Terceira Idade

Serviços importantes para a saúde de idosos

A área da saúde é muito ampla e, muitas vezes, a faixa etária é decisiva para os serviços procurados, o que se enquadra também em outros segmentos, como o da estética.

Existem alguns cuidados que podem ser mais gerais e outros mais específicos. Afinal, ao longo dos anos, é natural que não apenas as preferências se modifiquem, como também as necessidades, principalmente, quando se trata de idosos.

Por exemplo, no caso da saúde bucal, consultas regulares são decisivas para evitar problemas severos e caso ocorram, contribuem para que sejam identificados de forma precoce.

Conforme abordado, algumas questões podem ser mais específicas de acordo com as faixas etárias, principalmente em relação às doenças que são mais comuns e aos problemas que podem se agravar. Entre essas condições presentes na terceira idade, é possível citar:

  • Sensibilidade;
  • Cáries;
  • Ressecamento da boca;
  • Enfermidades subjacentes.

Questões relacionadas às cáries e à sensibilidade dos dentes podem se agravar ao longo dos anos. Em relação às cáries, uma boa higienização e visitas regulares ao dentista podem ter grande significado.

Já no caso da sensibilidade, é comum que ocorra a retração gengival para desencadear esse quadro, que também pode estar relacionado a outros problemas, como fraturas e, até mesmo, as cáries.

A sensação de boca seca pode ou não estar relacionada a doenças subjacentes ou, até mesmo, com determinados medicamentos, de qualquer forma, o tratamento é significativo para preservar a saúde bucal.

Além desses aspectos,  em meio aos métodos variados que podem ser realizados em idosos, há possibilidade de abordar o clareamento dental interno e o implante dentário, que são processos muito distintos, mas podem apresentar grande importância para a saúde e o bem-estar, de forma geral.

Em relação ao clareamento convencional realizado a uma moldeira ou laser, a opção interna é específica para atender pessoas que foram submetidas ao tratamento que recebe o nome de canal, cuja polpa do dente comprometida é removida e o espaço devidamente preenchido pelo profissional.

O clareamento ocorre a partir da superfície do dente e um processo de preparo é realizado na porção interna da coroa para aplicação da substância clareadora.

Já quando se trata dos implantes dentários, é importante abordar que em alguns casos as dentaduras ou, até mesmo, próteses podem ser inviáveis ou causar grande desconforto.

Nesse contexto, os implantes podem se tornar uma alternativa favorável e a idade não é um fator restritivo, desde que o paciente esteja em condições adequadas para o procedimento, sustentação do implante e com as gengivas saudáveis.

Outros aspectos também são averiguados, como presença de hipertensão, diabetes, sistema imunológico debilitado, outras condições que podem tornar o procedimento inviável para a saúde da pessoa de forma geral.

Vantagens dos apliques e perucas

O aplique de cabelo e as perucas se destacam diante do mercado, principalmente, pela versatilidade e praticidade que apresentam, afinal, embora sejam itens muito distintos, podem contribuir, de maneira significativa, para lidar com questões capilares, sejam elas, essencialmente, relacionadas à estética ou não.

No caso dos apliques, são opções muito procuradas para alongar os fios ou promover um maior volume, ainda mais, existem diferentes métodos de fixação, como por meio de fitas adesivas ou grampos.

A diversidade também está presente ao abordar as perucas e uma opção que tem ganhado grande espaço no mercado recebe o nome de peruca full lace, em que os fios são costurados com base fina, o que promove um efeito mais natural para esse tipo de produto devido ao aspecto semelhante ao couro cabeludo.

Devido a essa característica, existe a possibilidade de apostar em diferentes penteados e ainda assim alcançar efeitos naturais.

Seja aplique ou peruca, independentemente da opção selecionada, é fundamental ter suporte profissional para obter orientações a respeito da manutenção e os principais efeitos nos fios.

Afinal, algumas alternativas podem não ser favoráveis de acordo com a estrutura capilar, o que pode comprometer tanto a saúde dos fios quanto o efeito obtido.

O que é day care para idosos?

Hoje em dia, diferentes instituições oferecem o day care para idosos, que é, basicamente, a obtenção de cuidados diferenciados que podem se assemelhar às creches para essa faixa etária e muitas vezes são apresentados como o mesmo serviço.

É algo que se deve ao fato de que a permanência não é longa e o atendimento ocorre em determinados períodos, por exemplo, de manhã até o final da tarde.

É uma opção que pode trazer diversos benefícios para a saúde física e emocional devido ao suporte e atividades desempenhadas, que, normalmente, são repletas de estímulos.

Dessa maneira, o day care se diferencia da casa de repouso, podendo ser uma opção mais favorável de acordo com cada caso, sendo que ambos contam com o suporte profissional, como de um cuidador de idosos, enfermeiro, nutricionista, entre outros.

No entanto, é válido ressaltar que não só nesse caso, mas em qualquer tipo de serviço contratado, é fundamental garantir que seja de qualidade e seguro, especialmente quando questões de saúde são envolvidas.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *