Exames

Você sabe o que são exames de check up?

Você sabe quais exames são feitos em um check up? Em suma, o check-up consiste em uma bateria de procedimentos que deve ser feita pelo paciente em certo período de tempo.

Ou seja, periodicamente, o indivíduo passa pelo exame laboratorio a fim de saber se possui ou não alguma enfermidade ou qualquer complicação no organismo.

Há diferentes tipos de exames que envolvem o check-up, incluindo o de sangue, raio-x, dentre outros procedimentos que tem o intuito de diagnosticar o que há de ruim com o paciente.

Sendo assim, a partir dos exames, o indivíduo consegue ficar com a saúde sempre em dia, prezando por bem-estar e qualidade de vida.

Deste modo, desenvolvemos este conteúdo para que você conheça tudo sobre os exames de check-up, bem quanto custa exame de sangue. Confira todos os detalhes a partir dos demais tópicos deste artigo.

Frequência para fazer os exames

O check-up relaciona-se à feitoria de alguns exames médicos de forma periódica,  laboratoriais e de imagem, com o objetivo de avaliar o estado geral de saúde e diagnosticar precocemente alguma doença que ainda não tenha apresentado sintomas.

A frequência do laboratorio exame deve ser definida pelo clínico geral ou médico que acompanha o paciente, e pode variar de acordo com o estado de saúde da pessoa, o histórico e doenças na família.

Dessa forma, geralmente é indicado que a realização dos exames seja feitos na seguinte frequência:

  • Pessoas com doenças crônicas (diabetes ou câncer) a cada 6 meses;

  • Adultos saudáveis: a cada 2 anos precisam do exame saude;

  • Pessoas com fatores de risco para alguma doença (obesos e fumantes) 1 vez por ano.

Cabe salientar que é importante que as pessoas com risco de problemas cardíacos precisam ter atenção primordial à saúde, ficando sempre de olho nas alterações do organismo.

Portanto, ao sentir sensação de cansaço excessivo, dores no peito ou qualquer sintoma fora do normal, recomenda-se realizar o exame de saude completo.

Principais exames

Os tipos de exame laboratorio permitem que o profissional verifique o funcionamento de alguns órgãos, bem como fígado, rins e coração, por exemplo, além de serem ideais na identificação de infecções e alterações no sangue, como leucemia e anemia.

Portanto, antes de buscar saber quanto custa exame de sangue, um dos principais do check-up, confira alguns exames médicos mais comuns logo abaixo.

Veja quais exames são feitos em um check up:

  • Glicemia em jejum;

  • Ureia e creatinina;

  • Hemograma;

  • Colesterol total e frações;

  • Ácido úrico;

  • TGO/AST e TGP/ALT;

  • Triglicerídeos;

  • TSH e T4 livre;

  • Fosfatase alcalina;

  • PCR;

  • Gama-glutamiltransferase (GGT);

  • Exame de urina;

  • Exame de fezes.

Além dos procedimentos acima, há outras opções que podem ser solicitados a partir do estado geral de saúde do paciente, como ferritina, transferrina, marcadores tumorais e hormônios sexuais. Por isso o laboratorio exame é importante.

Em relação aos exames de radiologia, é comum que sejam pedidos pelo médico a realização de ultrassonografia do abdômen, bem como raio-x, eco e eletrocardiograma, da mesma maneira como alguns exames relacionado aos olhos.

Para pacientes diabéticos, também pode ser solicitado o exame laboratorio de hemoglobina glicada, que analisa a quantidade de glicose circulante no período de três meses.

Check-up para mulheres

Agora que você já sabe boa parte dos procedimentos realizados em um check-up, desde os mais simples até os mais complexos e a dúvida sobre quais exames são feitos em um check up já foi sanada, que tal conhecer um pouco do procedimento específico para mulheres?

Neste sentido, é importante salientar que seja realizado de maneira anual, de preferência.

Frases Outubro Rosa em campanhas no trabalho, em hospitais, e outras redes de contato, contribui para que as mulheres procurem atendimentos para exames de rotinas.

Os exames são específicos, tais como o papanicolau, colposcopia, vulvoscopia, ultrassonografia transvaginal e ultrassonografia das mamas.

A partir desses exames, o ginecologista vai conseguir verificar se a mulher apresenta alguma infecção, cisto ou alteração no aparelho responsável pela reprodução.

Portanto, não basta saber apenas quanto custa exame de sangue, precisa entender sobre os demais.

Check-up para homens

É recomendado que os homens a partir dos 40 anos realizem laboratório exame, como a ultrassonografia de próstata e dosagem do hormônio PSA. Deste modo, é possível verificar um dos pontos mais importantes do homem, envolvendo a testosterona.

Além disso, o câncer de próstata é um dos mais recorrentes nos homens, justamente por conta do preconceito que boa parte deles tem em fazer este tão simples exame saude. Sendo assim, o ideal é correr para realizar o exame e, caso seja positivo, começar o tratamento o mais rápido possível.

Check-up para fumantes

O exame de saude para os fumantes, além de precisarem fazer os exames comuns, citados anteriormente, é necessário a realização da dosagem de alguns marcadores tumorais, como alfetoproteína, CA 19.9 e CEA, bem como a espirometria com avaliação de função respiratória.

Ainda assim, recomenda-se fazer o eletrocardiograma com prova de esforço físico e análise de expectoração com estudo de células responsáveis pelo câncer.

Portanto, isto é tudo sobre o exame de saude. Se você ainda não fez, procure um médico com urgência e confira todos os detalhes do seu estado clínico.