Bem estar Cuidados

Tire suas dúvidas: Aprenda como cuidar das perucas de cabelo natural!

Independente do motivo para usar uma peruca de cabelo natural, é necessário tomar os devidos cuidados com a aquisição. Isso inclui lavagem, secagem, manutenção, dentre outras atividades a fim de deixar as madeixas lindas e sedosas.

Entretanto, muitas pessoas acabam deixando a peruca de lado, sem quaisquer cuidados. Neste sentido, ela pode acabar acumulando sujeiras e resíduos do dia a dia, além de apresentar odores nada agradáveis.

Portanto, antes de sair por aí pesquisando sobre peruca de cabelo natural preço, confira conosco tudo sobre os principais cuidados que devem ser tomados durante o uso da peça. Continue com a leitura a partir dos demais tópicos.

Peruca: como lavar?

Quando se adquire uma peruca, um dos primeiros cuidados é a lavagem da peça, uma vez que não pode entrar debaixo do chuveiro, como acontece com cabelos naturais.

A lavagem, por sua vez, é bem simples: com a peça na mão, basta aplicar o xampu sem esfregar o couro da peruca, e ir massageando aos poucos. Ainda assim, é necessário passar os dedos da raiz até as pontas do cabelo para espalhar bem o xampu.

O procedimento deve ser feito com muita delicadeza, não pode exagerar na força, senão os fios podem começar a se soltar com o tempo. O mesmo vale para perucas pretas, uma vez que o modelo é um dos mais convencionais.

Com isso, basta mergulhar a peruca em um balde com água ou na própria pia do banheiro e enxaguar esta. É preciso remover todo o produto e, para que isso seja possível, é só apertar as madeixas até que toda a espuma saia.

Na hora de usar o condicionador é a mesma coisa, se necessário. Mas, para qualquer tipo de produto químico, o recomendado é não aplicar na raiz da peruca, para não implicar em maiores problemas.

Quando lavar a peruca?

Além da lavagem, é necessário manter a atenção voltada à periodicidade de higienização. Ou seja, a frequência vai depender do quanto a peruca é usada. No caso de pessoas que usam perucas cabelo natural quimioterapia, o período entre uma lavagem e outra deve ser menor, pois a peça normalmente é usada com frequência.

Neste contexto, a peruca deve ser lavada uma vez por semana, daquele mesmo jeito que foi ensinado há pouco. Para quem usa a peruca em eventos, feiras e festas, o recomendado é lavar uma vez a cada duas semanas.

No entanto, a lavagem também é recomendada logo após o uso dos seguintes produtos:

  • Protetor térmico;

  • Óleo;

  • Spray de cabelo;

  • Laquê;

  • Gel;

  • Dentre outros.

É importante lavar, pois as químicas podem danificar o cabelo, assim como acontece com cabelos fixos. Por isso, os cuidados com a lavagem devem ser colocados em primeiro lugar.

Como desembaraçar as perucas?

Independente do tipo da aplicação, as perucas normalmente embaraçam com facilidade, até para quem usa alongamento com mega hair.

Isso acontece porque o couro cabeludo produz um óleo capaz de deixar os cabelos soltos. Quando a peruca é colocada, não há produção de óleo e, por isso, ela fica embaraçada.

Para evitar isso, é necessário usar sempre um pente de dentes largos para tirar os nós maiores e depois uma escova para finalizar o desembaraço. É importante começar primeiro com as pontas, depois subir para a raiz do aplique.

Como armazenar?

Para quem não usa com tanta veemência, é mais que importante manter as madeixas naturais guardadas em local limpo e livre de umidade. Ou seja, não adianta colocar a peruca em uma sacola e jogar dentro do guarda-roupa.

De preferência, ela deve ser colocada em cima da penteadeira ou, até mesmo, num suporte especial para perucas.

Atitudes para serem evitadas

É preciso tomar cuidado com algumas atitudes simples, mas que podem danificar a peruca. Além disso, a peça deve ser tratada com carinho, para, assim, garantir a total vida útil da mesma.

Veja algumas ações para serem evitadas:

  • Não dormir com a peruca;

  • Não usar a peruca em atividades físicas;

  • Não entrar na piscina;

  • Não entra no mar;

  • Não pegar chuva com a peruca.

Cada detalhe é importante e implica em avarias e danos na peça. Por isso, o recomendado é usar uma capa para peruca ou qualquer proteção que inviabiliza o contato negativo com a peça.

A peruca pode ser tingida?

Sim, a peruca pode ser pintada. Essa é uma das vantagens em ter uma peruca de cabelo natural. Ou seja, mesmo que a peça não for agradável à primeira vista, quem usá-la pode fazer diversas modificações até que se encaixe nos padrões desejados.

Sendo assim, estas são algumas dicas e cuidados que precisam ser tomados com as perucas de cabelo natural. Ao segui-las, a peça vai durar muito mais tempo e continuará com um visual lindo e elegante.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *