Cuidados Tratamento

Descubra os tipos de serviços domiciliares de saúde e bem estar

Muitos serviços e tratamentos de saúde e bem-estar são, hoje, oferecidos de forma domiciliar, facilitando o acesso a clientes que não podem ou não desejam sair de suas casas para receber as intervenções terapêuticas.

São métodos individuais e pensados para atender às necessidades específicas de cada pessoa tratada, tornando o atendimento mais humanizado e autônomo.

Esse é o caso, por exemplo, da Fisioterapia, uma área da saúde voltada ao tratamento de lesões ou doenças causadas por traumas, fraturas ou má-formação em alguma parte do corpo.

Como é o atendimento domiciliar de fisioterapia?

O atendimento domiciliar de fisioterapia, conhecido também por Fisioterapia Home Care (um termo originário do inglês e significa, literalmente, “cuidados no lar”) é uma tendência que vem ganhando cada vez mais força entre pacientes que desejam um atendimento mais humanizado e, particularmente, executado.

Muitos profissionais recomendam esse tipo de atendimento, uma vez que a presença da família ou de acompanhantes durante o tratamento é significativo na melhora dos resultados da reabilitação.

Dessa maneira, tanto o paciente quanto a família se mantêm atualizados e informados sobre o quadro geral do tratamento, além de serem devidamente orientados quanto aos procedimentos e cuidados necessários, durante e depois do tratamento, efetivando a reabilitação.

Vale dizer que esse tipo de atendimento que visa a recuperação de traumas e sequelas de cirurgias, acidentes ou doenças, é feito contando com uma estrutura própria e elaborada para esse fim.

Métodos de tratamento e aparelhos específicos são realocados das clínicas para a casa dos pacientes, que se transforma em um tipo de consultório elaborado para ser agradável e harmonioso, aliando a isso, a funcionalidade do espaço.

O que o fisioterapeuta necessita é apenas uma cama ou uma maca, e o ambiente doméstico, que pode ser modificado para auxiliar no tratamento sem interferir na rotina familiar.

O funcionamento do Atendimento domiciliar de fisioterapia é praticamente igual ao oferecido, tradicionalmente, em clínicas e consultórios, porém conta com algumas vantagens, como a possibilidade de um horário mais flexível e adaptado à rotina do paciente.

Ainda, muitas vezes, os pacientes não podem ser levados até essas clínicas tradicionais, e por isso, realizar o tratamento em casa garante conforto e eficiência.

As técnicas de tratamento utilizadas pelo profissional da saúde são feitas também de acordo com uma avaliação prévia, a qual é incluída em um diagnóstico cinético-funcional.

O tratamento inclui, normalmente, Massagem, realização de exercícios reabilitadores específicos, tratamentos à base de água (que pode ser quente ou fria) e ginástica, através do emprego de aparelhos específicos para a saúde, como bolas, elásticos, ultrassom, balanços, etc.

É possível fazer a locação de aparelhos de estética

Você sabia que é possível alugar aparelhos de estética para que um profissional possa cuidar do seu bem-estar no conforto da sua casa?

Se não, saiba que, hoje, a locação de aparelhos de estética para realização de procedimentos, tal como a Drenagem linfática, é um recurso que tem ganhado muito destaque no mercado.

Esse método é, largamente, utilizado por profissionais autônomos ou clínicas especializadas no ramo estético, como maneira de economizar recursos e viabilizar um bom atendimento, com técnicas voltadas, especialmente, a processos específicos.

Muitas vezes, esses equipamentos, como o de criolipólise ou de depilação a laser, por exemplo, têm um valor muito alto, e por isso não é vantajoso adquiri-los.

A Locação de aparelhos de estética precisa seguir uma certificação de segurança relativa ao seu manuseio e uso.

É muito perigoso ao paciente e prejudicial a quem aluga as máquinas, que essas não estejam dentro do padrão determinado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

A manutenção periódica também é essencial nesses equipamentos, evitando problemas de caráter técnico durante os tratamentos.

O que é massoterapia e como encontrar essa formação?

A massoterapia é um tratamento terapêutico feito através de massagens. É um tipo de serviço que pode ser oferecido, assim como os descritos acima, de maneira domiciliar.

Para que o profissional esteja habilitado a fazer o tratamento, é necessário que ele se especialize em um Instituto de massoterapia. As massagens oferecem alívio às tensões, relaxamento muscular e promovem bem-estar.

Também são oferecidas por massoterapeutas para casos específicos em que se precisa tratar algum tipo de lesão.

É possível trabalhar como massoterapeuta em espaços clínicos, centros de reabilitação, SPAS, academias de ginástica, clubes esportivos, entre outros.

Para isso, é preciso que o interessado procure um Instituto de massoterapia, a fim de se especializar nas diversas técnicas de massagem existentes hoje.