Curiosidades

Melhorando o seu relacionamento com a música

A música provoca um verdadeiro estado de prazer ao ser humano. Sabendo disso, muitas academias e escolas investem em aulas que possam ter alguma relação com a arte: danças, canto, instrumentos, sejam elas para crianças ou para adultos.

A prática dessas atividades se destaca pelos inúmeros benefícios, que reforçam ainda mais a procura.

Aulas de canto

Como já diz o ditado, “quem canta seus males espanta”, mesmo para aqueles que pensam talvez não serem aptos a fazer tal coisa, a busca por uma Aula de canto para iniciantes pode ter inúmeros benefícios, sejam eles físicos e/ou emocionais.

Além de desenvolver uma nova habilidade, há constatações de que grupos que a praticam têm a produção de cortisol afetada positivamente. Ou seja, um hormônio que está ligado diretamente ao controle de estresse.

A endorfina – ligada à sensação de prazer e ao alívio da dor – também figura como um dos itens da lista de benefícios. O canto, portanto, também é um fator prazeroso para quem o realiza.

No entanto, são muitos os benefícios que podem ser alcançados com essa atividade, como:

  • Controle de ansiedade;

  • Expressão dos sentimentos;

  • Controle da timidez;

  • Correção da postura;

  • Respiração controlada;

  • Entre outros.

É importante destacar a questão da timidez como sendo um dos principais incentivos para quem começará com o canto.

Afinal, quem busca vencer essa barreira encontra melhorias na técnica vocal. Mas é preciso entender como isso é feito, compreendendo como é realizada uma aula de canto propriamente dita.

O primeiro passo, por exemplo, é conhecer a tecitura vocal. Uma altura na qual ela se sente mais confortável para cantar, já que uma difícil e inadequada pode fazer com que a voz perca força e potência.

Outra questão importante que será ensinada é como aquecer a voz antes de iniciar a performance.

Por mais que possa parecer perda de tempo, os exercícios são responsáveis por instruir o cantor e fazem parte de um verdadeiro processo de evolução de cada voz.

Aula de instrumentos

Aprender a tocar um instrumento também é uma incrível alternativa para quem deseja lidar com a música. São diversas as opções de objetos que podem ser ensinados a como tocar e lidar.

cavaquinho, por exemplo, de invenção portuguesa, foi fortemente adotado pelo Brasil.

E para quem deseja comprá-lo, é possível encontrar no mercado modelos para iniciantes e profissionais, fabricados por grandes marcas.

Além disso, também é possível encontrá-lo nas versões elétrica e acústica.

Mas, independente do instrumento escolhido, é preciso conhecer as vantagens dessa atividade.

É possível constatar, por exemplo, uma grande melhora no que se refere à capacidade de memorização.

Outro benefício fundamental para o dia a dia é o fato de que aprender a tocar um instrumento requer, ao praticante, organização e gestão de tempo.

Uma das maiores características de um bom músico é saber que a qualidade do tempo é melhor que a quantidade.

Para que se tenha Aula de cavaquinho e se aprenda a tocar rápido, o aspirante a músico precisa, por exemplo, organizar o seu treino e planejar os desafios transmitidos pelo professor para que se obtenha êxito.

Ou seja, disciplina e organização são verdadeiros aliados nesse quesito.

Aula de dança

Já para quem deseja aliar o amor pela música à necessidade de exercícios físicos, dançar é uma excelente alternativa.

dança oferece inúmeros benefícios para os seus praticantes, como ajudar a manter a forma, a levantar a autoestima e até mesmo melhorar o relacionamento com o parceiro (a), no caso das danças em pares.

Além disso, a sua maior vantagem se dá no campo da saúde, já que protege o corpo contra problemas cardíacos e respiratórios.

Ademais, ela funciona como uma verdadeira terapia, já que desenvolve o raciocínio e a parceria, assim como ajudar a dizer adeus à timidez.

Também é possível citar como benefícios da prática:

  • Combate ao estresse;

  • Melhora da comunicação;

  • Exercita o equilíbrio;

  • Entre outros.

Para quem ainda não sabe qual o melhor ritmo para começar, é possível encontrar aquele que melhor se encaixa no objetivo e na personalidade da pessoa.

Dessa forma, há mais chance de engajamento e de relacionamento com as músicas que serão apresentadas.

Quem gosta de funk, por exemplo, é possível encontrar Aula de funk em diversas academias.

Já para quem tem um estilo mais romântico, a boa pedida pode ser as aulas de tango ou bolero, com passos lentos e elegantes.

A música é uma verdadeira forma de expressão do ser humano.

Por isso, os benefícios das atividades relacionadas a ela não são surpreendentes. Sua prática vem se desenvolvendo e expandindo ao longo de muitos anos.

 

 

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *