Exercícios

Lutas e suas modalidades

É cada vez maior a procura por aulas de luta em academias. As pessoas buscam bem estar-físico e mental, alívio do estresse e da ansiedade, além de melhora do condicionamento físico e disciplina praticando esse tipo de esporte. Independente da modalidade, os diversos tipos de lutas agregam força e relaxamento.

As artes marciais, por exemplo, envolvem diversos ensinamentos, como os valores, a ética e a cultura da civilização do Oriente, de onde surgiu essa modalidade.

Hoje em dia, a busca pela prática esportiva não envolve só a saúde física, como emagrecimento, fortalecimento de músculo, desenvolvimento da habilidade de coordenação, entre outros, mas também a busca pelo equilíbrio entre corpo, mente e espirito.

Especialistas afirmam, inclusive, que crianças que praticam artes marciais são alunos com melhores desempenho na escola. Isso mostra que não existe idade para começar a lutar.

As modalidades de lutas, seja ela boxe, muay thai ou qualquer outro tipo, faz com que o organismo libere altas quantidades de endorfina, que dão a sensação de prazer.

Por esse motivo, não existe idade certa para começar a lutar. Basta pesquisar quais as modalidades existentes e qual delas se encaixa melhor naquilo que você busca. Abaixo segue uma lista com algumas das mais comuns:

  • Jiu jitsu;
  • Boxe;
  • Judô;
  • Karatê;
  • Taekwondo;
  • Capoeira;
  • Muay thai;
  • Kung fu.

Conheça mais sobre cada modalidade de luta

O jiu jitsu é uma arte marcial conhecida também como jogo de xadrez humano, já que seus fundamentos exigem muito raciocínio lógico e inteligência.

Com a evolução dos treinos, o praticante consegue evoluir mental e psicologicamente, ou seja, essa modalidade serve para auxiliar no autocontrole, equilíbrio mental, além de ensinar sobre hierarquia e respeito.

Já  o boxe, que antes era praticado em sua maioria por homens, hoje já tem muitas mulheres adeptas, que buscam obter uma melhor coordenação motora, além de contribuir com a defesa pessoal.  A procura por uma academia de boxe para praticar essa luta está cada vez maior.

Com origem no Japão, o judô em pé tem como principal objetivo causar o desequilíbrio do oponente, sem perder o próprio equilíbrio. Já na luta de solo, o atleta tem que controlar e procurar render o adversário.

Dessa forma, ele também auxilia nos aspectos de desenvolvimento do corpo, equilíbrio e a tomar atitudes mais ágeis. A outra luta de origem japonesa é o karatê e possui características como: socos, chutes e golpes de mão aberta,.

Esse tipo de luta ganhou muita visibilidade, principalmente devido os diversos filmes exibidos  no cinema. A principal habilidade do carateca é ter reflexo e velocidade para se defender.

Já no taekwondo, o chute é a principal ação desempenhada pelo praticante, ou seja, há um ótimo desenvolvimento dos membros inferiores, melhorando a resistência e o equilíbrio.

Pensando no Brasi, a arte macial é a capoeira, que foi trazida pelos escravos africanos em território brasileiro como modo de defesa.

Ditada pelo ritmo do berimbau, a capoeira é um misto entre luta e dança. Além de todos os benefícios trazidos pela prática da luta, o capoeirista precisa estar sempre atento à música e à ginga. Dessa forma, a criatividade é estimulada, pois é necessário se movimentar de forma coordenada com o adversário.

O muay thai é uma luta que surgiu na Tailândia e também é conhecida como a arte dos oito membros, pois oito pontos de contatos do corpo são usados para substituir as armas tradicionalmente usada nos combates, como as espadas, por exemplo. É uma modalidade de luta cada vez mais procurada pelo público feminino e tem variações como o muay thai fitness.

Assim como o karatê, o kung fu se popularizou por causa do cinema, com o Kung Fu Panda e o inesquecível Bruce Lee. Esse tipo de arte marcial é oriunda da China e também estimula a concentração e estágio mais avançado da autodisciplina.

MMA: Mixed Martial Arts

A mistura de todas essas modalidades de lutas citadas acima deu origem a um campeonato. A luta ufc, ou seja, Ultimate Fighting Championship é uma organização americana que une todas essas artes marciais.

Uma das principais características do campeonato de UFC é o famoso octógono, um ringue que possui oito lados que são fechados por grades. Os combates são feitos em três fases de cinco minutos cada. Quando há disputa de título, o número sobe para cinco.