Bem estar Exercícios

Mitos e verdades sobre Pilates

Pilates emagrece ou só fortalece? Pode substituir a musculação? Ninguém tem dúvidas que o exercício é excelente e vem ganhando cada vez mais adeptos ao trabalhar com 5 princípios básicos: respiração, concentração, precisão, controle e fluidez.

Só que a prática existe há tempo suficiente para criar seus próprios folclores e, para evitar desinformação e mal entendidos, vamos desvendar alguns mitos e verdades sobre Pilates

  1. “Pilates é uma boa maneira para perder peso” 

MITO

As aulas de pilates apresentam muitos benefícios para o corpo, mas a perda de peso não é exatamente seu objetivo. A atividade trabalha para proporcionar melhor consciência corporal e controle dos movimentos, ajudando no fortalecimento e na flexibilidade.

A consequência de todo esse movimento é um estímulo ao melhor funcionamento do organismo, acelerando o metabolismo, o que pode ajudar no emagrecimento, afinal toda atividade sempre ajuda mais do que ficar parado. Você sabia que uma hora praticando Pilates gerar um gasto calórico de 200 a 400 kcal?

Agora, se você busca queimar calorias mesmo, então melhor aliar suas aulas de Pilates com outros exercícios. Aliás, existe um leque enorme de possibilidades: natação, corrida, bicicleta e zumba, por exemplo, serão certamente eficazes.

  1. “Pilates é recomendado para pessoas obesas”

VERDADE

Mesmo que o principal objetivo não seja o emagrecimento, o Pilates é muito indicado para obesos porque, diferente de outras atividades, não apresenta barreiras como a sobrecarga articular.

Os exercícios são diversos e muitos deles são feitos na posição sentada, o que minimiza as sobrecargas e protege as articulações, além de ser uma atividade que não leva à exaustão. 

  1. “Pilates é apenas para mulheres”

MITO

Talvez por causa do fortalecimento dos músculos abdominais e pélvicos inferiores, que traz uma série de vantagens, além de outros benefícios do pilates para as mulheres, a atividade é frequentemente percebida como exclusiva para elas.

Mas nada poderia estar mais longe da verdade. Primeiro, ele foi inventado por um homem, Joseph Pilates. Em segundo lugar, muitos atletas do sexo masculino usam os movimentos de Pilates como um complemento perfeito para musculação e treino de cardio.

  1. “Pilates fortalece os músculos”

VERDADE

Todos os exercícios do método visam o fortalecimento da musculatura estabilizadora profunda do abdômen, a mobilidade das articulações, a reeducação do movimento e maior consciência corporal, melhorando a postura e deixando os músculos mais alongados e tonificados.

  1. “Pilates pode substituir a musculação”

MITO

A verdade é que as duas atividades se complementam. Enquanto a musculação trabalha com o objetivo de ganhar massa muscular, o Pilates busca o controle e equilíbrio dos movimentos, favorecendo a coordenação motora e aumentando a força, com utilização de molas e do próprio peso do corpo. 

No quesito definição do corpo, ele pode até contribuir para a perda de gordura, mas ele não vai definir seu corpo como a musculação. Claro que o fortalecimento dos músculos das pernas e braços e o delineamento da cintura e dos glúteos poderão ocorrer em decorrência da prática, demonstrando resultados mais a longo prazo. 

Só que não dá para dizer que isso vai acontecer com todos os praticantes de Pilates, pois além de cada corpo ser um, existem outros fatores que também fazem diferença: alimentação, estilo de vida e resposta do corpo à atividade. Existem pessoas com mais facilidade para ganhar massa magra, outras com menos, e assim por diante. 

  1. “Pilates auxilia no treinamento funcional”

VERDADE

O treinamento funcional, tão em moda hoje em dia, foi criado nos Estados Unidos, mas só chegou aqui no Brasil nos anos 90. Ele se baseia nos movimentos naturais do ser humano, como pular, correr, puxar, agachar, girar e empurrar. Proporciona força, equilíbrio, condicionamento, resistência e agilidade.

Nesse cenário, a função do Pilates é trabalhar uma movimentação que evite possíveis lesões durante o treino funcional, além de desafiar o corpo a desenvolver as capacidades físicas o tempo todo. Assim, as duas técnicas formam uma combinação perfeita.

Os mitos e verdades sobre Pilates mostram que em todo mito pode haver alguma verdade, mas também muita desinformação. Para resumir, o Pilates é um exercício excelente tanto para homens e mulheres e que pode ser uma boa escolha para quem busca uma atividade física. Conheça os benefícios do Pilates e faça o teste!

Texto produzido por Essência Yoga

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *