Exercícios Gravidez

Exercícios recomendados para grávidas

O sedentarismo não pode tomar conta do corpo em nenhum momento, nem para as grávidas. Estar em movimento, praticando atividades físicas que vão desde simples caminhadas até exercícios físicos elaborados, ajuda a saúde do corpo, tanto físico quanto mental.

Essa prática não deve ser restrita às pessoas. Ela deve estar à disposição de todos, de qualquer forma. Homens e mulheres, jovens e idosos, todos devem praticar alguma atividade física para o bem estar do corpo humano.

A prática de exercícios pode ser realizada durante a limpeza de uma casa ou a caminho do trabalho.

Saúde do corpo em movimento

As mulheres que passam por uma gestação são um grande exemplo de pessoas que precisam manter as atividades físicas regulares.

A disposição para encarar a maternidade se torna mais fácil, além de diminuir os enjoos e as dores musculares causadas pelo crescimento do bebê dentro do corpo.

Até mesmo o desenvolvimento do bebê é beneficiado, com o aumento de oxigenação pelo corpo. Para isso, é preciso procurar exercícios que sejam adequados a cada mês de gestação, evoluindo gradativamente conforme chega o momento do parto.

Até mesmo após o parto, a regularidade em manter o corpo em movimento vai ajudar, prevenindo doenças como a diabetes e a hipertensão.

A prática de exercicios funcionais vai trazer benefícios, como preparação dos músculos motores e cardiovasculares, recuperando a forma pós-parto. É claro que durante a gestação, os exercícios devem ser realizados com acompanhamento médico e com profissional de educação física.

Assim, as atividades físicas serão preparadas de acordo com os limites apresentados, respeitando os sinais que o corpo transmite.

Antes da gravidez, já é importante para a mulher praticar exercícios físicos, pois assim, durante a gestação, o corpo já estará preparado para um ritmo menor de atividades, e para que a liberação de um médico seja feita o mais cedo possível.

No início, a aula de pilates pode ser uma das práticas de exercícios físicos que irá ajudar a manter o corpo em movimento. Por fortalecer e alongar os músculos, este tipo de exercício pode ser trabalhado controlando a respiração. A postura fica melhor, mesmo com o crescimento do bebê dentro da barriga.

Para movimentar os braços e as pernas sem receber muito impacto, a aula de natação é um dos exercícios mais indicados para as grávidas que estão passando por esse período.

A prática permite o fortalecimento dos músculos de todo o corpo, aumentando também o fôlego e a resistência. A água é um dos elementos da natureza que traz alívio e sensação de paz, por isso é indicado também para que o bebê se sinta confortável no útero.

Além de manter o corpo em movimento, as gestantes podem realizar exercícios onde o impacto ao corpo seja o menor possível. entre os exercícios indicados para que a futura mamãe não tenha problemas de saúde, são:

  • Hidroginástica para o controle de peso;
  • Ioga para trabalhar o corpo e a mente;
  • Alongamento para melhorar a flexibilidade;
  • Ginástica localizada para aumentar a capacidade respiratória.

Até mesmo caminhadas, quando estas não incomodarem a gestante, estão liberadas. Tudo deverá ser realizado de acordo com a disposição e os limites impostos pelo corpo.

Estar bem com o corpo ajuda a mente, afastando as preocupações e mantendo a gestante centrada na realização do parto.

Itens indispensáveis pós parto

Será preciso respeitar os limites do corpo durante todo o momento da gestação. Mesmo após o parto, os cuidados com o corpo devem ser retomados gradativamente, para que o corpo das grávidas se habitue a uma nova realidade que é a chegada de um bebê.

Quando chega o dia do nascimento, tudo deve estar devidamente embalado, por isso é indispensável o uso de um saquinho de maternidade, onde estarão as primeiras roupinhas que o bebê irá utilizar assim que nascer. Esse mesmo item poderá ser utilizado depois, para carregar as trocas de roupa ou acessórios em passeios e viagens.

Adquirir lencinhos, fraldas, cobertores e travesseiros, até as roupinhas de inverno, verão, primavera e outono, é essencial. Todos estes itens devem estar devidamente lavadas e passadas para o uso dos bebês.

Por isso é indispensável que as grávidas prepararem um enxoval de bebê personalizado antecipadamente, facilitando a vida de todos que estão envolvidos neste momento tão especial.

A lavagem de todos os itens tem como objetivo eliminar qualquer tipo de ácaro ou fungo que possa ocasionar alergias. Mamadeiras e chupetas também podem ser personalizadas, deixando tudo ainda mais especial para o bebê e facilitando a identificação para os pais.

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