Bem estar

Poucos passos para ter uma vida mais relax

Com a rotina atribulada do cotidiano e problemas, como o trânsito nas grandes cidades, é muito comum que as pessoas desenvolvam quadros de estresse, insônia e ansiedade.

Existem maneiras de sanar ou aliviar problemas de saúde relacionados ao estresse por meio tratamentos alternativos. Conheça alguns deles, no decorrer desse post.

Acupuntura

A acupuntura é um tratamento alternativo que consiste na aplicação de agulhas em determinados pontos do corpo a fim de tratar doenças e melhorar a saúde do paciente. Esse tratamento, originário da China, traz como benefícios:

  • Diminuição nos distúrbios do sono;
  • Diminuição do estresse;
  • Fortalecimento do sistema imunológico;
  • Melhora a circulação sanguínea.

O objetivo da acupuntura é estimular as terminações nervosas, que enviam mensagem ao cérebro, obtendo como resposta ações anti-inflamatórias e analgésicas.

A Acupuntura para enxaqueca já se tornou um dos usos mais populares dessa prática, devido às propriedades já mencionadas.

A dor de cabeça pode atingir as pessoas por inúmeras razões, seja como sintoma de doenças mais graves como tumores, seja devido a estresse, ansiedade e até mesmo privações constantes de sono.

Quando está ligada à doença, outros tratamentos devem ser aplicados, mas quando as causas são relacionadas às condições mencionadas, é possível ser tratada com acupuntura, em sessões semanais.

Para aquelas pessoas que estão passando por uma crise pontual de dor de cabeça ou ainda não iniciaram o tratamento com a acupuntura, é possível pensar em alternativas como o chá para enxaqueca.

Existem diversos ingredientes para chás que podem ajudar no alívio das dores, tais quais:

  • Laranja;
  • Limão, hortelã e gengibre;
  • Erva cidreira;
  • Sementes de frutas cítricas como laranja e tangerina.

Existem outros tratamentos alternativos capazes de proporcionar alívio também para outros problemas como os de coluna. Para aliviar esse dano é possível fazer um tratamento chamado de quiropraxia.

Conheça mais sobre essa possibilidade.

Quiropraxia

Esse tratamento consiste no restabelecimento do sistema nervoso por meio de práticas de correção da coluna vertebral. Esse tratamento trabalha de forma conjunta aos sistemas nervoso, esquelético e muscular.

O tratamento pode ser realizado em um Centro quiroprático, uma clínica especializada nesse tipo de atendimento e é feito de forma manual, visando o alívio de dores.

Para casos graves de dores na coluna, que necessitam, muitas vezes, inclusive de cirurgia, a quiropraxia pode ser usada como um tratamento complementar ao convencional.

Pilates

O pilates é um conjunto de exercícios e técnicas de reeducação postural que usa o próprio corpo na execução dos movimentos. O objetivo é promover o equilíbrio físico e mental do praticante.

O Curso de pilates para gestantes é altamente recomendado, pois auxilia a futura mamãe em todas as fases da gestação, trazendo alívio para dores e desconfortos típicos dessa fase e promovendo o alinhamento postural.

O pilates trabalha com seis princípios básicos. São eles:

  • Centro da força: um conjunto de músculos que sustentam a coluna e órgãos internos. O objetivo é fortalecer essa área, estabilizando o tronco e melhorando a respiração;
  • Concentração: a mente guia o corpo para realização do melhor movimento possível;
  • Controle: está relacionado à concentração, e diz respeito ao controle para realização dos movimentos.
  • Fluidez: diz respeito à leveza dos movimentos e ao uso da energia necessária para execução dos movimentos, sem desperdícios;
  • Precisão: controle e equilíbrio dos movimentos sem gasto excessivo de energia;
  • Respiração: seu controle é fundamental para que todos os exercícios do método possam ser executados corretamente.

Além do pilates solo, que realiza movimentos com o uso do próprio corpo, existe a modalidade de pilates com aparelhos, como a bola de pilates.

Nesse caso, os movimentos são realizados da mesma forma controlada, com auxílio da respiração e visando a correção postural.

As pessoas que estão se sentindo muito esgotadas, estressadas e ansiosas podem se beneficiar de um tratamento relaxante: a massagem.

Existem diversos tipos disponíveis, desde as estéticas, que visam a redução da gordura localizada, até aquelas voltadas ao relaxamento e à redução do estresse.

O trabalho deve ser sempre executado por um massagista capacitado, pois movimentos errados podem ser prejudiciais à saúde.

Uma das massagens mais populares para trazer alívio muscular e sensação relaxante é o shiatsu, que trabalha com aplicação de pressão pelos dedos nos pontos ligados à energia vital do paciente.

Todos os tratamentos apresentados têm como objetivo melhorar a qualidade de vida de pessoas que apresentam sinais físicos de estresse, fadiga e cansaço com aplicação de técnicas desenvolvidas para essa finalidade.