Saúde

Problemas de Insônia – Tem Uma Solução Fácil? – Toda a Verdade:

Os distúrbios do sono são algo que tende a acontecer e por conta disso, o cotidiano das pessoas pode ser muito cansativo e quando a insônia está presente, tudo piora. Falaremos dos problemas de insônia e daremos algumas dicas de como resolvê-los.

 

Se você não está conseguindo ter uma boa noite de sono e principalmente fica cansado todos os dias e não sabe o motivo, talvez esteja na hora de procurar uma solução para tratar a insônia e resolver esse problema de uma vez.

 

Muitas vezes a solução para qual problema pode ser simples, mas é fato que nem todas as pessoas sabem disso, é justamente devido essa falta de informação que muitos acreditam que não conseguiram resolver o problema de fato.

O que é a insônia?

Antes de te dar dicas sobre como resolver o problema de uma vez por todas, é essencial que saibamos exatamente do que se trata esse problema e dessa forma se torna mais simples entender os motivos pelos quais esse tipo de problema acontece.

 

Sendo um dos distúrbios do sono mais comuns de acontecer, a insônia é caracterizada pela dificuldade em iniciar o sono e mantê-lo. Também podem acontecer despertares durante a noite ou até mesmo despertar mais cedo do que o esperado.

 

O problema pode surgir por si só e também pode ser uma consequência do estresse ou alguma doença como depressão, alterações hormonais e até mesmo doenças neurológicas ponto final em muitos casos também pode ser causada por substâncias como álcool e cafeína, por exemplo.

 

Em muitos casos, a insônia é provocada simplesmente pela existência de alguns hábitos inadequados e eles prejudicam diretamente a nossa capacidade de dormir, como não ter uma rotina para dormir ou estar em um ambiente muito barulhento e luminoso.

 

Seu tratamento consiste em melhorar a higiene do sono através de hábitos que favorecem a boa qualidade do mesmo, isso pode ser feito por meio de sessões de psicoterapia que usam de técnicas cognitivas comportamentais ou até mesmo, técnicas de relaxamento.

Dicas úteis:

Evitar a ocorrência da insônia é mais simples do que imaginamos e em muitas das vezes, a culpa é simplesmente nossa. O que acontece é que em diversos casos, não temos a higiene adequada do nosso sono e por isso a insônia tende a acontecer. 

  • Evitar aparelhos eletrônicos:

A recomendação para evitar a insônia é uma das principais atualmente, principalmente com o avanço da tecnologia é evitar o uso de aparelhos como celulares e computadores ou até mesmo assistir televisão;

  • Evitar nicotina, cafeína e álcool:

Estas substâncias podem ser grandes desencadeadores dos problemas de insonia e por isso, é muito importante evitar bebidas como café,  chá preto, álcool e até mesmo refrigerante 5 horas antes do sono;

  • Crie um melhor ambiente:

Procure dormir em um ambiente com a temperatura adequada e longe de barulhos e distrações, isso contribui com o relaxamento do nosso corpo e da mente.

Investir em conforto:

A falta de conforto também pode ser um dos principais causadores de problemas de insônia e coisas do tipo, por isso é muito importante investir em bons travesseiros, colchões e fronhas, além de diversos outros tipos de utensílios que usamos na hora do sono.

 

Uma ótima dica é adquirir o travesseiro sonofix, trata-se de um travesseiro ortopédico feito com uma tecnologia exclusiva capaz de melhorar completamente a qualidade do nosso sono e nos dar todo o conforto necessário na hora de dormir.

 

O mesmo ajuda a melhorar o ciclo respiratório e isso contribui diretamente na qualidade do nosso sono, evitando o ronco durante a noite e fazendo descansar completamente para o dia seguinte. Se você deseja adquirir o, acesse o site abaixo! 

 

Este artigo foi produzido pelos Redatores do Cultura Brasil  e Conpass