Saúde

Rotina de cuidados com a pele: passo a passo para uma pele saudável

Uma rotina de cuidados com a pele é essencial para promover a saúde e a beleza do rosto.

Nossa pele está constantemente exposta a fatores externos, como poluição, raios UV e baixa umidade do ar. Além disso, outros aspectos, como alterações hormonais, idade e alimentação também interferem na saúde da pele.

Tendo isso em vista, é extremamente importante que você adote uma rotina de tratamentos complementares para uma pele perfeita. Para te ajudar, elaboramos este conteúdo com valiosas dicas para uma pele saudável, protegida e radiante.

Convidamos você a continuar a leitura para conferir também os melhores produtos para cuidados faciais diários.

Rotina de cuidados com a pele: passo a passo

Estabelecer uma rotina de cuidados faciais diários é necessário para manter a pele limpa, hidratada e protegida, oferecendo nutrientes que garantam uma aparência mais radiante, suave e uniforme.

Nesse sentido, tente implementar o seguinte passo a passo de uma rotina de cuidados com a pele:

  • Passo 1 – Limpeza
  • Passo 2 – Tonificação
  • Passo 3 – Hidratação
  • Passo 4 – Proteção

Passo 1 – Limpeza de pele

Antes de tudo, você precisa fazer a correta  higienização da pele. A intenção é remover as células mortas e as impurezas presentes no ar e que se fixam no rosto.

Essa limpeza pode ser feita com sabonetes desenvolvidos especificamente para a pele do rosto, pois ela é mais sensível que o restante do corpo. Você pode também fazer uma esfoliação, caso queira uma limpeza mais profunda.

No entanto, especialmente na rotina de cuidados com a pele para pele oleosa, não é recomendado que você esfolie o rosto todos os dias, pois isso pode deixar a pele ainda mais sensível e estimular a oleosidade.

Passo 2 – Tonificação da pele

A etapa seguinte é a tonificação. O objetivo é equilibrar o pH da pele e promover a revitalização da derme. Após tonificar a pele, ela fica mais propensa a absorver os nutrientes que virão na etapa seguinte.

Passo 3 – Hidratação da pele

Com a pele limpa e tonificada, é hora de hidratá-la. Essa é uma etapa indispensável para todo tipo de pele, devendo fazer parte tanto da rotina de cuidados com a pele para pele seca ou oleosa.

A hidratação busca repor a água no tecido da derme e inibir a formação de linhas de expressão. Além disso, para quem tem uma produção de sebo muito acentuada no rosto, os hidratantes corretos para esse tipo de pele podem ajudar a controlar a oleosidade.

Passo 4 – Proteção da pele

Pele devida hidratada, tudo pronto pra sair de casa e exibir o glow, certo? Errado! Ainda falta o último e importantíssimo passo da rotina de skincare: o protetor solar.

Não é incomum que as pessoas negligenciem essa etapa. Alguns alegam que a pele fica “sebosa” ou “pesada”; outros dizem que não sentem necessidade porque não vão ficar muito tempo exposto ao sol.

A questão é que raios solares promovem o ressecamento da pele, favorecem o envelhecimento precoce e, a longo prazo, podem causar câncer de pele. Além disso, a luz de lâmpadas, computadores e celulares também é nociva para a pele.

Sendo assim, complete sua rotina de cuidados passando um bom protetor solar, que seja adequado para o seu tipo de pele. Os que apresentam toque seco, por exemplo, são ótimos para peles mais oleosas. Para peles mais escuras, existem os protetores com cor, evitando que o rosto fique com manchas brancas.

Melhores produtos para cuidados faciais diários

Hoje em dia, é possível encontrar no mercado uma infinidade de produtos voltados para o cuidado com a pele em todas as etapas. Separamos aqui algumas dicas para cada passo da sua rotina de skincare.

Limpeza

  • Sabonete líquido Actine;
  • Sabonete em barra Effaclar;
  • Gel Esfoliante Facial Nivea Bio Blueberry Arroz Orgânico.

Tonificação

  • Tônico Equilibrante Adcos;
  • Tônico Adstringente Facial Nívea;
  • Tônico Adstringente e Anti Acne Needs.

Hidratação

  • Hidratante Restaurador Facial Noturno Bepantol;
  • Neutrogena Hydro Boost Water Gel;
  • Nivea Cuidado Nutritivo.

Proteção

  • Neutrogena Sun Fresh Protetor Solar FPS 70;
  • Protetor Solar Anthelios XI FPS 70 La Roche-Posay;
  • Idéal Soleil Hydrasoft FPS 70 Vichy.

Como fazer uma rotina de cuidados com o rosto?

Para fazer uma rotina de cuidado com o rosto, você deve adotar o seguinte passo a passo:

  1. Limpeza: você deve remover todas as impurezas, como maquiagem, células mortas, excesso de oleosidade e poluição;
  2. Tonificação: o foco da tonificação é equilibrar o pH da pele e remover impurezas mais profundas;
  3. Hidratação: a intenção é fazer a reposição de água nas camadas da pele e promover a absorção de ativos nutritivos;
  4. Proteção: consiste no uso do bom e velho protetor solar, que protege a pele contra a ação dos raios UVA e UVB.

Neste guia, apresentamos o passo a passo de uma rotina de cuidados com a pele e destacamos os melhores produtos para cuidados faciais diários.

É importante ressaltar que as dicas que você pôde conferir aqui não substituem as orientações de um profissional especializado, ok? O ideal é que você consulte um dermatologista para que ele possa avaliar o seu tipo de pele e traçar um plano de cuidados personalizado para você.

Este artigo foi escrito por Memed, um ecossistema da saúde que conecta pacientes e médicos para aumentar a adesão ao tratamento, além de possibilitar a economia na compra de medicamentos, suplementos e itens para cuidados pessoais.

Esse conteúdo foi escrito pela Memed. Conheça a Memed+, nossa plataforma de compras de medicamentos!