esporte e saúde
Saúde

Esporte e saúde: qual a relação?

De fato, esporte e saúde são dois conceitos intimamente relacionados, ou seja, a atividade física é um dos pilares nos quais o bem-estar de uma pessoa se baseia.

Portanto, ao longo deste post, dizemos quais são os grandes benefícios que o esporte tem na saúde física e mental.

Qual é a relação entre esporte e saúde?

O exercício físico regular tem uma influência positiva no bem-estar físico e mental de uma pessoa. Assim, é uma excelente maneira de se manter ativo, se sentir bem consigo mesmo e manter o corpo saudável.

A natação, por exemplo, atua de forma integral e transversal sobre os indivíduos. Por um lado, tem um impacto significativo no plano físico, uma vez que a força muscular, a capacidade motora ou a capacidade cardiovascular são exercidas. 

Por outro lado, também afeta o equilíbrio mental, uma vez que o corpo libera hormônios como serotonina, dopamina e endorfinas, proporcionando felicidade e diminuindo os níveis de ansiedade ou estresse.

Além disso, deve-se notar que a atividade física tem uma influência direta na concentração e no desempenho acadêmico. De fato, de acordo com vários estudos, os alunos com uma condição física mais alta têm uma maior capacidade de se concentrar na sala de aula.

É claro que, antes de iniciar um novo esporte, é aconselhável recorrer a uma avaliação médica, que permitirá que a atividade física seja adaptada à idade, peso e condição física de cada um. 

Caso contrário, você pode estar em risco de lesões, contraturas ou problemas de mobilidade associados ao treinamento que não atendem às necessidades da pessoa.

Agora que você já sabe sobre a relação entre esporte e saúde, vamos ver em detalhes alguns benefícios específicos. 

Benefícios do esporte na saúde mental das pessoas

Como já dito, esporte e saúde são dois conceitos intimamente relacionados com grandes benefícios psicológicos. Assim, a atividade física regular tem as seguintes vantagens:

Aumento da autoestima. O esporte nos ajuda a nos sentir melhor com nós mesmos. 

Além disso, nos permite trabalhar em direção a um objetivo e melhorar nossa autopercepção.

Melhoria do bem-estar. Ao liberar hormônios como dopamina e endorfinas, as pessoas se sentem muito melhor após o exercício.

Reduz os níveis de estresse e/ou ansiedade. Por um lado, porque liberamos tensões musculares, por outro, porque o treinamento nos permite nos distrair de possíveis preocupações.

É mais fácil adormecer. A atividade física também ajuda a combater episódios de insônia, assim, descansamos melhor.

Aumenta a concentração. O exercício tem um grande impacto nos neurônios, mas também estimula a atenção dos atletas. Isso aumenta a concentração.

Reduz a raiva ou a agressão. O esporte ajuda na auto regulação, então sua prática consegue reduzir emoções negativas, como raiva, depressão, agressão ou desconforto.

Aumenta o desempenho cerebral. 

O esporte favorece a produção de mais e melhores conexões entre nossos neurônios, evitando o comprometimento da memória. Isso, por sua vez, torna nosso aprendizado mais rápido e ágil.

Em suma, o esporte é essencial para desfrutar de boa saúde. Vemos isso claramente na evolução do ciclismo e como agora as pessoas utilizam esse esporte como hobby.

Benefícios do esporte na saúde física das pessoas

É claro que o esporte e a saúde também têm uma estreita relação no nível físico. Existem muitos benefícios:

Melhora a postura corporal, evitando ou diminuindo a dor nas costas, dor no pescoço…

Aumenta a flexibilidade e a mobilidade das articulações, o que, por sua vez, reduz o risco de lesões.

Ativa o sistema imunológico. Isso ajuda a prevenir inúmeras doenças e patologias.

Fortalece os músculos e a densidade óssea, evitando que os ossos se enfraquecem e que os músculos percam força e resistência.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *