Exercícios Saúde

Os exercícios físicos para a qualidade de vida

A prática de exercícios físicos é de extrema importância para garantir a qualidade de vida, bem-estar, prolongar os anos de vida e ainda fazer com que o paciente esteja em dia com sua saúde.

O sedentarismo, que é a falta de exercícios físicos, traz muitos males à saúde, por exemplo:

  • Aumento da hipertensão arterial;
  • Diabetes;
  • Obesidade;
  • Indisposição;
  • Depressão;
  • Riscos de problemas cardiovasculares.

Por isso, é muito importante realizar atividades físicas. Uma simples caminhada de 30 minutos já faz toda a diferença para o seu corpo.

Mas, existe uma modalidade imensa de opções de atividades físicas que o paciente pode realizar, mas independentemente de qual seja, é fundamental ter orientação médica sobre o que fazer.

Exercícios são fundamentais, mas praticados de forma incorreta, ocasionam lesões graves ao paciente, por isso, ter orientação durante a realização dos exercícios e movimentação é de extrema importância.

Esse artigo vai trazer algumas dicas de exercícios e suas respectivas orientações.

Alonga daqui, estica dali…

aula de alongamento é uma ótima opção para quem deseja realizar a prática de exercícios físicos. Essa aula, que é orientada por um profissional, traz muitos benefícios à saúde, por exemplo:

  • Melhora a flexibilidade;
  • Ajudam a relaxar;
  • Atuam na melhora da postura;
  • Reduz a tensão dos músculos;
  • Ajudam na melhora da postura;
  • Ajudam na ativação da circulação do sangue;
  • Permite aumento dos movimentos.

Geralmente, esse tipo de atividade está relacionada também a uma prática anterior a outros exercícios físicos, para deixar o corpo mais preparado ao impacto.

É importante que o alongamento e outras atividades sejam orientadas por um professor de educação ou personal trainer, que consegue verificar qual é o limite físico de cada pessoa.

Os treinos funcionais

Outro detalhe importante, além do alongamento, se refere aos treinos funcionais. Essa ação consiste na realização de diversas atividades, por exemplo, levantamento, agachamento, corrida, salto, puxar e empurrar.

O treino funcional atua, ainda, na melhora da performance corporal, agindo na prevenção de lesões, além de trazer muito aprendizado e evolução.

A realização dos exercícios é feita de forma dinâmica, focada em resultados, baseado na real necessidade do aluno. A grande intenção é trabalhar o corpo de modo geral, com ações variadas.

Por isso, esse tipo de treinamento ocorre de forma equilibrada, oferecendo diversos benefícios principalmente diante das articulações, aumento da força e dentre outras ações.

Além disso, esse tipo de treino também serve para reabilitar o paciente, para o retorno das suas atividades, com estimulo de sempre aprender e ter um desenvolvimento corporal.

A importância da hidroginástica

Como citamos no início desse artigo, existem muitas modalidades esportivas e uma delas se refere à natação e à hidroginástica.

Atividades na água causam menor impacto e trabalham com todo o sistema cardiorrespiratório, trazendo benefícios ao coração, pulmões e trabalhando diversos músculos do corpo.

O mais interessante dessas atividades é que elas podem ser praticadas por vários tipos de pessoas, independentemente da idade. Durante a realização de atividades físicas, uma das preocupações é com os idosos e qual é melhor atividade para eles.

Por isso, uma tarefa que pode ser indicada é a hidroginástica para idosos. Esse tipo de atividade é muito recomendado para pessoas que estão na terceira idade, exatamente pelos benefícios corporais que são conquistados.

Com a hidroginástica, os riscos de lesões são muito menores, porque a água reduz o impacto das atividades, sem oferecer risco ao idoso.

Com isso, é possível se exercitar sem ser afetado. Além disso, esse atividade melhora o condicionamento cardiovascular, fazendo com que o coração libere mais oxigênio para as outras partes do corpo. Com isso, ocorre uma melhora do fluxo de sangue, causando o fortalecimento do coração e das artérias.

A articulação do sangue também é outro elemento interessante, pois a circulação melhora assim como o sistema respiratório, ocasionando a desintoxicação dos pulmões, fazendo com que a pessoa tenha mais fôlego diariamente.

Além disso, a natação e hidroginástica fortalecem a musculatura, aumentam a flexibilidade e ainda, melhoram o equilíbrio e a coordenação motora do aluno.

Os ossos na velhice podem sofrer desgaste, mas a hidroginástica ajuda na manutenção da densidade dos ossos.

Boa alimentação

Um detalhe importante durante a realização dos exercícios físicos é manter uma boa alimentação, principalmente, orientada por um nutricionista.

Para quem pratica esportes, a recomendação é reforçar as proteínas na alimentação e existem alguns suplementos específicos como é o caso da whey isolado feminino, que serve como um fornecedor de proteínas para o cliente.

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