Exercícios

Quais as diferenças do pilates e yoga?

Nessa nova era de pessoas que estão prezando, cada vez, mais por uma vida e um corpo saudável, algumas atividades físicas fazem sucesso.

Pois, conciliam o bem estar do corpo e da mente, possibilitando viver de forma harmoniosa em ambas as dimensões.

Como funciona o pilates?

Uma das atividades mais conhecidas e procuradas ultimamente, é o pilates. Que é composto por exercícios físicos e alongamentos, que com a ajuda do próprio corpo, são capazes de ser realizados.

A atividade é muito importante para trabalhar com toda a região corporal, principalmente regiões do abdômen, pelve e coluna, além de melhorar a postura no dia a dia.

A concentração e estabilização dos músculos, são essenciais para ter sucesso, pois exige uma força para focar na qualidade dos movimentos.

O treinamento funcional para mulheres especialmente, procura trabalhar de forma concentrada e controlada, pois o exercício preza muito por movimentos coordenados e bem feitos porque, do contrário, o efeito de todo o exercício é falho.

Além de tudo, o controle da respiração é de extrema importância para o sucesso da atividade, pois favorece nas áreas que mais são trabalhadas.

O ombro se estabiliza e os músculos do ombro e pescoço se relaxam, respirando assim de forma adequada, tanto no exercício quanto em atividades do cotidiano.

O Pilates é um treino funcional, composto por vários movimentos do próprio corpo, que trazem diversos benefícios à saúde.

Não importando o momento da vida, pois não há desgastes, que outras atividades de maior impacto causam. A respiração deve ser feita de forma lenta e otimizada.

Para efetuar com sucesso as trocas gasosas e ter maior capacidade pulmonar para outras atividades. Uma respiração adequada, favorece de todos os jeitos o corpo humano.

E os exercícios funcionais, permitem que isso aconteça com grande êxito. Dentre os inúmeros benefícios do pilates, seguem abaixo os 6 mais importantes:

  • Melhora a postura;
  • Alonga todo o corpo;
  • Melhora a circulação sanguínea;
  • Melhora a respiração;
  • Aumenta a capacidade do equilíbrio;
  • Ajuda no comando do corpo.

O exercício tem duas modalidades, podendo ser realizado apenas com o próprio corpo ou em aparelhos específicos. O Pilates Solo, como é chamado, é praticado com apenas, o corpo.

E exige mais técnica e força, no qual os músculos são mais trabalhados e forçados. A atividade pede mais experiência aos praticantes.

Mas, não significa que seja impossível realizar os movimentos se você for iniciante. Para isso, é recomendável um personal trainer capacitado, para ensinar de forma adequada, sem prejudicar e forçar o músculo.

O pilates em aparelho, é realizado com a ajuda de equipamentos, que facilitam os movimentos dos exercícios, porém não significa que não dá o mesmo efeito que o pilates solo.

Essa realização de movimentos, acontece em larga escala de forma rítmica e controlada por molas, cada uma com uma intensidade diferente.

A atividade, apesar de ser bastante famosa, ainda está em falta no mercado, pois nem em todas as regiões e cidades têm um centro de atividades e especialistas competentes para realizá-la.

A aula de pilates em Pinheiros está sendo bem sucedida, pois dentro do grande bairro paulista há vários centros do exercício.

Além do mais, a atividade permite a reabilitação de patologias corporais ou até mesmo psicológicas, fazendo bem para todas as áreas do corpo e da mente.

Conheça mais os benefícios do yoga

Outra atividade mais relaxante e muito aceita para os amantes da meditação e do equilíbrio com o corpo, são as aulas de yoga.

Os exercícios são muito mais que movimentos aleatórios, sem preparativo nenhum, a atividade está no mundo há mais de 5 mil anos.

Yoga harmoniza o corpo, a respiração e a mente, trabalhando com todos ao mesmo tempo e levando à uma vida mais plena e saudável.

A meditação funciona para qualquer pessoa, para quem tem uma vida agitada e cheia de afazeres ou até, para quem tem uma vida tranquila, trazendo uma melhora na qualidade de vida.

Praticar técnicas de respiração e meditação, ajudam a levar mais oxigênio ao coração e cérebro, ajudando no controle da energia vital de todo o corpo.

A aula yoga permite que a pessoa se estabilize por inteiro, no campo psicológico, para uma vida mental saudável e calma.

Ademais, o corpo fica com uma postura melhor, além de melhorar o desempenho em outras atividades físicas. Mesmo o Yoga e o Pilates sendo muito semelhantes entre seus exercícios, têm inúmeras diferenças entre si.

Yoga tem uma filosofia de vida no meio de todos os exercícios de respiração, meditação e atividades corporais, mudando também o estilo de vida interior, a forma de pensar.

O Pilates, se preocupa mais com a saúde física da pessoa, fortalecimento e alongamento do corpo, porém a prioridade não se baseia no equilíbrio da mente e do corpo igual ao Yoga.