Cuidados Laboratório

Está montando seu laboratório? Confira as dicas!

Montar um laboratório químico e/ou de análises clínicas não é uma missão fácil: Devem ser tomados muitos cuidados e prezar sempre pela segurança, pois qualquer erro pode gerar um grande acidente.

Sendo assim, algumas dicas sobre como montar um Mobiliário para laboratório devem ser dadas e, principalmente, alguns itens e equipamentos essenciais destacados.

Por isso, segue uma lista com algumas mobílias necessárias em qualquer laboratório dos ramos citados no início:

  • Armário corta-fogo – muito útil para armazenar materiais inflamáveis;
  • Chuveiros especiais;
  • Lava-olhos – em casos de acidentes na região ocular, um desse é indispensável;
  • Capelas – para exaustão de gases tóxicos, os quais, quando inalados pelos funcionários, podem causar muitos problemas de saúde;
  • Cabines sensoriais;
  • Castelos;
  • Entre outros – e mais simples, como mesas, cadeira, etc.

Adiante, há diferenças entre os componentes básicos para cada tipo de laboratório

Sendo assim, seguindo nas especificações, os Móveis para laboratório manipulação podem mudar um pouco em relação à móveis para laboratórios escolares.

Os quais são mais simples –, pois, no primeiro caso, como há ali um alto uso de matérias-primas para novos remédios e manipulações com produtos bioquímicos, o uso de medidores muito precisos.

Tubos de ensaio, refrigeradores, gaveteiro homeopático, bancada de encapsulamento, entre outros itens, será extremamente necessário.

Ou seja, em uma farmácia de manipulação, os equipamentos serão muito mais voltados aos processos de preparo de produtos específicos e feitos por encomenda.

Já no segundo caso, o Mobiliário laboratorio escolar será mais simples e voltado principalmente para experimentos químicos e bem fáceis de serem realizados.

Por se tratar de um local com pessoas – alunos – que não têm tanta experiência com o assunto.

Por isso, é necessário apenas algumas mesas – preferencialmente de mármore –, cadeiras, tubos de ensaio simples, alguns utensílios básicos e armários.

Porque geralmente, nesse caso, nem as experiências feitas serão armazenadas – claro, vale lembrar que um lixo especializado deve ser utilizado.

Em casos industriais, como nas indústrias que trabalham com produtos químicos em massa e nas alimentícias/farmacêuticas, os Móveis para laboratório são mais elaborados.

Por causa do número de funcionários que ali trabalham e, principalmente, pelo fato de sempre estarem trabalhando com grandes volumes de produtos químicos – os quais podem ser tóxicos e/ou inflamáveis.

Nesse caso, é sempre importante ter uma capela, pois ela consegue, além de oferecer proteção através de um vidro caso ocorram pequenas explosões e afins, fazer o escoamento dos gases tóxicos.

Trazendo assim maior segurança para os pesquisadores do local

Além disso, o armário corta-fogo também constitui item essencial: quando se trata de armazenar produtos que possam causar acidentes como explosões, por exemplo, não há equipamento melhor.

Adiante, os preços dos componentes citados ao longo do texto podem variar muito. No geral, não é barato mobiliar um laboratório, e por isso é muito importante fazer um orçamento antes de começar a montagem.

O Armário para laboratório preço, por exemplo, pode custar, nos casos mais simples, em torno de R$1.500,00, chegando até R$7.000,00 em armários mais elaborados.

Vale lembrar que nos dias de hoje, em casos extremos, o preço pode ser muito maior, pois há armários até mesmo digitais.

Ainda mais, os móveis e equipamentos são diferentes para as análises clínicas

Nesse caso, Móveis para laboratório de análises clínicas variam muito.

Por exemplo: em locais onde são feitas análises muito minuciosas, mesas para funcionários deverão ser instaladas, pois muitas pessoas trabalharão no local para atender à demanda.

Além disso, há também a necessidade de computadores, para checagem e análise de dados através de programas, sejam esses pela internet ou não, e também, alguns microscópios e afins são totalmente úteis.

Para a colocação desses equipamentos, como já citado, mesas deverão ser compradas, e as mesas em L são ótimas para esse tipo de serviço, pois conseguem alocar todos os itens em um local só.

Ademais, prateleiras e/ou displays também são muito úteis, isso sem citar os mais importantes e básicos: capelas, chuveiros, lavabos, tanques, e itens básicos como medidores, funis, béquer, entre outros.

Por fim, montar um laboratório é algo que deve ser feito com muito cuidado, pois materiais perigosos estarão reagindo ali – em alguns casos – e a vida dos funcionários do local.

Assim como a própria estrutura do mesmo, dependem da qualidade e funcionalidade dos materiais comprados.

Sejam eles os móveis instalados ou os equipamentos básicos de trabalho.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *