manga
Alimentação

Quais os benefícios da manga: porque ter na sua dieta

A manga consiste em uma fruta com origem asiática, ao qual se estima que essa fruta é cultivada há mais de 4 mil anos. Muitas pessoas não sabem quais os benefícios da manga.

Por ter uma boa adaptação ao clima tropical do Brasil, ela é uma das frutas mais consumidas nacionalmente.

Além disso, a manga é a cara do verão, contando com um sabor que varia entre o doce e o azedo, uma polpa suculenta e amarela, sendo rica em vitaminas e carotenoides.

Pode ser ingerida in natura, mas também pode combinar em sorvetes, pratos salgados, como saladas, smoothies e sobremesas. Inclusive, em alguns países a manga é conhecida como o rei das frutas.

Quais os benefícios da manga?

Existem diferentes benefícios da manga, indo contra, inclusive de alguns mitos como não pode comer manga menstruada ou que a manga faz mal para diabéticos.

Por isso, separamos uma série de dicas relacionadas a quais os benefícios da manga.

Rica em polifenóis

Para falar quais os benefícios da fruta, vamos começar com os polifenóis.

Desse modo, a manga é uma fruta riquíssima em diversos compostos polifenólicos, contando com uma capacidade antioxidante.

Nesse sentido, um desses compostos é o mangiferina, que tem um potencial para combater doenças degenerativas, incluindo o câncer e doenças cardíacas

Ação anti-inflamatória

Os benefícios da manga, também se destaca sua ação anti-inflamatória.Desse modo, muitos fitoquímicos e nutrientes presentes podem exercer um papel anti-inflamatória em distúrbios relacionados a respostas inflamatórias, inclusive aquelas intestinais inflamatórias.

Adia o envelhecimento da pele 

Com o decorrer do tempo, a pele passa por um desgaste natural, onde é afetada pelos hábitos inapropriados e pelos raios ultravioletas.

Além disso, uma das causas principais do envelhecimento, consiste nos radicais livres que danificam as células.

E como a fruta, tem antioxidantes como as vitaminas C e A, sua ingestão retarda o envelhecimento, onde a vitamina C.

Auxilia na produção de colágeno no organismo e a vitamina A, irá atuar na fabricação e manutenção do tecido subcutâneo e renovação das células do corpo.

Como também irá ajudar na elasticidade da pele, se destacando em quais os benefícios da manga.

Auxilia na imunidade 

Por conter vitaminas A e C, a fruta auxilia a fortalecer o sistema imunológico, atuando na prevenção de doenças.

Desse modo, a vitamina A, contribui para manter a integridade das mucosas e da pele, reduzindo o risco de invasão de patógenos que podem trazer problemas à saúde.

Além disso, a vitamina C reduz os danos das células do corpo e aumenta a imunidade.

Nesse sentido, é importante destacar que não produzimos as vitaminas A e C, no entanto, precisamos delas para defesa do organismo.

Por isso, é necessário ingerir com frequência alimentos como manga, pois eles contam com esses nutrientes e esse é um dos benefícios da manga.

Inclusive, em 100g de manga, a média de vitamina C presente é de 15,8 mg e de vitamina A é de 23 µg.

Possui atividade antidiabética

A mangiferina presente no extrato da manga e em suas folhas, pode ter atividade antidiabética, com capacidade de auxiliar na redução do índice de glicose no sangue, elevar a tolerância à glicose e melhorar o perfil lipídico.

Portanto, essa atividade antidiabética, se destaca entre quais os benefícios da manga.

Minimiza o risco de ocorrência de doenças crônicas

A manga é uma fruta com um valor nutricional muito alto, onde fornece a dieta humana fibras, calorias, minerais, vitaminas e efeitos de seus compostos bioativos, denotam que a fruta tem um potencial de minimizar o risco de doenças crônicas.

Traz alívio para a constipação 

As fibras presentes na manga ajudam no funcionamento intestinal e previnem a ocorrência de prisão de ventre.

Quem consome, em média, 300 g da manga por dia têm menos sintomas de constipação crônica.

Desse modo, acredita-se que além das fibras, a presença na polpa da manga de fitoquímicos é vantajosa para aliviar o desconforto.

É muito importante mencionar, que a hidratação exerce um papel essencial no processo, por isso, é importante beber água com frequência.

Tipos de manga 

Tommy-atkins

A menos doce, principalmente se for colhida cedo, é a Tommy-Atkins e se caracteriza por ter uma polpa consistente e laranja.

Espada

A espada contém vários fiapos e é comprida, apresentando um sabor de infância para muitos.Desse modo, tem uma casca espessa que chega a ser verde, contudo, sua polpa é bem amarela.

Haden

A haden é grande e pesa entre 400 e 700 gramas, contando com uma polpa firme, laranja e com menor teor de fibras, se caracteriza por ser apreciada em diferentes regiões brasileiras.

Kent

A kent faz sucesso por ter uma polpa cremosa e por apresentar um equilíbrio entre acidez e doçura, sendo querida por pessoas de outros países, justamente por não conter fiapos.