Cuidados

Por que cuidados com encanamento de residência é necessário?

Quantas vezes você já pensou em fazer uma perícia de engenharia para a reforma de sua residência? Afinal, quando pensamos em reformar nossa casa, os aspectos estéticos são prioridade e raramente consideramos a manutenção de itens como fiações elétricas e encanamentos. 

Esses itens só são lembrados em emergências, quando ocorrem curtos-circuitos ou vazamentos mais graves. Por isso é importante se prevenir e conhecer as práticas de manutenção preventiva.

No que diz respeito às tubulações de residências e condomínios, o mau funcionamento também pode ocasionar problemas como entupimentos e odores desagradáveis.

Separamos algumas dicas para cuidar melhor dos encanamentos das residências, que você confere a seguir.

SIGA AS REGRAS DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA

A prática da manutenção preventiva é regulamentada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Os requisitos são estabelecidos especialmente pela NBR 5674.

Projetos realizados sem ajuda profissional costumam resultar em péssimas experiências. Construções ou reformas mal planejadas e orçamentos calculados por amadores intensificam o desperdício de materiais e geram prejuízos financeiros.

No caso dos encanamentos, a dica é comprar a mesma marca de tubos e conexões para toda a residência, evitando desencontros que resultam em problemas futuros.

Manutenções são fundamentais para evitar danos estruturais graves, mas também servem para prevenir reformas inoportunas. Elas podem ser corretivas, quando algo impede o bom funcionamento do encanamento, ou preventivas, impedindo que aconteçam maiores problemas.

Os elementos hidráulicos precisam ser checados anualmente, em busca de goteiras e entupimentos, sobretudo nas áreas úmidas, como banheiros, cozinhas e lavanderias.

BUSQUE POR PROFISSIONAIS DE CONFIANÇA

Lembre-se, esse tipo de serviço deve ser feito por especialistas, como encanadoras e desentupidoras.

Condomínios e comércios, que para impedir acidentes em sua rede de encanamento precisam de um trabalho em maior escala, costumam contratar empresas especializadas, como a desentupidora 24 horas.

Entre esses serviços estão a desobstrução, e limpeza das estações de tratamento, a limpeza de fossas e o hidrojateamento, processo em que são usados equipamentos de alta pressão.

Em contrapartida, os encanadores são a melhor opção para os problemas menores, mas é importante que você os contrate depois de checar as recomendações e os trabalhos anteriores.

Esses profissionais autônomos são responsáveis por instalar ou reparar reservatórios, aparelhos sanitários, caixas de descarga, tanques, pias e torneiras.

CRIE UMA ROTINA PARA AS LIMPEZAS

Reformas ou construções precisam ser planejadas, mas os cuidados não acabam quando esses projetos são finalizados.

Isso não quer dizer que os responsáveis pela construção não devem se atentar para alguns fatores, como o posicionamento dos pontos de água, os registros desses pontos e a queda da água nas torneiras e chuveiros.

Depois disso, atente-se à regularidade da rotina de manutenção, de modo a evitar odores desagradáveis causados pelo entupimento dos canos da cozinha, por exemplo.

Essa prática evita o comprometimento do orçamento mensal em decorrência de problemas com encanamentos, especialmente quando você não está esperando por mais um gasto.

LIMPE AS CAIXAS D’ÁGUA

A limpeza da caixa d’água é um serviço menosprezado pela maioria dos proprietários. Este pode ser um fator de risco para o entupimento de torneiras e chuveiros, por conta dos resíduos acumulados.

As caixas d’água devem ser higienizadas pelo menos uma vez ao ano. No processo, verifique o funcionamento das bóias, também chamadas de chaves de nível, responsáveis pelo controle do enchimento.

Primeiro feche o registro de entrada da água e esvazie a caixa enquanto mantém a bóia para cima. Depois é só esfregar suas paredes com uma esponja, retirar a água suja e adicionar cloro para desinfecção.

Este é um serviço para profissionais, mas você pode usar a água retirada para lavar o quintal e regar suas plantas.

O custo desse tipo de trabalho varia entre R$900 e R$1.400, dependendo do tamanho da caixa d’água.

ATENTE-SE AOS TIPOS DE MATERIAIS DO SISTEMA HIDRÁULICO

Cada parte de um projeto hidráulico demanda tubulações diferentes, daí a importância de se atentar para a escolha dos materiais.

A qualidade de cada material, seja para a cozinha, para o banheiro ou para a lavanderia, deve ser avaliada pelo profissional que realizará a obra. Neste momento, escolha apenas o melhor.

Sistemas básicos de hidráulica residencial necessitam de dois canos, o primeiro de 1 e ½ polegadas de diâmetro, usado no vaso sanitário com descarga, e o segundo de ¾ polegadas, usado no restante do projeto.

Também são usados redutores para torneiras, posicionados nas terminações de cada cano. Por fim, nas saídas do sistema hidráulico, são instalados registros intermediários, usados nas manutenções futuras.

Pronto, você já sabe quais são os principais cuidados com encanamentos residenciais. Continue atento!

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *