profissional
Alimentação Exercícios Saúde

Manter a saúde em dia com acompanhamento profissional

A prática de esportes está intimamente ligada à saúde e ao bem-estar de uma pessoa. Há diversas modalidades que podem ser praticadas de diferentes formas, seja em casa, seja em uma academia, seja ao ar livre.

Uma caminhada pelo parque pode trazer diversos benefícios, que muitas vezes evitam dores musculares, tonificam os músculos de todo o corpo, fortalecem o coração e dão mais fôlego aos atletas, mesmo aos amadores.

Personal trainer e nutricionista

Mas para poder realizar os exercícios de maneira correta, é preciso ter alguns acompanhamentos profissionais, que ajudam do desenvolvimento corporal, conforme a prática se intensifica.

Na área médica, é preciso estar atento aos impactos que os músculos irão sofrer, no caso da prática de exercícios como corridas e musculação.

As juntas dos braços e pernas devem estar sem nenhuma lesão para que os impactos não causem danos, amplificando os problemas pré-existentes. Nesses casos, o ideal é fazer um tratamento, com o uso da medicina, e então procurar os exercícios que mais se encaixam para o tipo de corpo.

A área nutricional também deve ser acompanhada por um profissional para que a dieta seja balanceada com produtos alimentícios que deem energia e vigor.

O corte de açúcar e alimentos açucarados, como bolos, doces e refrigerantes pode ser necessário, dependendo do tipo de exercício que será praticado, e qual o objetivo da prática esportiva.

A contratação de um personal trainer particular pode ser ideal para poder indicar quais os exercícios que serão praticados, qual o tempo dedicado para cada equipamento de academia, e quanto de tempo de corrida em esteira, dentro de uma academia, ou a céu aberto, em uma pista de corrida, pode ser praticado.

O aquecimento antes do treino, e após as práticas esportivas, para relaxamento dos músculos, também deve ser de responsabilidade desse profissional, que pode passar exercícios fundamentais ligados ao treino funcional específico para cada aluno.

Para prevenir lesões e melhorar a performance, muitos profissionais estão adaptando esse tipo de treino, buscando na própria função corporal cada movimento de exercício, trabalhando a coordenação motora, a flexibilidade, o equilíbrio, a força e a agilidade de cada pessoa.

Com isso, é possível aplicar cada exercício de forma individualizada, respeitando os limites de cada aluno, e fazendo com que ele reconheça a capacidade de ultrapassar obstáculos, cada vez que ele surgir, seja na academia ou ao ar livre.

A velocidade também é um item a ser trabalhado nesse tipo de exercício particular, e que pode trazer diversos benefícios para aqueles que o praticam.

Para alcançar o maior número de praticantes, é importante ressaltar os benefícios que esse tipo de exercício traz para os atletas, mesmo os amadores:

  • Melhora na postura corporal, sentado e em pé;
  • Aprimoramento de realização de tarefas diárias;
  • Tonifica os músculos e ajuda no emagrecimento;
  • Ajuda na respiração e na mentalização.

Como é um uma prática esportiva que utiliza bastante o peso do próprio corpo, esse tipo de exercício também pode ter o uso de equipamentos e acessórios, quando praticados em um ambiente controlado, como uma academia de ginástica ou de musculação.

Desenvolvimento corporal com apoio de um profissional

A prática de exercícios, com o acompanhamento de um profissional, como um personal trainer, e o uso de equipamentos para academia, pode ajudar na queima de calorias, e no fortalecimento dos músculos, se tudo for acompanhado por uma dieta equilibrada, e que atenda, de maneira correta, as necessidades de consumo diário de alimentos com pouca gordura e zero açúcar.

Para aqueles que preferem ganhar massa muscular e continuar praticando exercícios com a ajuda de aparelhos de academia, a boa notícia é que esse tipo de espaço está à disposição na maioria das cidades em todo o país.

A diminuição de gordura localizada, principalmente na região abdominal e nos glúteos, e o aumento de massa magra, podem ser alcançados com o uso correto dos equipamentos disponíveis nesses espaços ligados à saúde.

Com o andamento do treinamento e o aumento de exercícios praticados, os limites se ampliam, com a busca por uso de aparelhos de academia profissional que podem oferecer diferentes movimentos musculares e levantamento de peso, atrelado aos exercícios praticados.

Para aqueles que preferem realizar a prática esportiva no conforto do lar, mas ainda assim com o acompanhamento de um profissional da área de educação física, é preciso entender que o mercado oferece equipamentos especiais, que ocupam pouco espaço e permitem a realização de diversos exercícios com o uso de um aparelho de ginástica completo, com diversos pesos e tamanhos adaptados.

O importante é não dar vez ao sedentarismo e procurar um tipo de exercício que seja agradável e não prejudique o corpo.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *