Exercícios Saúde

Os benefícios da atividade física para todas as idades

Não importa quantos anos você tenha, se você é criança ou idoso, adulto ou adolescente, é recomendável fazer atividade física. Quando nos exercitamos, estamos ajudando nosso organismo a combater e a evitar uma série de doenças, além de perder gordura e manter o corpo em forma.

E o melhor disso é que as pessoas podem se exercitar da maneira que mais as agradam, porque existem diversas modalidades físicas diferentes, para estilos, gostos, idades e personalidades diferentes.

Ao chegar em uma academia, você encontrará muitas delas e, neste artigo, nós vamos falar sobre algumas dessas modalidades. Confira.

Os benefícios da atividade física

Muita gente chega à academia ansiosa para perder peso ou determinada a definir a musculatura do corpo. No entanto, a minoria chega ciente da importância dos exercícios físicos.

Quem sabe da real importância da atividade física para o organismo e os benefícios que ela oferece, não deixa de se exercitar nunca. Por isso, antes de falarmos um pouco sobre os tipos de atividades físicas que você vai encontrar por aí, precisamos falar da importância delas.

É claro que emagrece, que ajuda a manter o peso ideal e que tonifica o corpo, mas muito além disso, quando você pratica ao menos 20 minutos de atividade física diariamente, seja em uma academia ou fazendo uma simples caminhada, você percebe os benefícios que isso oferece, como:

  • Melhora da postura;
  • Diminuição de riscos de diabetes;
  • Tonificação dos músculos;
  • Aumento da densidade óssea;
  • Melhora na respiração.

E todos esses benefícios você consegue encontrar nas diversas modalidades de atividade física que você pode praticar. E por falar nisso, no próximo tópico, falaremos sobre algumas dessas modalidades.

Tipos de atividades físicas

Na verdade, existem muitas modalidades diferentes e não caberiam todas elas aqui. Mas vamos falar sobre as mais procuradas, como no caso da contratação de um personal trainer para idosos.

Engana-se quem acredita que a terceira idade não precisa de atividade física, porque precisa e muito. Após os 60 anos, diversas doenças podem se desenvolver rapidamente por causa do envelhecimento natural e, para evitar isso, é importante que os idosos pratiquem atividade física regularmente.

O combate à osteoporose, por exemplo, deve ser prioridade na vida dos idosos, e uma das maneiras de se fazer isso é por meio de atividades como a hidroginástica, por exemplo.

Um bom personal trainer irá adaptar os exercícios dessa modalidade para a terceira idade, além de qualquer outra modalidade que o idoso quiser praticar.

No caso da hidroginástica, por exemplo, além de beneficiar os ossos, também beneficia a respiração e a musculatura, portanto, uma modalidade de atividade física completa para as pessoas da terceira idade.

Mas o idoso, assim como as outras pessoas, também pode frequentar uma aula de ginástica em uma academia comum. Inclusive, muitas academias oferecem aulas de ginástica para a terceira idade se exercitar, fazer amizade e melhorar o condicionamento físico e a saúde.

Além dos idosos, crianças e adolescente em fase de desenvolvimento também podem realizar aulas de ginástica adaptadas para sua idade. A atividade física nessa idade é muito importante para ajudar no desenvolvimento, fazendo com que crianças e adolescentes cresçam com mais saúde.

Outra modalidade bastante conhecida é o treino funcional, um tipo de exercício físico que se baseia em atividades normais do ser humano. Essas atividades são correr, pular, puxar, agachar, empurrar, dentre outras atividades corriqueiras.

Esse tipo de treino ajuda o praticante a ganhar mais força, equilíbrio, resistência, agilidade dentre outras melhoras físicas.

Mas independentemente do tipo de atividade física, ou se você faz uso de suplementos como o whey protein para engordar com massa muscular, é extremamente importante que você tenha uma alimentação saudável.

Uma alimentação rica em vitaminas e minerais é indispensável para fazer o seu treino valer a pena, em qualquer modalidade de atividade física.

Os suplementos ajudam você a ter mais disposição e ajudam o seu corpo a atingir o seu objetivo mais rapidamente, mas isso não significa que eles substituam a alimentação. A saúde você só consegue se alimentando bem e tomando muita água.

Agora que você conhece algumas modalidades a mais e a importância real da atividade física, não espere muito tempo. Proporcione ao seu organismo muito mais saúde e força, o que garantirá a você muito mais qualidade de vida.

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