Exames

Alguns dos serviços que você pode encontrar em laboratórios

O exame laboratorial é crucial para a prática da medicina. É através da análise clínica de amostras que se consegue fazer diagnósticos precisos de alguma patologia ou check-ups, os exames de rotina.

Neste artigo, você vai aprender mais sobre os serviços mais procurados e mais conhecidos pelo público geral em laboratórios.

Os famosos exames de DNA

O exame de dna laboratorio acabou se tornando um dos mais populares. Isso aconteceu por conta das mídias com temática investigativa e policial, por conta dos testes de paternidade e suas polêmicas, dentre outros fatores. Mas, afinal, o que é esse exame?

Antes de qualquer coisa, é preciso entender o que é o DNA. DNA  é uma sigla para Ácido Desoxirribonucleico e se trata de uma molécula muito importante presente no núcleo das células.

Sua função é carregar as informações genéticas de determinado organismo, de modo a formar um ser humano, um gato ou outra forma de vida.

Essa molécula é constituída por bases nitrogenadas, pentose e por fosfato. As bases nitrogenadas são quatro: a timina, a citosina, a adenina e a guanina.

Essas bases se unem através de pontes de hidrogênio, formando duplas e o resultado são sequências de DNA, padrões. As sequências são o que se analisa nos testes.

Exame de dna preço varia de acordo com o laboratório, assim como o tempo de entrega dos resultados. Basicamente, o exame se divide em dois tipos, o teste de paternidade e a identificação de doenças.

As principais doenças que podem ser detectadas através desse método são:

  • Câncer (diversos tipos);
  • Alzheimer;
  • Diabetes tipos 1 e 2;
  • Intolerância à lactose;
  • Lúpus;
  • Mal de Parkinson.

Isso se dá através de amostras de fluidos corporais, como o sangue, a saliva, um fio de cabelo ou gametas (geralmente esperma).

Quando se trata de um teste de parentesco, é necessário possuir uma amostra de cada pessoa envolvida, pois a análise feita será de comparação entre as sequências de DNA.

Outros exames populares

O exame de sangue preço é baixo e esse é um dos serviços mais procurados em um laboratório, se não o mais procurado. Pode identificar diversas patologias e condições, fazendo uma verdadeira varredura do corpo como um todo.

O primeiro passo é a coleta da amostra de sangue, que é feita por um dos enfermeiros do laboratório.

Os movimentos de abrir e fechar a mão têm objetivo de estimular a circulação de sangue e deixar a veia mais visível, assim como o uso de uma borracha amarrada acima do cotovelo.

Na grande maioria dos hospitais, as amostras de sangue são analisadas por um robô. É uma máquina na qual os tubos são colocados, que analisa o sangue e produz gráficos e planilhas muito confiáveis.

Sempre que algum problema é identificado na amostra de sangue, o uso de microscópio eletrônico.

O profissional responsável, geralmente um bioquímico, analisa aquela amostra de sangue em específico para se certificar de que o resultado apresentado pela máquina robô era verdadeiro.

Isso é feito com uma técnica chamada de esfregaço, que se baseia em colocar um pingo do sangue na lâmina do microscópio e espalhá-lo, arrastando-o.

Com uma capacidade de aumento de até 1600x, o Microscópio óptico binocular torna possível conferir as informações de forma assertiva.

Esses microscópios possuem lâmpadas de halogênio que emitem luz em diferentes intensidades, filtros coloridos e outras ferramentas para auxiliar na análise do sangue.

As gestantes são um grupo de pessoas que precisam de serviços oferecidos por laboratórios constantemente.

Afinal, é necessário se certificar de que a nova pessoa se desenvolvendo dentro dela está saudável e que tudo corre como esperado. Além disso, existe a ansiedade e intenso interesse das gestantes em seus filhos.

Exame de sexagem fetal preço elevado quando comparado a outros exames, mas acessível, é um exemplo de serviço feito para sanar a curiosidade das gestantes.

Esse exame objetiva determinar qual o sexo do bebê já na oitava semana, enquanto uma ultrassom comum só descobre essa informação a partir da décima sexta semana.

Em conclusão, os laboratórios e seus exames são essenciais para diagnosticar patologias, mas essa não é sua única função.

Os laboratórios podem determinar se duas pessoas são ou não parentes, pode indicar qual o sexo de um feto ainda no começo da gravidez, dentre outros que não são essenciais para a manutenção da vida, mas muito úteis na sociedade atual.