Quer voltar a treinar? Saiba como recuperar o tempo perdido!
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Quer voltar aos treinos? Saiba como recuperar o tempo perdido!

Com as festas de fim de ano chegando, é normal dar aquela relaxada nos treinos. Nesse momento, as preocupações com a alimentação regrada e os treinos constantes deixam de ser prioridade. Afinal, não tem como resistir a tantos pratos apetitosos, não é verdade? 

Por isso, se está parado a pouco ou muito tempo e deseja voltar a treinar, confira as dicas para pré-treino, a fim de readaptar o corpo ao ritmo dos exercícios físicos, para que ir à academia não seja um grande desafio. 

Atividades físicas: readaptando o corpo 

Após algum tempo inativo, para readaptar o corpo novamente às atividades físicas, é fundamental se aquecer antes de começar os treinos. 

Dessa forma, retomar as atividades com calma, aos poucos, mantendo uma constância, sempre respeitando a intensidade aplicada nos exercícios, assim como deixar os músculos descansarem, irá prevenir o surgimento de lesões musculares. 

Segundo os profissionais de educação física, é muito relevante que a pessoa conheça, primeiramente, os limites do próprio corpo. 

Ter essa consciência corporal vai ajudar cada um a respeitar o caminho de readaptação a ser seguido, já que, dependendo do tempo que a pessoa está sem se exercitar, é natural nosso corpo perder a resistência e a flexibilidade. 

É a partir dessas implicações que ocorrem as lesões decorrentes da fraqueza muscular e da redução das fibras.

Por isso, realize as ações recomendadas por especialistas, que vão ajudar a recuperar o ritmo dos treinos. Isso irá assegurar que o retorno das atividades ocorra de forma segura. Assim, confira algumas dicas essenciais:

  • Reinicie aos poucos, sem pressa;
  • Coloque menos intensidade nos exercícios;
  • Não queira recuperar o tempo perdido de uma vez só;
  • Treine regularmente;
  • Escolha os dias certos para praticar as atividades;
  • Alterne entre os exercícios de cardio e força;
  • Invista em uma alimentação saudável;
  • Estabeleça metas atingíveis nos treinos, sem exageros.

Portanto, atingir bons resultados com os treinos é possível, bem como readaptar o corpo novamente às práticas de exercícios. Para isso, o segredo é ter paciência, foco e determinação, sempre respeitando os limites para evitar contusões.

Por que se aquecer antes do treino é importante?

O aquecimento é essencial antes de começar qualquer treino, pois ele é responsável por ativar os músculos e as articulações, um requisito necessário como pré-treino. 

Portanto, 10 minutos já são o suficiente para evitar que ocorram possíveis lesões. Esse tempo é ideal para aumentar a frequência cardíaca, que deve estar entre 70% e 80% no máximo, assim não há desgaste durante as atividades físicas. 

Como parte do aquecimento, existem dois tipos de alongamentos, o dinâmico e o estático, com diferentes finalidades. Eles podem ser executados em momentos diferentes do treino. 

O dinâmico é aquele que faz uso de movimentos repetidos de maneira rítmica, com o intuito de melhorar a articulação e a flexibilidade antes de iniciar o treino. Já no estático, o corpo permanece parado, sendo indicado para o pós-treino, por promover o relaxamento da musculatura. 

Exercícios para pré-treino

Antes de retomar as práticas de exercícios como parte da sua rotina, inicie sempre com os aquecimentos para readaptar o corpo a se exercitar novamente. Os alongamentos podem ser realizados sem o auxílio de qualquer equipamento. 

Para isso, basta repetir entre 10 a 15 vezes cada movimento por 30 a 45 segundos, até alcançar os 10 minutos recomendados, garantindo a sensação de bem-estar durante e após as atividades físicas. 

Corrida no lugar

É um tipo de corrida que não se desloca de um lugar para o outro, alterna os braços e as pernas permanecendo no mesmo local.

Rotação de tronco

Com as pernas afastadas, gire o tronco para os lados tirando o calcanhar do chão.

Deslocamento lateral

Faça pequenos saltos para um lado e para o outro. Você pode reduzir o impacto com o chão, dando um passo para frente e para trás.

Polichinelo

Salte afastando as pernas e, simultaneamente, leve os braços acima da cabeça.