Saúde

Exercícios para melhorar o equilíbrio das crianças

O equilíbrio infantil está relacionado com o trabalho psicomotor, que tem auxílio no desenvolvimento motor e intelectual, além de estruturar a personalidade das crianças, em diferentes idades, inclusive. 

Sendo assim, é importante investir em brincadeiras que ajudam no desenvolvimento, além de práticas e atividades que estimulam esse processo.

O movimento corporal é um grande aliado para que a criança acumule experiências motoras. Dessa forma, ela tem a possibilidade de estruturar e entender o funcionamento do esquema corporal como um todo.

Esse processo auxilia na criação do controle sobre suas necessidades, permitindo que a criança conheça melhor seus desejos, encontrando maneiras de expressá-los, além de ter maior consciência sobre o corpo.

Separamos algumas formas de melhorar o equilíbrio da criança de forma divertida!

Atividades que estimulam o equilíbrio

As habilidades da criança podem ser trabalhadas de diversas formas, inclusive por atividades que lembram a Educação Física, além de brincadeiras lúdicas que geram movimento e noção corporal. 

Vamos separar em dois grupos para que fique bem claro o objetivo de cada um! No entanto, todas as atividades requerem investimento de esforço para serem realizadas.

Para os adultos as atividades podem até parecer simples, mas para as crianças, cada execução apresentada é desafiadora considerando o momento em que estão. Pois bem, entre as principais ações estão:

Brincadeiras

Você tem dúvida sobre o poder da brincadeira no desenvolvimento da criança? Então fica a dica: aposte todas as fichas nessa valiosa ferramenta. E se quer descobrir quais brincadeiras podem ajudar na melhora do equilíbrio, anota aí!

Pular amarelinha

Pular e saltar fazem parte do desenvolvimento motor amplo. Sendo assim, pular amarelinha pode colaborar muito nesse processo. 

Para que ela atue na melhora do equilíbrio, a criança pode ser desafiada a pular de um pé só em todas as casas, ou se manter em um pé enquanto pega a pedra no chão, e até que pule casas específicas.

Corrida de saco

Além de ser super divertida, a brincadeira requer muita atenção da criança para manter o corpo posicionado dentro do saco e consiga concluir todo o percurso. As risadas e a ajuda para aprimorar o equilíbrio estão garantidos!

Caminhar com ovo na colher

O objetivo da brincadeira é segurar a colher com um ovo enquanto caminha, o que exige bastante equilíbrio e concentração. Claro que o ovo pode ser substituído por uma bolinha. O importante é que a criança tenha acesso ao desafio e conheça suas limitações.

Cama elástica

Manter-se em equilíbrio com um pé só na cama elástica pode ser uma boa atividade para o aprimoramento da habilidade. E por que não pular de um pé só também? Além de desenvolver capacidades, ainda garante uma boa diversão!

Andar de bicicleta

O desenvolvimento do equilíbrio dinâmico e estático ao andar de bicicleta pode ser muito favorecido. Sendo assim, estimular a criança desde cedo é interessante, principalmente para ajudar no desenvolvimento de alguns sentimentos, como:

  • Alegria;
  • Entusiasmo;
  • Tristeza;
  • Raiva;
  • Entre outros.

É possível começar pelas bicicletas de equilíbrio, que não tem pedal e estimulam o equilíbrio adequado da criança com relação ao corpo, espaço e movimento. 

Atividades e práticas

As atividades não são propriamente brincadeiras, mas ainda assim podem promover diversão, além de ajudar na melhora do equilíbrio. Entre essas ações, podemos citar as seguintes:

Andar na ponta dos pés

Andar na ponta dos pés ajuda no desenvolvimento da estabilidade do tornozelo. É uma atividade que colabora na prevenção de quedas e auxilia no fortalecimento.

Caminhar sobre a corda

O objetivo é a criação de noção de peso e distribuição corporal. Além de ser uma atividade divertida, desenvolve a habilidade motora do equilíbrio e cognitiva, de concentração.

Andar com as mãos na cabeça

O objetivo da atividade é encontrar as possibilidades expressivas do próprio movimento. Dessa forma, ao caminhar, é possível utilizar gestos diversos e aumentar a compreensão do ritmo corporal.

Equilibrar-se em um pé só

Manter-se em equilíbrio em um pé só é uma prática simples que ajuda no desenvolvimento da habilidade. As experiências motoras vividas pelas crianças nas brincadeiras fornecem uma série de informações sobre a percepção de si mesmas e do mundo em que vivem.

Sendo assim, é possível que elas descubram por conta própria a melhor forma de realizar cada uma das sugestões feitas aqui.

De acordo com o limite do corpo e da consciência existente podem chegar aos objetivos traçados, absorvendo então os benefícios de cada atividade no desenvolvimento social, afetivo, cognitivo e motor.

Com essas informações, é possível escolher as brincadeiras ou atividades que melhor se encaixem com o perfil da família e apostar na melhora do equilíbrio da criançada!

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *