Hoje o tema de vida saudável está cada vez mais em voga, seja nas redes sociais, seja nas capas das revistas e programas de TV, e, isso porque os hábitos tanto alimentares como comportamentais estão guinando para um estilo sedentário.
Não é à toa que hoje já existe pos graduacao em pilates, que visa capacitar profissionais para atender os mais diversos tipos de pessoas com exercícios localizados, fáceis de realizar e que garantem um resultado rápido e adequado.
Além do pilates outro tipo de exercício que vem ganhando cada vez mais adeptos são as danças, que possuem diversos tipos de estilos, desde os mais eletrônicos e gingados, como a zumba e o zouk, até aula de sertanejo, que ensina como dançar a boa e velha música caipira.
Mas para manter uma vida saudável é necessário ir um pouco mais afundo sobre as atividades físicas, e conhecer mais detalhadamente cada tipo de modalidade de exercícios.
É importante salientar, que para ter uma vida saudável é necessário ter uma alimentação equilibrada com bastante fartura de frutas, verduras e legumes.
Modalidades de exercícios físicos
Dentro do campo das atividades físicas encontramos diversas modalidades, e cada uma delas é para um determinado resultado e deve ser definido por um profissional de educação física qual o melhor tipo para você. Algumas modalidades são:
1. Exercícios aeróbicos
Os exercicios aerobicos são aqueles que permitem uma maior oxigenação dos músculos, ou seja, os movimentos realizados por esse grupo de exercícios necessitam de oxigênio, fazendo o coração trabalhar mais rápido para fazer o bombeamento do sangue.
Outra característica desses exercícios é sua prolongação por diversos minutos. O profissional que monta um programa de exercícios aeróbicos deve procurar responder a alguns aspectos, como:
1.1. Duração
É importante lembrar que uma sequência de exercícios aeróbicos deve durar cerca de vinte minutos a uma hora.
1.2. Frequência
Quem define isso é seu personal trainer, que, junto com você, define se será três vezes ou cinco vezes na semana, ou até mais.
1.3. Intensidade
Isso é um ponto importante dentro do exercício aeróbico. Estudos apontam para um uso de 60% a 90% da capacidade cardíaca do indivíduo, garantindo ganhos na musculatura e na capacidade cardiovascular.
Recomenda-se iniciar o treino de forma tranquila e aumentar a intensidade aos poucos. As vantagens dos exercícios aeróbicos são:
- A diminuição de gordura no corpo;
- Melhora na qualidade do sono;
- Diminui a pressão sanguínea;
- Regulariza os níveis de colesterol, entre outros.
Os exercícios aeróbicos podem ser realizados tanto com equipamentos como sem, como o pilates onde alguns estúdios possuem aparelhos de pilates para assegurar o desfrute máximo do exercício.
2. Exercícios funcionais
Além dos exercícios aeróbicos, há também os exercicios funcionais, que possuem movimentos aeróbicos. A grande vantagem desse tipo de exercício é que não é necessário quase nenhum equipamento, apenas uma instrução correta de como realizar os exercícios.
Eles são feitos em sequências de exercícios, onde cada “posição” é repetida entre 10 a 30 segundos, e após uma sequência é dado uma pausa, e depois é retomado. Assim como os aeróbicos, os funcionais queimam muita gordura e fortalecem os músculos.
3. Hidroginástica
Essa é uma atividade física que tem muito preconceito, isso porque se tem a noção de que apenas grávidas ou idosos podem realizar.
A grande notícia é que a hidroginástica para jovens é muito recomendada por médicos, devido ao fato de oferecer diversas vantagens.
Uma das vantagens para jovens ao optar por esse tipo de exercício é a melhora na capacidade cardiorrespiratória, no aumento da resistência muscular, dando a eles mais flexibilidade e força além de emagrecer.
A hidroginástica pode ser feita com equipamentos como halteres, luvas ou steps, e alguns movimentos são feitos sem equipamentos. Uma aula de hidroginástica tem aproximadamente 45 minutos.
Benefícios das atividades físicas
O principal benefício para a prática regular das atividades físicas é manter seu corpo em equilíbrio. Manter o equilíbrio permite uma plenitude da vida mais agradável e tranquila, além de trazer paz e bem-estar para o seu corpo e para as pessoas que convivem ao seu redor, já que uma vida equilibrada melhora o humor e ainda faz bem para a pele.
Ter uma vida saudável é um desafio muito agradável e prazeroso, afinal, é muito importante aproveitar o que temos de melhor, que é a vida e suas emoções.