Preparando a mente
Bem estar

Preparando a mente para hábitos mais saudáveis

Preparando a mente para hábitos saudáveis, segundo o psicólogo online e terapeuta, é uma das melhores formas de equilibrar corpo e mente para o dia a dia.

No dia a dia, o ser humano passa por diferentes tipos de situações, emoções e expectativas que o impelem a tomar decisões importantes.

Dessa forma, quando o indivíduo se sente rodeado por excessos de ideias, pensamentos e preocupações, é importante manter a mente em equilíbrio para conseguir superar os desafios do dia a dia e se manter sempre saudável.

É muito importante compreender que cuidar da saúde mental é fundamental para mantermos o equilíbrio de nossa vida como um todo, isso garante o bem-estar, um melhor convívio com a família e com amigos, e torna mais positiva a relação social, além de garantir uma vida profissional melhor.

No dia a dia, o ser humano pode se sentir atingido pelo estresse, pela ansiedade e, principalmente, pela preocupação. Esses quadros em conjunto podem gerar desânimo e outros tipos de males para a vida de uma pessoa.

Sendo assim, é importante escolher bons hábitos e seguir as dicas de hábitos que apresentamos neste artigo para manter a saúde mental em dia.

Psicólogo online e terapeuta para cuidar da saúde mental

Nos tempos atuais, a internet tem oferecido melhores oportunidades de tratamentos para diferentes perfis de pacientes que precisam tratar de questões relacionadas à depressão, ansiedade e demais tipos de transtornos emocionais e mentais.

E com o passar do tempo, cada indivíduo conseguirá também selecionar melhores atividades aliadas a novos hábitos que promovem a saúde mental e física de uma forma mais positiva.

A seguir apresentamos as melhores dicas de hábitos que ajudarão você a ter uma vida melhor com maior nível de bem-estar.

1 – Alimentação saudável

A primeira dica é cuidar da alimentação. Saber se alimentar bem é uma das primeiras decisões para conseguir manter a saúde em um estado positivo, pois a carência de nutrientes e de proteínas sempre prejudica o desenvolvimento do corpo e, principalmente, do cérebro.

Quando falamos na saúde do cérebro, alimentos como abacate oferecem bons níveis de antioxidantes que mantém o órgão rejuvenescido e previne o envelhecimento precoce.

Outro alimento super indicado para a mente é o brócolis, sendo riquíssimo em nutrientes favoráveis para a boa memória. Caso resolva fazer uma salada, o tomate apresenta o “licopeno” que possui antioxidantes que combatem diretamente o processo de envelhecimento das células.

2 – Exercícios para o cérebro

Além do psicólogo online e da atenção do terapeuta, o indivíduo deve se sentir estimulado para a prática de exercícios físicos. E estamos falando de exercícios que são importantes para evitar a perda de neurônios e manter a memória em dia.

É indicada a realização de jogos de memória, quebra-cabeça e respostas aos testes lógicos.

Além dos exercícios intelectuais, os exercícios físicos também ajudam a saúde mental como caminhadas, pedaladas e flexões.

3 – Pensamento positivo

É importantíssimo manter o pensamento positivo, buscando também controlar as emoções. Sabemos que o pensamento negativo é um dos principais inimigos do ser humano.

E caso o pensamento negativo ressurja, sempre procure se questionar sobre os seus verdadeiros sentimentos e como de fato se comportaria em uma determinada situação.

Caso sinta algum tipo de emoção negativa, é indicado respirar fundo e buscar o equilíbrio antes de fazer uma escolha.

  

4 – Valorize os momentos de lazer

Todo terapeuta orienta os seus pacientes a valorizar os momentos de lazer. Mesmo que seja para gerar meia-hora ao dia para ir a uma livraria que você gosta, ou tirar um dia na semana para ir ao cinema, assistir a um bom filme em casa ou simplesmente praticar um hobby, são atividades que ajudam a retirar a carga de estresse gerada pelo trabalho ou pelos problemas.

Sabemos que, no dia a dia, a pessoa pode enfrentar momentos de estresse e até de fadiga, sendo fundamental ter um lazer para gerar novos momentos positivos em sua vida.

5 – Cuide do sono

Ter uma boa noite de sono é importantíssimo para a saúde mental. Além de manter períodos de seis a oito horas de sono por noite, é importante também ter horas de descanso no intervalo do trabalho executado durante o dia.

É importantíssimo respeitar a mente e o corpo, e os limites que eles apresentam através do cansaço.

Jamais reduza suas horas de sono, pois isso poderá gerar problemas para dormir e manter o cérebro desperto por muito tempo. Ao dormir, procure apagar todas as luzes do ambiente, arrume uma boa acomodação e se relaxe para dormir.

6 – Não use o celular em excesso

Tanto o psicólogo online quanto terapeutas de diversas áreas chamam a atenção para o paciente não utilizar o celular em excesso. Pois, o hábito de ficar muito tempo com o celular nas mãos abrindo redes sociais e sites de informação pode gerar um vício e causar preocupação exagerada, fatores que podem culminar em crises de ansiedade no futuro.

Use o celular naturalmente, sempre que for necessário, mas não seja escravo dele. Em determinados momentos do dia, pense em desativar notificações e até o chamado sonoro do aparelho.

Caso o celular seja usado para o trabalho, é importante delimitar um tempo máximo de uso evitando usar fora do horário de expediente.

7 – Organize o seu dia

Pessoas que sabem como o dia começa, mas não sabem como o dia termina costumam ter o dia desorganizado. E estamos falando de pessoas que costumam ter uma rotina agitada repleta de afazeres profissionais e pessoais.

Neste caso, é importante organizar as atividades, começar pelas atividades mais urgentes e deixar as tarefas menos exigentes para o final do dia ou para o dia seguinte.

Dessa forma você cria uma linha de prioridade evitando o acúmulo de funções ou de responsabilidades.

8 – Evite a procrastinação

Quando falamos em procrastinação nos referimos ao hábito repetitivo de sempre deixar algo para fazer depois, mesmo quando se trata de uma tarefa simples que poderia ser logo adiantada.

Normalmente, a procrastinação sempre aumenta a percepção de improdutividade, e pode gerar acúmulo de responsabilidades e de quadros de ansiedades.

Conclusão

Neste artigo apresentamos as principais dicas para manter a sua mente e o seu cérebro sempre saudáveis e positivos. Em muitos casos, é importante contar com a dedicação de terapeuta e psicólogo online como forma de melhorar todo o processo dedicado para a saúde mental.