Cuidados Gravidez

Quais as diferenças do parto humanizado e o parto normal?

Uma das experiências mais lindas da vida é o momento do parto. O dia de dar a luz a alguém que você ama e que fará parte da sua vida é especial.

Desde o momento da notícia ao acompanhamento dos meses, a descoberta do sexo e o nascimento. Tudo é vivido com muito amor.

Hoje, existem diversas maneiras de se realizar o parto. Sendo eles:

  • Normal;
  • Cesariana;
  • Humanizado;
  • Humanizado hospitalar.

Com a difusão do parto humanizado, muitas mamães ainda se encontram na dúvida de escolher a melhor forma para o bebê nascer, através de uma experiência tranquila e de afeto.

As questões entre o parto normal e o humanizado ainda é assunto pouco discutido, por isso vamos esclarecer alguns pontos:

Parto normal

O parto normal não necessita de aplicações de anestesia como no caso da cesariana, mas requer que seja feito em um hospital assistido por médicos e enfermeiros além dos diversos procedimentos considerados de rotina pela equipe, ou seja, a interferência externa e não consensual ainda é bastante rigorosa.

Estes procedimentos de como me preparar para o parto normal são:

  • Raspagem dos pelos pubianos;
  • Lavagem intestinal antes do parto;
  • Jejum de no mínimo 6 horas;
  • Punção venosa ininterrupta;
  • Uso de recurso medicamentosos como anestésicos, analgésicos, sedativos, ocitócitos para estimular o parto;
  • Ruptura da bolsa.

Pontos negativos

Caso você escolha por este tipo de parto, deverá permanecer em posição deitada de barriga para cima, na mesa ou no leito de parto com as pernas suspensas para cima apoiadas em perneiras.

Não é permito que a parturiente caminhe ou se estabeleça em uma posição mais confortável e que facilite o feto a nascer.

Além disso, o ambiente cirúrgico pode ser considerado um local traumático e gelado devido ao ar condicionado e luzes fortes sobre os olhos.

Por vezes, o acompanhante não é autorizado ficar na sala de parto, o que torna o momento um pouco mais difícil.

É apenas um procedimento, só que, na verdade, o momento tem relevância emocional e significativa para os pais.

Desta forma, preparação para parto normal não é mais um acontecimento fisiológico, pois acontece através de um grande número de interferências.

Como as acima elencadas, mesmo que muitas delas já sejam categorizadas como desnecessárias e, até mesmo, prejudiciais para mãe o bebê de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Parto Humanizado

Parto humanizado em sp tem como principal característica a valorização e as escolhas da mulher, aspectos que, por vezes, não são atendidos em outros tipos de parto que acontecem dentro de clínicas ou hospitais.

Por isso, o parto humanizado é uma maneira de respeitar e oferecer condições para que todas as escolhas e necessidades da parturiente sejam garantidas.

É se aproximar mais da naturalidade do parto que acontece no mundo em várias espécies, sem que haja interferência medicamentosa ou de outras pessoas.

Neste tipo de parto, o médico é só pode intervir minimamente e tudo passa pela autorização ou não da mãe.

A autonomia e privacidade são direitos garantidos à mulher. A família que irá assistir serve como apoio neste lindo momento.

Parto humanizado hospitalar

Caso a mãe esteja insegura ou necessite de possíveis cuidados por perto, o Parto humanizado hospitalar é possível de ser realizado.

Por ser um parto humanizado, a equipe que estiver no local responsável por assistir à mãe durante o processo, deve garantir que a sala de parto seja em um ambiente dentro do hospital com o máximo de conforto e acolhedor.

O importante é valorizar a autonomia e a presença ativa da mãe durante todo o processo, por mais que seja em um ambiente regrado e com medicamentos disponíveis com facilidade.

Há outra possibilidade, hospital com parto na água permite que a mulher conceba o bebê dentro de uma banheira da forma que ela se sentir mais confortável e que vai ao encontro dos seus desejos.

Neste tipo de parto, dentro da banheira, a mãe fica imersa em água dentro de uma piscina ou banheira.

A temperatura da água deve estar na mesma do corpo humano, entre 36 e 38 graus Celsius. Neste caso, a mãe só entra na banheira quando o trabalho de parto avança e a dor das contrações aumenta.

Existem diversas possibilidades de fazer um parto humanizado, mas lembre-se sempre de ter uma doula presente durante todo esse processo.

Ela que vai te auxiliar e estudar a melhor estrutura para que a mãe e o bebê tenham a melhor experiência possível. Procure parto humanizado valor e entenda as possibilidades para que esse dia seja incrível e sem traumas!

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *