Clínicas odontológicas Odontologia Produtos

Processos e produtos comuns em clínicas odontológicas

A área de clínicas odontológicas é muito abrangente, uma vez que envolve a saúde e estética bucal. Independentemente do processo a ser realizado, sem dúvidas, o paciente almeja encontrar não só profissionais qualificados, como também clínicas que disponham de uma estrutura adequada para um atendimento completo.

Um dos diversos equipamentos empregados é o fotopolimerizador odontológico, que se destaca pela luz azul emitida. Trata-se de um aparelho que tem como principal função a secagem rápida de produtos e resinas fotopolimerizáveis, ou seja, que exigem desse tipo de aplicação para o endurecimento.

Entre os procedimentos em que comumente um cirurgião-dentista pode aplicar o fotopolimerizador, estão os tratamentos de determinadas manchas nos dentes, selante e restauração por meio de resina.

Por mais que hoje em dia o tipo mais disseminado tenha a lâmpada de LED, é interessante citar que os aparelhos mais antigos contam com o uso da opção halógena, que por ser branca, exige a aplicação de diferentes filtros para que o azul seja liberado.

Ainda mais, essa necessidade está associada com outra de grande importância, que é a refrigeração interna do aparelho, sendo algo dispensado ao se tratar dos modelos com LED, que não precisam de filtros e consequentemente, pausas no decorrer da utilização.

Em relação a luz azulada, é válido abordar que cada tonalidade apresenta um grupo de ondas particulares e no caso do azul presente no aparelho, o aquecimento da composição molecular da resina e demais produtos ocorre de maneira uniforme, promovendo longa vida útil e resistência notórias.

Há também distinções a respeito das cargas, sendo que o modelo pode apresentar uma bateria recarregável ou permanecer conectado à tomada.

Cabe aos profissionais avaliarem qual tipo é mais favorável para a estrutura da sala, seguindo sempre as normas vigentes para que os quesitos de segurança também sejam atendidos.

Conheça aspectos das instalações hidráulicas

Conforme abordado, diferentes normas devem ser atendidas pelas clínicas, como em relação aos sistemas elétricos, hidráulicos, uso de gases medicinais e entre outros fatores.

Por exemplo, no mínimo, há necessidade de que exista um sanitário e uma pia, assim como recursos para a higienização das mãos e descarte de resíduos.

A implantação de um filtro de água também é de grande importância, afinal, é preciso garantir água potável para os colaboradores, visitantes e pacientes. É válido lembrar que a ausência de água potável pode resultar em diversas complicações de saúde.

Os purificadores são modelos com grande visibilidade, mas nesse cenário, é interessante citar que há alguns tipos diferenciados, que podem atender muito além do consumo. Esse é o caso do filtro por osmose reversa, em que grande parte dos metais pesados, sais minerais e micro-organismos são eliminados da água.

Dessa forma, o grau de pureza têm um grande diferencial para que o recurso seja empregado em processos produtivos e até mesmo na higienização de utensílios que exigem um nível alto de esterilização.

De acordo com o equipamento empregado, naturalmente, os componentes podem variar, o que tem impacto principalmente nas manutenções e no desempenho. É o caso do engate rápido para água, um importante conector que oferece praticidade para a instalação e retirada de filtros.

Esse item pode ser composto por materiais variados, como de PVC, além da possibilidade de atender mais de uma mangueira. É de grande importância para uma estrutura desse tipo que se trate de um produto atóxico.

A importância de uma boa organização

A mobília do consultório, assim como os instrumentos, devem ser selecionados com cautela, pois seja para um processo relativamente simples como uma limpeza ou mais complexo, que é o caso da colocação de aparelho ortodontico, dispor dos recursos adequados é decisivo.

Naturalmente, é algo que depende essencialmente da área atendida e a partir deste ponto, são empregados itens para casos como os seguintes:

  • Procedimentos gerais;
  • Exames clínicos;
  • Análises avançadas;
  • Reparos específicos.

Além do carrinho auxiliar que desempenha um papel de grande importância e os demais itens da mobília, o tipo de instrumentação exige muito cuidado e normalmente envolve itens como pinças, sondas, espelhos e brocas.

Nesse cenário, o atendimento das normas em todos os aspectos que abrangem as clínicas envolve não apenas a prevenção de penalidades, como também a garantia de que os pacientes e colaboradores contém com um ambiente confortável, seguro e completo.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *