Consultas Cuidados Exames Gravidez

Gravidez: a importância das consultas e dos exames de rotina

A gravidez é um dos momentos mais especiais na vida de uma mulher. Além de anunciar a chegada de um novo integrante da família, também promove situações singulares que marcam de maneira positiva esse período.

Justamente pela importância desse momento, os cuidados no período gestacional são fundamentais. O pré-natal comporta diversas etapas, que abrange consultas de rotina e exames específicos, de modo a monitorar com bastante atenção todo o período gestacional.

Isso é importante, pois cada etapa da gestação possui suas especificidades, demandando cuidados específicos e atenção, de modo que a gestação se conclua de maneira positiva.

Sendo assim, após a descoberta da gestação, é preciso procurar por um médico ginecologista em São Paulo ou na região que for mais conveniente para a gestante, garantindo que o seu deslocamento seja fácil, pois o acompanhamento médico é fundamental.

A seguir, serão brevemente abordadas as características das consultas e dos exames gestacionais.

Consultas periódicas ao médico

As consultas são parte essencial do período gestacional e devem ser realizadas pontualmente. Normalmente, nos primeiros trimestres da gestação são realizadas visitas mensais e depois a frequência é semanal.

Esses momentos são importantes para que o acompanhamento da gestação ocorra corretamente, pois, em cada fase, é preciso realizar diferentes tipos de exames.

Por isso, durante a consulta ginecologista, ocorrem momentos como:

  • Verificação de peso e de pressão arterial;
  • Medição da circunferência abdominal;
  • Esclarecimento de dúvidas;
  • Solicitação de exames, etc.

O controle do peso e da pressão arterial são fundamentais para que a gestação ocorra tranquilamente. Isso, porque o ganho de peso acentuado e a pressão alta podem indicar fatores de risco.

Por isso, ser acompanhada por um profissional é essencial, garantindo que toda a assistência seja recebida e cada procedimento seja realizado no momento certo.

Além disso, nas consultas médicas, há o acompanhamento do crescimento da circunferência abdominal, que permite saber se o bebê está crescendo de maneira saudável.

A consulta também é o momento em que a paciente pode tirar todas as dúvidas sobre a gestação, administrando suas expectativas e conhecendo mais sobre cada fase da gravidez de maneira ampla.

É também o momento em que o médico solicita diferentes tipos de exames, de modo a acompanhar mais minuciosamente a evolução da gestação, além de que permite diagnosticar qualquer eventual problema durante o período gestacional com antecedência.

Por isso, tão importante quanto o comparecimento às consultas médicas, é a realização dos exames gestacionais, tornando possível conhecer as características pessoais de cada paciente e de seu bebê.

A importância dos exames gestacionais

Cada um dos exames realizados durante a gravidez apresenta resultados específicos sobre as etapas da gestação de uma paciente, tornando o acompanhamento mais personalizado e garantindo atenção especial a cada gestante.

Os principais tipos de exames solicitados durante o período gestacional são:

  • Exames de sangue;
  • Exames de urina;
  • Exames ginecológicos;
  • Exames de imagem, etc.

Os exames de sangue garantem resultados precisos sobre importantes aspectos do corpo da mulher. Por isso, entre os principais estão: o hemograma, a tipagem sanguínea, fator RH, glicose, HIV, toxoplasmose e outros.

Esses exames fornecem informações como alterações nas células do sangue, tipo de grupo sanguíneo, identificação de diabetes gestacional, presença ou não do vírus HIV e de toxoplasmose.

Caso algum problema seja encontrado, é possível realizar tratamentos para aumentar a proteção da mãe e do bebê.

Os exames de urina podem identificar possíveis infecções e a presença de proteína, fatores que precisam ser minimizados e tratados, evitando possíveis riscos.

Os exames ginecológicos, tal como o papanicolau, são realizados no primeiro trimestre, para acompanhar a saúde da paciente.

Já os exames de ultrassom morfológico e os ultrassons convencionais são de grande importância, pois eles permitem visualizar o bebê ainda no ventre materno. Eles são realizados por um profissional habilitado para realizar a leitura adequada do exame.

O ultrassom é feito de maneira simples, com o deslizamento de um aparelho pelo abdômen da mãe, captando imagens e transmitindo-as por meio de um monitor de paciente.

Nesses exames, é possível obter medidas, verificar o sexo do bebê, verificar se o crescimento está dentro dos padrões de normalidade e, inclusive, ouvir os batimentos cardíacos.

Além das características de análise, os exames de ultrassom também aumentam a expectativa da gestante, tornando o momento especial, principalmente quando há a possibilidade de realizar o ultrassom 3d, que permite identificar detalhes do rosto do bebê por meio da projeção dimensional.

Uma clínica ultrassonografia oferece diferentes tipos de exames de imagem, que permitem acompanhar o desenvolvimento da gestação desde o princípio.

Assim, é possível perceber a importância das consultas e exames durante toda a gestação, promovendo maior controle de cada fase e tornando a gravidez mais tranquila.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *