exercício
Artes marciais Exercícios

Exercício: a variedade das modalidades esportivas

Durante o ano todo, as pessoas costumam se preocupar com as tarefas do dia a dia, sem dar atenção à saúde do corpo e da mente ou fazer exercício.

Em muitos casos, este tipo de negligência atinge tanto adultos, quanto crianças.

Por isso, oferecer a oportunidade de se exercitar, praticar atividades que desenvolvam o corpo e o cérebro, devem ser estimuladas de todas as formas.

Podem ser práticas simples, como uma caminhada, ou mais elaboradas, como as exercidas com ajuda de treinadores pessoais. O importante é encontrar uma atividade física que dê prazer e ajude no desenvolvimento do corpo e da mente.

Para aqueles que gostam de academia, muitas oferecem diversos tipos de equipamento, que ajudam tanto no exercício aeróbico, quanto no anaeróbico.

Dependendo do aparelho de ginástica disponível, é possível queimar calorias, aumentar a resistência muscular, estimulando funções cardíacas e vasculares. Correr, pedalar, nadar e dançar são atividades físicas que podem ser realizadas em diversos ambientes.

Empresários que costumam investir no ramo de práticas esportivas, podem procurar pelo aluguel de esteira para academia. O mercado oferece diversos tipos e modelos, que podem se adequar aos clientes que irão usufruir dos aparelhos disponibilizados.

Com isso, é possível verificar qual o mais adequado aos alunos, pois há modelos que simulam até mesmo subidas e descidas num único aparelho.

As crianças também devem praticar atividades físicas, para estimular o crescimento e ajudar no desenvolvimento escolar. A criança matricula em aula de tênis infantil, por exemplo, têm a coordenação motora amplificada, melhorando a musculatura e tonificando o corpo, de forma saudável.

A socialização também é um item que deve ser observado nesta modalidade esportiva, pois sua prática deve ser realizada no mínimo entre duas pessoas.

É importante ressaltar que a prática de exercícios deve ser acompanhada de um profissional da área de educação física.

A visita a um médico também pode ser adequada, para que ele indique quais os tipos de exercícios e atividades podem ou não ser praticadas.

Exercícios que vieram do Oriente

Outro esporte que pode ajudar muito no desenvolvimento de crianças e adultos, são as artes marciais.

Apesar de haver diversas vertentes, a prática requer respeito com o adversário e a defesa como um dos princípios fundamentais, seguindo uma filosofia oriental.

Como este tipo de atividade física é praticado há milhares de anos, seus benefícios também são amplamente reconhecidos por todo o mundo.

De crianças a idosos, todos podem praticar alguma arte marcial, pois a maioria não se resume apenas a taque e defesa. Entre as artes marciais mais conhecidas, podemos citar quatro que se popularizaram e se tornaram esportes olímpicos:

  • judô, que usa a força do oponente;
  • karatê, bastante popular no ocidente;
  • kung fu, famoso por destaque em filmes;
  • taekwondo, prática mais recente no ocidente.

Até mesmo o tai chi chuan é uma arte marcial, que tem como objetivo fins terapêuticos e pode ser exercido por todos, principalmente por pessoas da terceira idade, pois é realizado com movimentos lentos, trabalhando a força dos músculos e a respiração.

Atividades no ambiente de trabalho

Os trabalhadores que precisam se locomover até o ambiente de trabalho, e não conseguem dedicar um tempo para a prática de exercícios físicos, pode fazer pequenos movimentos que ajudam na movimentação dos músculos.

São exercícios simples, que na maioria das vezes, não precisam de nenhum equipamento especial, basta apenas cinco minutos e alguns levantamentos e agachamentos, dentro do próprio escritório, ou em uma área com espaço adequado.

Para evitar a lesão por esforço repetitivo, todos os profissionais que trabalham durante muito tempo em uma mesma posição, precisam realizar exercícios de alongamento.

Esticar os braços, para cima e para os lados, levantar e fazer pequenas caminhadas, balançar o quadril e esticar a coluna ajudam a ativar a circulação sanguínea e promovem o relaxamento dos músculos, evitando câimbras e estiramentos musculares.

Empresas comprometidas com o bem estar dos funcionários costumam oferecer, em diferentes períodos, aula de alongamento, para que todos tenham uma postura correta durante o expediente.

Com isso, previnem doenças como a LER (Lesão por Esforço Repetitivo) e a DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho), que acabam afastando os funcionários, por tempo indeterminado.

A prática de atividades simples podem resultar na melhora de atendimento dos funcionários, ajudando também na produtividade de toda a empresa.

O importante é afastar o sedentarismo da vida das pessoas e oferecer um ambiente propício para a realização das tarefas.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *