mercado de trabalho
Sem categoria

O que é catarata: doença que afeta a visão de milhares de pessoas ao redor do mundo

Os olhos são órgãos que desempenham importante função em nosso corpo: eles são responsáveis pela nossa visão, sentido crucial para a nossa sobrevivência, que permite percebermos o ambiente à nossa volta.

Com o passar dos anos, os olhos estão perdendo sua eficiência ao enxergar. As muitas células que compõem esse importante órgão vão morrendo ou enfraquecendo, prejudicando a visão.

Por isso, é importante cuidar da visão desde cedo, para que problemas de visão como a vista cansada (presbiopia), perda de sensibilidade à luz, olhos secos e irritados, glaucomas e catarata, por exemplo, sejam retardados ou evitados. 

A catarata, no que lhe concerne, é uma das enfermidades que podem atingir a nossa visão. Ao redor do mundo, milhares de pessoas sofrem com essa doença que afeta a qualidade da vista, diminuindo a qualidade de vida dos indivíduos que sofrem com ela. 

Neste artigo, leia quais são as prováveis causas para a catarata e adote os devidos cuidados para tentar retardar ou evitar este problema tão incômodo para a visão humana. 

Causas da catarata

A catarata é uma doença que atinge os olhos, reduzindo gradualmente o poder de alcance da visão das pessoas atingidas por esta enfermidade ou até mesmo provocando a cegueira total, dependendo dos casos.

O problema é comumente visto em pessoas que estão em idades mais avançadas, a partir dos cinquenta anos. É uma doença que ocorre naturalmente no ser humano devido à questão do envelhecimento.

Porém, pode ser adiantado por mal cuidados com a visão, a respeito de exposição sem cuidados a fumaças, como de tabagismo ou de fogões a lenha, por exemplo. 

Na catarata, o cristalino, lente natural dos olhos que está localizada posterior à íris, é atingida por uma lesão que o torna opaco, ou seja, perde sua transparência, causando o problema de visão.

Por perder sua transparência, as ondas de luz eletromagnéticas não conseguem ultrapassar o cristalino e chegar na retina, local onde a luz é absorvida e enviada para processamento no cérebro.

Por isso, o indivíduo começa a enxergar quase nada ou até mesmo a ficar totalmente cego. Dessa forma, é preciso cuidar da saúde dos olhos o quanto antes possível. Em caso de sintomas da catarata, a visita ao oftalmologista é urgente.

A perda de visão pela catarata pode ocorrer gradualmente. Com os anos, a pessoa desenvolve primeiro a chamada vista cansada (a presbiopia). Conforme vai envelhecendo, esse quadro pode desenvolver a catarata.

De uma visão que enxerga pouco de perto, os olhos vão sendo afetados pelos efeitos da opacidade da lesão ocasionada pela catarata. Se não tomado os devidos cuidados, a cegueira total pode ocorrer.

Tratamento

O tratamento para a catarata ocorre através de um processo cirúrgico em que o cristalino é retirado e substituído por outra lente que é artificial é feita conforme as necessidades do paciente (tamanho e outras especificidades). 

Graças ao avanço da tecnologia e da medicina, a cirurgia ocorre rapidamente, em torno de quinze a vinte minutos. O paciente é anestesiado localmente e liberado no mesmo dia.

No pós-operatório, cuidados devem ser tomados como em qualquer outra cirurgia. Evitar inclinar a cabeça e movimentos bruscos devem ser observados pelo paciente. 

Além disso, o uso de colírios só deve ser feito a partir de prescrições médicas, pois, um colírio errado pode desenvolver glaucoma no indivíduo. 

Cuidados com a visão

Enquanto jovem, todos devem cuidar da saúde dos olhos para que este e outros problemas sejam evitados, ou pelo menos, retardados. Uma dieta balanceada, rica em alimentos com vitamina A melhora a saúde da visão.

Além disso, você pode contar com o Visium Max, uma solução totalmente natural que te ajuda a cuidar da saúde dos olhos, evitar a catarata e diminuir o desconforto nos olhos, tudo de maneira segura e aprovada pela Anvisa. 

Este artigo foi produzido pelos Redatores do Radio Agencia  e Na Cozinha do Dezim