estética
Bem estar Cuidados Estética

Skincare: veja alguns cuidados com a pele no inverno

Você já percebeu que a sua pele fica mais seca no inverno? Pois bem, isso acontece porque é uma estação onde a umidade é mais baixa, o que costuma deixar a pele mais seca e irritada.

Por causa disso, a pele fica mais propensa a ter alergias ou outros incômodos. No inverno, portanto, o cuidado com a pele deve ser redobrado, e comprar itens de cuidados pessoais pode salvar a sua pele. 

Mas é importante ficar alerta, pois não se deve utilizar qualquer produto. Dependendo do que você usar, e de qual rotina adotar, você pode prejudicar ainda mais o ressecamento e causar danos ainda maiores.

Confira abaixo alguns cuidados para ter com a sua pele durante a estação. 

Hidratação, hidratação, hidratação!

Ela é a chave para recuperar a sua pele nessa estação. Mas esse cuidado deve ser tanto de fora para dentro como de dentro para fora, pois os dois são igualmente importantes. 

Por isso, beber bastante líquido é essencial. Ele vai repor a água que perdemos dentro das células e vai ajudar não só a pele, mas também todo o funcionamento do corpo. 

Além disso, um grande aliado para essa fase são os cremes hidratantes. Eles podem ser para áreas específicas do corpo, como rosto, olhos e corpo, e vão trazer o cuidado externo que vai proteger a derme do tempo seco.

Os hidratantes devem conter princípios ativos como óleos, e devem ser mais espessos, pois esta consistência os deixam mais potentes e blinda a sua pele. 

Atenção aos produtos utilizados

Apenas usar um hidratante apropriado não basta. Além disso, é muito importante minimizar o uso de produtos que contenham fragrâncias, substâncias artificiais ou corantes, pois eles podem irritar a sua pele que já está sensibilizada pela estação.

Não é só nessas substâncias que você deve prestar atenção. Também é importante priorizar produtos que sejam testados e que sejam antialérgicos. As chances de você desenvolver algum problema com eles são menores.

Não abandone o protetor! Mesmo no inverno, a luz ultravioleta passa pelas nuvens e a pele ainda sofre com os efeitos do Sol. Além disso, as luzes artificiais também atingem a pele e podem causar danos como o envelhecimento.

Reposição de nutrientes

Uma boa alimentação é essencial no inverno. No entanto, sabemos que nessa estação é comum a ingestão de alimentos mais calóricos, que podem colaborar com o desenvolvimento de acnes, e com a inflamação do corpo, por exemplo.

Por isso, manter a rotina de uma alimentação saudável é inevitável para cuidar da pele. Consumir frutas e verduras que contém muita água ajuda na hidratação. Desse modo, entre os mais indicados estão:

  • Melancia;
  • Melão;
  • Alface;
  • Entre outros.

Por conta das baixas temperaturas, sopas saudáveis podem ajudar também nesse ponto. Fique de olho se não é necessário suplementar vitaminas. 

Como exemplo de vitamina que talvez seja importante prestar atenção, temos a vitamina D, que é produzida através da exposição solar, e costuma ser menor no inverno.

Outra vitamina muito importante para a pele é a vitamina C. Ela é responsável tanto pela imunidade quanto pelo viço da pele. Se estiver baixa, há chances de isso se refletir não só na saúde, mas também na textura e brilho.

Cuidado no banho

No inverno tendemos a tomar banhos mais quentes e demorados, a dupla perfeita para uma pele irritada. Isso acontece porque água quente em excesso remove a oleosidade natural da pele que protege ela da desidratação.

Por isso, além de evitar a longa exposição à água quente, é também recomendável utilizar buchas que não sejam ásperas e que possam esfoliar a pele em excesso, porque isso também vai remover a camada protetora da derme.

Por fim, use sabonetes hidratantes e com princípios ativos que podem potencializar o cuidado com o tempo seco e que não contribuem para o ressecamento.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *