crianças
Curiosidades

Porque estão nascendo menos crianças nos dias atuais?

Menos crianças estão nascendo no mundo e essa é uma peculiaridade notada pelos órgãos governamentais há alguns anos. 

 

Mas por que? Qual o motivo da queda de natalidade? Por que as mulheres estão engravidando menos?

 

Bom, nós temos essa resposta e ela não é tão simples quanto aparenta, continue a leitura e entenda mais sobre essa questão. 

Por que as mulheres não estão engravidando tanto? 

Ter um filho não é uma escolha simples, para algumas mulheres as vezes nem é uma escolha, pode ser por falha no contraceptivo ou algum tipo de violência sofrida, mas de qualquer maneira engravidar é uma tarefa difícil. 

 

Tendo isso em mente, muitos fatores influenciam na queda de natalidade, veja a seguir alguns deles: 

 

Saúde 

A área da saúde vem se aprimorando constantemente em relação ao assunto gestação, e com isso muitos novos métodos contraceptivos vem surgindo e sendo aderidos por mulheres de todas as idades. Com isso muitas mulheres tem mais opções para evitar ter crianças antes do tempo planejado.

 

Tanto em planos de saúde quanto no SUS, o DIU é um método oferecido e muito eficaz para evitar gestações indesejadas. 

 

A distribuição de camisinhas em unidades de saúde, informações e educação sexual sendo implantada com afinco nas escolas também são fatores agravantes para evitar gravidez na adolescência. 

 

Planejamento de Vida 

Nos dias atuais, notou-se um maior envelhecimento da população, este fato reflete que as condições de vida dos cidadãos estão sendo aprimoradas, já que as pessoas estão vivendo mais. 

 

Assim, o planejamento de vida que os jovens adultos estão tendo a possibilidade de ter aumenta o número de gravidez planejada, ou seja, diminui o número de nascimentos esporádicos. 

 

A implementação de disciplinas de desenvolvimento nas escolas, como o projeto de vida, por exemplo, ajuda o jovem a ter uma visão de futuro e lutar por aquele sonho. 

 

Dando, assim, a pretensão de planejar uma vida, traçar metas, alcançar objetivos e correr atrás dos mesmos. Atualmente os jovens não querem cuidar de crianças sem uma boa estrutura para dar uma boa educação, estudos e condições a crinaças.

 

Pode-se citar também a alta taxa de idosos no Brasil, onde mais planejamento voltado para esta classe vem surgindo.

 

Novas casas de repouso, novas técnicas de home care, viagens para idosos, passeios em grupos, clubes para a terceira idade, etc.

 

Assim, está sendo prazeroso envelhecer e com isso, mais pessoas pretendem ter este momento, com planejamento. 

 

Renda 

A renda das pessoas também influencia na gestação, pois se for uma família carente quais serão as condições às quais esta criança será exposta? 

 

Qual será o nível de qualidade de ensino oferecido? Quais as condições do ensino público na região? Como será a alimentação? 

 

Por isso,a  renda influencia de modo alarmante na gestação de uma criança, este fato somado com os métodos contraceptivos oferecidos pelo SUS, como dito anteriormente fazem com que as mulheres busquem meios de não engravidar sem planejamento. 

 

Abandono Infantil 

Estudos mostram que infelizmente 8 crianças são abandonadas por dia no Brasil, isso pode ocorrer por diversos motivos, desde a saúde mental da gestante até as condições de vida da mesma.

Nos locais mais afastados dos grandes centros, estados do norte e nordeste é onde estão mais concentrados os casos de abandono de crianças, muitas vezes a gestante não sabe que pode recorrer a vara da infância como meio de entregar a criança para adoção.

 

Portanto, o uso de contraceptivos e maiores informações sobre como evitar gravidez não planejadas tem total influência sobre o futuro destas crianças.