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Exercícios

Prancha trabalha quais músculos? Conheça os benefícios deste poderoso exercício

O que é a prancha abdominal?

A prancha é considerada um exercício isométrico e é ótima para aumentar a força e o equilíbrio. Este exercício traz inúmeros benefícios para nossa saúde, contudo é importante manter a forma correta de executá-lo para evitar lesões. Você pode fazer o exercício de prancha em qualquer lugar, desde que você tenha um chão firme e liso para apoiar o seu corpo.

 

Quais são os benefícios da prancha?

A prancha abdominal é um exercício que trabalha a região do core, ou seja, a região do tronco que inclui os músculos abdominais, lombares e o quadril. Ele é um exercício de força e resistência que ajuda a tonificar e definir a musculatura da região, além de auxiliar no fortalecimento das articulações e na melhora da postura. 

 

Os benefícios da prancha abdominal vão além da estética, pois ela também ajuda a melhorar a performance nas atividades físicas, aumenta a força e a resistência, ajuda a evitar lesões nas costas e ainda auxilia no tratamento de algumas condições, como a hérnia de disco.

 

A prancha é muito utilizada entre os exercícios da musculação, crossfit, fortalecimento para melhorar performance de corrida de rua, entre outras modalidades. Então, se você pratica alguma dessas atividades, pegue seu tênis de crossfit ou tênis de treino e comece já a fazer esse exercício tão poderoso.

 

A prancha trabalha quais músculos?

A prancha abdominal trabalha os músculos abdominais, lombares e quadris. Também trabalha os músculos das pernas, glúteos e costas, além de alongar a coluna vertebral e ajudar na postura e ainda aumenta a flexibilidade das articulações do quadril, além de ser um ótimo exercício para deixar os músculos mais fortes. Incrível não é mesmo? 

Como fazer a prancha de forma correta?

 

A prancha abdominal é um dos exercícios mais eficazes para tonificar e definir os músculos do core. 

 

Para fazer uma prancha de forma correta, o ideal é que você conte com o auxílio de um profissional, assim ele o ajudará a realizar a atividade corretamente e indicará as adaptações necessárias, o que pode mudar totalmente o resultado do seu treino. Se você está treinando em uma academia, lembre-se que o grande benefício deste espaço não é tirar fotos no espelho mostrando o seu look ou tênis para academia, e sim aproveitar a infra-estrutura de aparelhos e o know-how dos profissionais à disposição para auxiliá-lo. 

 

Qual das duas opções de prancha é melhor?

Não há resposta definitiva para esta pergunta, pois depende dos objetivos e preferências do indivíduo. Algumas pessoas podem achar que a opção A é mais eficaz para suas necessidades, enquanto outras podem preferir a opção B. 

 

No final, depende do indivíduo decidir qual opção é melhor para seu caso, é válido observar os objetivos que possuem, que pode ser desde o fortalecimento para iniciar na corrida, quanto obter mais resultado dos seus treinos de musculação. Também é válido observar quanto ao seu nível de adaptação ao tipo escolhido. Lembre-se que é melhor fazer a variação menos avançada com qualidade e execução perfeita, do que a variação avançada mal feita.

 

Qual a diferença entre a prancha e o abdominal?

 

Existem algumas diferenças-chave entre fazer exercícios de prancha e exercícios abdominais. Exercícios de prancha funcionam trabalhando a parte superior e inferior, enquanto a maioria dos exercícios abdominais apenas trabalham os músculos do abdômen. 

 

Além disso, exercícios de prancha requerem mais equilíbrio e estabilidade, o que pode ajudar a melhorar a sua força central geral (o famoso Core). Em resumo, ambos os tipos de exercícios são benéficos para fortalecer o core, mas o exercício de prancha isométrica pode ser mais benéfico em termos de força corporal geral e estabilidade.

 

Conclusão

Pranchas são um dos exercícios mais poderosos para o desenvolvimento da força muscular, sem necessidade de gastos com acessórios e aparelhos. Eles podem ser feitos em qualquer lugar, a qualquer hora, com qualquer coisa que você tenha à mão. 

 

Pranchas são ótimas maneiras de aumentar a força dos seus músculos, especialmente se você não tem acesso a equipamentos de ginástica ou não tem tempo para ir a uma academia. Existem muitas variações de prancha, para todos os níveis de condicionamento físico. Você começará com uma prancha simples e, à medida que seu corpo se adaptar, alternar para as pranchas mais avançadas. 

 

Não importa qual seja o seu objetivo, seja ele perder peso, aumentar a massa muscular ou simplesmente ficar mais forte, as pranchas são um exercício perfeito para você.