Saúde

Tipos de diabetes

A diabetes é um dos grandes problemas do século, já que o número de pessoas que foram diagnosticadas com esse agrave vem aumentando bastante nos últimos tempos.

Se tornando um causador de vários outros problemas e tornando a vida de muitas pessoas limitadas e mais restritas, a diabetes é uma doença que necessita de mais atenção pois seu desenvolvimento pode resultar até mesmo na perda da vida.

O que é? 

A diabetes é um problema de saúde que afeta mais de 10 milhões de pessoas, e da qual, muitas pessoas já perderam suas vidas, esse problema de saúde possui um tratamento que pode ou não ser efetivo.

O que devemos nos atentar é ao fato do número de casos de diabetes ter aumentado drasticamente, e isso só reflete como nós, seres humanos, estamos cada vez mais propensos a desenvolver problemas de saúde com facilidade.

A diabetes surge quando o pâncreas desenvolve uma incapacidade ou deficiência na produção de insulina. A insulina, por sua vez, é um hormônio muito importante que nos ajuda a controlar e reduzir a glicemia presente no nosso organismo.

É um fato de que o açúcar é muito importante para o nosso corpo, esse alimento é responsável por nos fornecer energia, mas o seu acúmulo pode resultar na diabetes por isso é importante a presença da insulina no nosso organismo.

Pois a insulina atua como um agente que auxilia que o açúcar consiga penetrar as células, desse modo, o açúcar será utilizado pelas células como uma importante fonte de energia.

Ou seja, a falta da insulina vai resultar em um grande aumento da glicose na nossa corrente sanguínea, e da mesma forma que o excesso de gordura no sangue resulta em um colesterol alto, o excesso de açúcar no sangue resulta na diabetes.

Quais os tipos?

Existem muitos tipos de diabetes comprovados cientificamente, porém irei abordar os tipos mais comuns de aparecer e se desenvolver.

A diabetes tipo 1 é muito mais comum de aparecer em pessoas jovens, principalmente crianças. Esse tipo é resultado de uma má função do pâncreas, do qual não consegue produzir a insulina. Sendo assim, insuficiente para exercer sua atividade.

Pessoas que são diagnosticadas com esse tipo de diabetes necessitam diariamente de injeções de insulina para não sofrer com a falta da mesma. Desse modo, o nível de açúcar no sangue vai se manter estável e dentro dos parâmetros de normalidade.

Em seguida temos a pré-diabetes, que é um estado em que o indivíduo não tem chance de se desenvolver um quadro de diabetes futuramente caso não haja os cuidados necessários, nesse estágio é importante estar atento às dicas de prevenção.

Também existe a diabetes tipo 2, que é o tipo mais comum de ser encontrado quando nos referimos a diabetes, o público que mais desenvolve esse tipo de diabetes é o público adulto, normalmente entre a faixa etária de 40 a 60 anos.

Esse também é um tipo de diabetes mais perigoso já que suas complicações podem resultar numa má função ou comprometimento do coração e do cérebro. Por isso, quando for diagnosticado com esse tipo é necessário tomar as medidas abordadas pelo médico o quanto antes.

Como tratar a diabetes?

Primeiramente você deve consultar um médico de sua escolha para ter um tratamento mais eficaz e seguro possível, porém tem algumas medidas que se pode abordar para se livrar desse grande problema.

Uma dessas medidas é a mudança alimentar, práticas de exercícios frequentes e, de preferência, diários, é o uso de produtos saudáveis e benéficos como é o caso do glico 100, que se trata de um produto legalizado e muito útil e rápido.

Este artigo foi produzido pelo redatores da Saude Portal e Combata Dengue