dormir melhor
Saúde

Fatos sobre o sono e como dormir melhor

Quantas horas preciso dormir? O que pode causar insônia? São dúvidas que uma hora ou outra surgem para todo mundo. Aqui você vai entender sobre como resolver esse problema de forma simples!

 

Vários fatores externos podem afetar a necessidade de sono, eles variam e mudam ao longo da vida, dependendo de qual fase da vida você se encontra e como está sua situação de vida no momento.

Algo que também determina quanto você precisa descansar é a eficácia, ou seja, o quanto dura seu sono profundo.

A idade também afeta a necessidade. Os bebês, nascidos recentemente, dormem quase 24 horas por dia. A partir daí, essa necessidade diminui gradativamente ao longo da vida,

Com exceção dos adolescentes que têm grande necessidade de descanso, as pessoas idosas precisam dormir menos por noite, enquanto acordam com mais facilidade. 

Quanto você precisa dormir varia e depende do que você precisa para ficar alerta e lidar com o dia.

É por isso que você precisa descansar

O sono é a maneira do corpo de deixar o cérebro se recuperar. Quando você dorme, sua temperatura corporal, frequência cardíaca, hormônios do estresse e pressão arterial diminuem. Os músculos relaxam. 

O sistema imunológico é ativado e os hormônios são formados durante a noite, o que em outras palavras significa que o corpo se repara quando você dorme.

A longo prazo, pode haver o risco de contrair doenças se você não dormir o suficiente por um longo período, como a  labirintite

O aumento da produção hormonal durante a noite é uma das razões pelas quais as crianças e os adolescentes têm que dormir mais do que os adultos. É quando o hormônio do crescimento é formado.

Ao mesmo tempo, é tão importante se livrar da energia, ou seja, ser ativo, movimentar-se e ficar feliz em ficar ao ar livre para aproveitar a luz do dia.

Dormir profundamente é o mais importante

A parte mais importante acontece principalmente durante a primeira fase. Depois, há fases mais curtas e períodos mais longos de sono mais leve, que é a parte em que sonhamos.

A primeira fase do sono profundo, que dura aproximadamente as primeiras quatro horas, é a mais importante. Dessa forma, é importante se planejar antes de ir para a cama.

Como melhorar o seu sono

Você pode melhorar de diversas formas naturais. Planejar a sua rotina diária vai te ajudar a diminuir a ansiedade para o próximo dia; evitar telas pelo menos 2 horas antes de ir para a cama.

 

Outra possibilidade benéfica para seu sono e saúde toda é recorrer a algum óleo essencial para te ajudar a relaxar mais durante o dia e principalmente a noite.

 

Óleos como o de hortelã-pimenta, camomila e mamona podem ser usados em um difusor de aromas durante a noite para inalar os aromas e deixar o corpo mais calmo e relaxado.

 

Você também deve gastar mais energia durante o dia caso esteja enfrentando problemas para dormir.

 

Fazer alguma atividade física como musculação, caminhada ou até praticar algum esporte pode te ajudar a dormir melhor  já que o corpo repõe as energias e recupera as fibras musculares durante a noite.

 

Muitas das vezes os problemas para dormir está ligado a rotina estressante de trabalho, pode tentar passar um tempo fora do escritório tradicional, e optar por um escritório compartilhado em um ambiente mais relaxante e descontraído. 

Existem muitos espaços de coworking com endereço fiscal em Jundiaí e muitas outras cidades pelo Brasil.