raio x
Equipamentos Exames

Raio x: como funcionam os equipamentos e por que são importantes

Com certeza você já foi ao médico com um desses sintomas: dor após uma queda, inchaço após uma torção, nariz entupido por conta de um resfriado ou doença bacteriana ou viral e precisou fazer um raio x.

Provavelmente, o exame foi pedido para verificar se você tinha alguma lesão no osso ou problemas em órgãos respiratórios, como é o caso dos brônquios, face e pulmões.

Apesar de ser um procedimento bastante conhecido, poucas pessoas conhecem como funciona um raio x. Ficou curioso? Confira mais detalhes neste artigo.

Você sabe como funciona um raio x?

O raio x atua por meio de radiação, que ajuda a ver algumas partes do corpo. Por isso, ele é composto por alguns materiais, como tubo de raio x, que é composto por vários filamentos, assim como motor, cátodo e ânodo.

Esse tubo pode ser considerado também como um tubo de vácuo, que possui ampola de raios-X. Outro material importante é o console de operação que fica na parte externa e é de fácil visualização.

Ele é utilizado com o objetivo de controlar a corrente que passa pelo tubo, assim como a tensão e o tempo exposto à radiação.

Como esse é um equipamento elétrico, ele possui um transformador de alta tensão, que é utilizado na transmissão de energia elétrica, dentro de um circuito, de um ponto a outro.

Como esse equipamento emite radiação, ele possui uma “carcaça de proteção” feita por aço e chumbo. Esse aparelho é monitorado por um técnico em radiologia, e como ele precisaria ficar exposto diante da radiação, existe esse equipamento de proteção.

Um dos motivos de utilizar o chumbo é exatamente aumentar a proteção do funcionário que estará na sala, cerca de 6 horas, atendendo os pacientes. O aparelho de raio x possui também um sistema de resfriamento, para que o uso dessa máquina se torne ainda mais seguro.

O raio x ainda possui um equipamento chamado de colimador, que é utilizado para reduzir a exposição aos raios, por meio das placas de chumbo. A grade também é utilizada, destruindo a radiação, para que ela se disperse no corpo e não se concentre em um local especifico.

O Bucky Mural atua em conjunto com a grade durante sua movimentação diante da exposição aos raios. Já o filme radiográfico é a parte final do processo, na qual ocorrerá a impressão da “fotografia”.

Pessoas que abrirão um hospital ou clínica e precisarão ter um raio x podem optar por modelos mais tecnológicos ou por aparelho de raio x convencional preço em empresas confiáveis que trabalhem com a comercialização desse tipo de equipamento.

Outro equipamento de exposição

Para pacientes que possuem problemas dermatológicos, como é o caso de dermatites, micoses, vitiligo e algumas outras, foi desenvolvido outro tipo de aparelho

Esse equipamento possui um controle de acionamento, assim como elementos de contar o tempo, desligamento automático e ainda ventilação. Ele é chamado de Aparelho de fototerapia hospitalar.

A fototerapia é feita em aço, com suporte diante de efeitos corrosivos, sendo um importante aparelho hospitalar. Ainda, sua higienização pode ser feita de forma facilitada por meio do uso de um pano úmido e álcool.

A grande vantagem em sua utilização é que esse aparelho consegue tratar o paciente em uma única sessão.

Aparelho fototerapia comprar pode ser adquirido em lojas especializadas na venda desse tipo de equipamento e que ofereça garantia. É importante que seja analisada a dimensão de suporte do local.

Geralmente, esses aparelhos podem ser encontrados em cores e modelos variados e cabe ao cliente definir as cores de aparelho para seu hospital ou clínica.

A importância de um fisioterapeuta em um hospital ou clinica

A fisioterapia é um dos estudos da área da saúde mais importantes, que trabalha em cima de laudos médicos em pacientes que apresentam problemas em sua movimentação, locomoção ou ainda, lesões.

Com isso, o fisioterapeuta pode realizar atividades junto ao paciente, para facilitar o seu tratamento. Por exemplo, pode-se realizar:

  •  Massagens no paciente;
  •  Exercícios em barras;
  •  Exercícios com choques térmicos;
  •  Exercícios físicos, tanto em solo como em água.

Esse tipo de profissional ajuda na recuperação dos movimentos, alivio das dores e ainda, no aumento do bem-estar e qualidade de vida.

Com as consultas, o profissional consegue verificar progresso nos movimentos, assim como consegue realizar as orientações necessárias ao paciente para sua recuperação total.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *