando a qualidade do movimento.

Uma das ideias principais por parte desse método de treino de academia é fortalecer um centro de força do corpo que mantém a coluna vertebral segura durante a realização dos movimentos chamado de core (é composto por músculos do quadril, do abdômen e da lombar).

Em todos os exercícios realizados durante um treinamento funcional, o core é ativado, tornando-o mais seguro quando se pensa na possibilidade de lesões musculares decorrentes de sobrecarga.

A intenção é utilizar habilidades específicas que são naturais ao ser humano, de maneira mais completa, uma vez que os movimentos quase sempre acionam mais de um músculo ou grupo muscular.

O treino funcional para iniciantes é benéfico ainda ao sistema cardiovascular do praticante, desenvolve habilidades motoras, melhora a estabilidade muscular do core e, consequentemente, garante maior proteção à coluna vertebral.

De qualquer forma, recomenda-se fazer uma avaliação médica antes de iniciar o treinamento funcional, assim como qualquer outra modalidade de prática esportiva.

Os benefícios do pilates

Se você procura por curso de pilates em sp saiba que essa prática traz uma série de benefícios aos praticantes, melhorando sua qualidade de vida de forma geral.

Outra modalidade de prática esportiva é o pilates, que se baseia em usar o próprio peso corporal para realização de movimentos aliados a alongamentos.

Usando um trabalho de concentração e focando na busca do equilíbrio da musculatura central do corpo, protegendo, da mesma forma que os treinos funcionais, a coluna vertebral.

Como é composto por movimentos de força e de equilíbrio, os benefícios do pilates também podem ser sentidos na correção da postura e no alongamento dos músculos, que são acionados de maneira geral durante os treinos desse método.

Tornando o exercício bastante eficiente no controle corporal durante o treinamento nas academias, mas também em todos os outros que são feitos no seu dia-a-dia.

Além disso, há várias opções de curso de pilates em sp.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *