Saúde

O frio faz gastarmos mais calorias?

Confira se esse frio ajuda na perda de peso e quais práticas podemos fazer para melhorar nossa saúde

Com o frio chegando, é comum que alguns hábitos do cotidiano sejam alterados, principalmente aqueles relacionados à comida.

Nesse período, começamos a ingerir mais alimentos calóricos e fazer mais lanches entre as refeições.

Isso acontece porque nosso corpo precisa de mais energia para nos manter aquecidos.

Por mais que utilizar roupas quentes ou dormir com um edredom macio ajudem no processo, eles não nos dão a energia que precisamos para manter uma temperatura corporal saudável.

Mas, com uma necessidade maior de energia, muitas pessoas acabam acreditando que o frio faz a gente gastar mais calorias.

Será que é verdade? Continue lendo este artigo para descobrir!

O que acontece com o nosso corpo no frio?

Pelos arrepiados e as extremidades mais frias — como mãos e pés — são sintomas comuns causados no nosso corpo pelo frio.

Mas, o que será que acontece dentro do nosso organismo quando a estação mais fria chega?

No nosso cérebro, existe uma região que é a responsável por manter a temperatura corporal equilibrada.

Quando o inverno chega e o nosso corpo começa a sentir mais frio, essa região se comunica com o sistema nervoso para aumentar a liberação de energia.

Esse processo acaba estimulando a termogênese, que é a capacidade do corpo de queimar calorias para gerar mais calor.

Dessa forma, o aumento da geração de energia no frio usa nossas calorias como combustível para nos manter aquecidos.

Isso significa que podemos comer mais à vontade?

Por mais que nosso corpo gaste mais calorias no frio, a quantidade gasta não é o suficiente para gerar uma perda de peso realmente considerável.

Nessa época do ano, temos a vontade natural de comer mais, mas fazer isso não fará com que a perda seja maior.

Devemos lembrar que mesmo ingerindo mais alimentos calóricos, no inverno as pessoas costumam parar de praticar atividade física.

Sendo assim, uma parte dessas calorias o corpo usa para gerar calor, enquanto a outra fica parada no corpo.

No entanto, é importante considerar que podemos tirar vantagem dessa condição e perder peso.

Essa época do ano é a melhor para você praticar exercícios e se alimentar bem, pois, dessa forma, será possível queimar mais calorias.

Quais boas práticas aplicar nessa estação?

Manter a dieta e a rotina de exercícios físicos é a chave para o sucesso durante o inverno.

Mas existem algumas boas práticas que você pode aplicar na sua rotina para garantir a sua saúde na estação.

Não restrinja o consumo de certos alimentos

Essa dica pode parecer estranha, mas é fato que restringir alimentos não faz bem à saúde.

Seguir dietas da moda muito radicais, que excluem certos alimentos das refeições, pode causar sérios danos à saúde. 

A melhor alimentação que você terá é aquela que é equilibrada, onde você pode comer um pouco de tudo nas medidas certas que seu corpo precisa.

Mantenha-se hidratado

No frio, é comum se desidratar mais facilmente, já que começamos a ingerir menos água. Mas, nessa estação, a hidratação corporal deve ser mantida como prioridade.

Para isso, sempre tome a quantidade ideal de água diariamente, e tente adicionar na sua dieta alimentos que ajudam na hidratação.

Um bom exemplo são as sopas e os chás, que, além de quentinhos, também ajudam o corpo a se manter hidratado.

Evite o dia do lixo

Quem faz dieta já conhece e deve até ter separado um dia na sua semana para ser o dia do lixo, ou seja, o dia em que todos os alimentos, principalmente os mais gordurosos, estão liberados.

Porém, manter esse dia pode prejudicar, e muito, a sua dieta. Ele costuma ser utilizado por quem mantém uma dieta restritiva durante a semana e acredita merecer uma recompensa por isso.

Como falamos acima, uma dieta boa é uma dieta equilibrada, e esse equilíbrio deve ser mantido todos os dias.

Durante a semana, você pode, sim, comer uma comida mais doce ou gordurosa.

O segredo para que elas não afetem a sua dieta está na quantidade.

Ingerir quantidades pequenas de um bolo ou de um salgadinho não afetará a sua dieta e irá ajudar para que você não precise manter o dia do lixo.

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