Exames Terceira Idade

Pensando nos melhores cuidados com os mais velhos

O tempo passa para todos, isso é uma das poucas certezas que temos na vida. A velhice é inevitável.

Olhando dessa perspectiva, a empatia para os que já se encontram nessa situação tende a aumentar e, assim, percebemos o quanto os mais velhos merecem uma atenção à mais, com cuidados próximos, serviços e produtos que possam oferecer à eles uma alta qualidade de vida.

Sendo assim, a busca por condições melhores para os idosos é uma condição que tem atingido muitas pessoas, essas que querem que seus familiares ou pessoas próximas que estejam já na terceira idade, usufrua de uma rotina saudável e também que tenham uma saúde boa nessa época tão especial da vida.

Hoje, o mercado tem cada vez mais oferecido soluções para os problemas relacionados aos idosos. Além dos serviços de estadia, como casas de repouso, o ramo médico, cada vez mais moderno, também possui uma espectro alto de exames e avaliações, utilizando de psicólogo, ortopedista, cardiologista e médicos geriatras em geral para garantir a saúde dos mais velhos.

Portanto, é muito necessário que se conheça mais a respeito dos serviços oferecidos para atender os idosos. Desse modo, você, filho, neto, sobrinho ou amigo próximo, pode oferecer à eles uma condição de vida mais positiva e benéfica.

De modo geral, foi pensando nisso que nós elaboramos este texto, para que você conheça melhor os detalhes que envolvem os cuidados com os idosos.

Sendo assim, caso você possua interesse nesse tipo de temática, aconselho que permaneça com a sua leitura e venha descobrir mais sobre o assunto.

Avaliação neuropsicológica cognitiva

avaliação neuropsicológica cognitiva é um específico método diagnóstico, que foi criado para explorar e entender o funcionamento e a saúde psicológica dos pacientes que passam pelo exame.

A avaliação traz informações muito valiosas que podem passar despercebidas em outras metodologias de exames, e é exatamente por isso que é utilizada de maneira a complementar as técnicas de neuroimagem e demais exames radiológicos.

A técnica em si, permite que se façam estudos na atividade e no funcionamento de sistemas cognitivos cerebrais, e isso se dá por meio da exploração de capacidades humanas consideradas superiores.

Desse modo, pode ser realizado tanto em pacientes que sofreram danos ou lesões cerebrais, com o fim de conhecer mais sobre o grau de alteração em sua performance intelectual, quanto em pessoas que querem verificar o seu funcionamento mental, memoria e raciocínio durante diferentes etapas da vida, principalmente na terceira idade.

Não existem dois pacientes iguais, por isso, na análise, cada um deve ser considerado com seu próprio contexto, condições e atitudes. Sendo assim, a avaliação é sempre flexível e deve ser adequada para cada caso clínico.

O objetivo central da avaliação é simplesmente conhecer em profundidade o funcionamento e o estado de determinados aspectos cognitivos, como:

  • Atenção;

  • Memória;

  • Linguagem;

  • Funções executivas.

Laudo de avaliação psicossocial

Laudo de avaliação psicossocial é um específico documento científico, este que tem como objetivo apresentar os devidos procedimentos que são utilizados na avaliação psicológica, como entrevistas dinâmicas, testes, observações, exames psíquicos e intervenções verbais. Essas conclusões visam fornecer mais orientações, subsidiar decisões e distribuir encaminhamentos.

Esses laudos, muitas vezes, são o atestado de específicos aspectos comportamentais, psicopatológicos, cognitivos e executivos, como por exemplo, a detecção e afirmação da sindrome do panico no paciente avaliado.

Desse modo, é necessário que se busque por uma clínica com profissionais preparados para realizar essas avaliações em pessoas da terceira idade, sendo possível atestar ao certo alguns transtornos e buscar as devidas resoluções para eles.

Lar geriátrico

Basicamente, podemos definir que esses espaços, denominados de lar geriatrico, é um ambiente dedicado inteiramente aos idosos, de modo a proporcionar uma maior qualidade de vida à essas pessoas, com uma série de atividades recreativas, dando a eles a tranquilidade que merecem, sempre com conforto, alegria, segurança e saúde, visando sempre o bem-estar de cada um ali.

Buscando a satisfação dos clientes, esses locais contam com equipes treinadas e altamente especializadas, prontas para atender as mais variadas necessidades, sempre com carinho e respeito. Mais que uma clínica ou um hospital, são verdadeiros lares.

​De modo geral, esses procedimentos consistem em processos essenciais para uma melhor qualidade de vida do paciente idoso, garantindo o máximo de bem-estar e cuidado.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *