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Exercícios físicos: benefícios ao corpo

A prática de atividade fisica por muito tempo esteve atrelada aos resultados físicos que proporciona ao corpo humano, ou seja, corpos bonitos, magros e bem definidos.

Entretanto, com o passar do tempo e desenvolvimentos das pesquisas relacionadas à saúde, os exercícios passaram a ter um significado que vai além da estética.

São muito os benefícios que uma caminhada, alongamento, dança, corrida e demais exercícios podem acrescentar na saúde física – entende-se como física os benefícios ao funcionamento e fortalecimento corporal – e mental do ser humano.

Estudos mostram que a prática de atividades regulares pode contribuir para diminuição do estresse, aumento da produção de endorfinas, bom funcionamento do pulmão, coração e fortalecimento da musculação.

Exercícios como tratamento

Ainda listando os benefícios, atualmente os exercícios são indicados para o tratamento de algumas doenças como:

  • Diabetes;
  • Pressão alta;
  • Obesidade;
  • Doenças respiratórias;
  • Doenças cardiovasculares.

Isso porque eles contribuem para o bom funcionamento da respiração, dos vasos sanguíneos e fortalecimento de toda a musculatura do corpo.

Lembrando que para que as práticas tenham os resultados almejados, elas devem ser realizadas após umas avaliação médica e devem sempre ser acompanhadas pelos profissionais da área tanto da saúde como do esporte.

Entendendo os benefícios de cada atividade

A gama de exercícios físicos é bem extensa e, consequentemente, adaptável a cada perfil de pessoa ou problema de saúde que precisa ser tratado.

Abaixo há algumas opções de atividades e seus benefícios ao corpo. Confira:

1. Pilates

É uma prática de exercícios criada com o objetivo de unir o corpo e a mente, dessa forma os exercicios de pilates são específicos para cada praticante, considerado por alguns médicos uma forma de terapia.

O idealizador dessa prática, Joseph Pilates, tinha como objetivo ter o controle consciente de todos os movimentos musculares corporal com base em seis princípios:

  • Concentração para ter máxima eficácia;
  • Controle para não realizar movimentos desnecessários;
  • Precisão para ter mais qualidade no movimento;
  • Respiração alinhada;
  • Fluidez para dar leveza;
  • Centro para ter mais equilíbrio.

A sua realização resulta em um corpo mais flexível, fortalecido, saudável, relaxado e uma mente mais equilibrada.

Além disso é uma pratica indicada para o controle e prevenção de algumas doenças e pode ser praticada desde crianças a idosos, inclusive gestantes, proporcionando vários benefícios para ela e para o bebê.

Por ter uma prática diferente, o ambiente que o pilates ocorre também é, assim há estúdios com os equipamentos e acessórios específicos para realização dos exercícios e seus movimentos.

2. Hidroginástica

aula de hidroginástica é indicada também para todas as idades, é um exercícios com baixo impacto, pois a água atenua os efeitos e é uma opção para sair do sedentarismo e melhorar a resistência física.

Essa é uma prática indicada para pessoas que possuem problemas nas articulações, respiratórios e posturais.

Além disso, pode ser praticado, inclusive, por pessoas que não sabem nadar – uma vez que as piscinas não têm uma profundidade grande e os exercícios não são relacionados com o nado.

Atualmente, a sua prática é bem popular, principalmente entre gestantes e pessoas da terceira idade. Por esse motivo há muitas academias que investem nesse exercícios

3. Musculação

As atividades relacionadas a musculação são muitas. Mesmo sendo exercícios que muitos utilizam para tonificar o corpo, a musculação proporciona muitos benefícios ao corpo e para a mente.

Sendo praticado em forma de treino, ele conta com a repetição de exercícios com uma carga de peso correspondente com o objetivo de cada pessoa e sempre respeitando os limites do corpo.

Com isso, a musculação permite trabalhar todos os músculos do corpo.

Atualmente, nas academias há estações para trabalhos de braços, abdômens e pernas como a estação de musculação com leg.

Além de conseguir trabalhar toda a musculatura do corpo, os benefícios são o fortalecimento dos ossos e dos músculos, metabolismo acelerado que contribui para diminuição do peso, previne doenças cardiovasculares e contribui para um corpo mais saudável.

Os exercícios são muito importantes para o cuidado com a saúde física e mental, mas os seus benefícios só são alcançados quando realizados sob a supervisão de profissionais habilitados.

Assim, antes de realizar qualquer atividade é recomendado a procura de médicos para uma avaliação e que a sua prática seja guiada por profissionais a fim de evitar acidentes e danos a saúde.

Além dos exercícios a alimentação junto a outras práticas como a acupuntura para emagrecer e energizar também contribuem para o equilíbrio do corpo e da mente.