Procedimentos cirúrgicos

Quais os cuidados após a cirurgia de blefaroplastia?

Pesquisando sobre cirurgias estáticas é possível encontrar uma grande gama de procedimentos que são realizados atualmente e dentre eles temos a blefaroplastia.

A blefaroplastia é uma cirurgia de correção de imperfeições surgidas nas pálpebras, podendo ser esse defeito causado pela genética ou pelo envelhecimento natural.

A blefaroplastia consiste na retirada do excesso de pele, músculo e gordura das pálpebras. A cirurgia plástica corretiva pode ser realizada na pálpebra superior, inferior ou em ambas.

É um procedimento cirúrgico que dura, em média, quarenta minutos à uma hora e meia. É necessária uma internação de seis a oito horas e quando associada a outros procedimentos, o tempo de internação é de no máximo 24 horas. Para a blefaroplastia é utilizada anestesia local. O paciente fica acordado, mas insensível à dor e relaxado.

Para todo procedimento cirúrgico por menor e menos invasivo que seja é essencial buscar um profissional especialista e capacitado e que ele seja realizado num hospital creditado para esse tipo de procedimento. Para a blefaroplastia estão aptos a realizá-la o cirurgião plástico ou um oftalmologista especialista em plástica ocular.

Ao procurar o médico ele avaliará a necessidade do procedimento, as formas de realizá-lo para atingir os melhores resultados, pedirá alguns exames para avaliar a saúde do paciente e dará as indicações pré-cirurgia que são:

  • Não fumar durante um mês antes da cirurgia;
  • Não utilizar medicamentos anticoagulantes um mês antes do procedimento cirúrgico;
  • Jejum de oito horas antes da cirurgia.

Nas consultas iniciais, o médico também irá tirar todas as dúvidas do paciente sobre o procedimento. Mostrará onde serão feitas as incisões e onde e quais tipos de pontos serão dados. A Informará ainda o local em que a cicatriz ficará e como cuidar para que ele seja facilmente disfarçado.

O médico marca o excesso de pele e corta com o bisturi. Depois cauteriza com o bisturi elétrico e fecha a incisão. Na blefaroplastia podem ser feitos pontos removíveis ou absorvíveis e alguns médicos utilizam adesivos cirúrgicos de pele.

A cicatriz da blefaroplastia é bem discreta, pois fica na dobra da pálpebra superior, embaixo dos cílios ou dentro da conjuntiva.

A rinoplastia (cirurgia de correção do nariz) e o lifting facial podem ser realizados conjuntamente a blefaroplastia.

Os cuidados pós-operatórios são muito importantes e essenciais para que os resultados da blefaroplastia sejam alcançados, sendo eles:

  • Não fumar por no mínimo dois meses após a cirurgia;
  • Repouso mínimo de uma semana;
  • Somente tomar os medicamentos indicados pelo médico;
  • Uso de óculos escuros ao sair no sol de 30 a 90 dias dependendo da indicação médica;
  • Uso de protetor solar no rosto para evitar que a cicatriz fique escurecida;
  • Dormir de barriga para cima com a cabeça elevada por 10 dias após a cirurgia;
  • Lentes de contato só devem ser usadas depois de dez dias da cirurgia e com a autorização médica;
  • Uso de compressas frias na região para amenizar o inchaço nas primeiras quarenta e oito horas;
  • Não utilizar maquiagem até a liberação do médico;
  • Higiene da área com muito cuidado e atenção;
  • Ir à consulta de retorno pós-cirurgia.

Os resultados da blefaroplastia podem ser vistos a partir de quinze dias, quando o inchaço diminui.  Porém, somente após três meses é que é possível ver o resultado da cirurgia plástica de correção das pálpebras.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *