Exercícios

Erros que você jamais deve fazer praticando pilates

A prática de exercícios mantém nosso corpo saudáveis, alguns exercícios têm maior impacto que outros, mas é sempre muito importante executarmos eles de forma correta.

Quando nos exercitamos de maneira inadequada, podemos acabar nos lesionando, muitas vezes, de forma grave. Uma atividade muito interessante e funcional é o pilates.

Desenvolvido por Joseph H. Pilates na década de vinte, trabalha com movimentos precisos e controle adequado da respiração. Ele oferece vários benefícios para o corpo e auxilia no RPG para cervical.

O pilates, denominado de contrologia por seu criador, auxilia na correção da postura corporal, alongamento, auxilia no equilíbrio, alivia tensões, estresse e uma série de outros benefícios.

Além do desenvolvimento físico, o pilates propicia também o equilíbrio mental, trabalhando vários grupos musculares ao mesmo tempo, a concentração e a força aplicada.

O foco está na qualidade do movimento e não em sua repetição, relaxando o praticante após a sessão. Existem dois tipos de pilates, solo e em aparelhos.

Conheça os tipos de pilates

O pilates solo é praticado sem o auxílio de aparelhos ou utilizando alguns acessórios, que auxiliam no movimento. Você pode ter uma aula de pilates com a bola ou com uma banda elástica.

Esse tipo de pilates requer força muscular, equilíbrio, alongamento e consciência corporal, para executar os movimentos durante os exercícios.

Alguns exercícios realizados no pilates solo, são definidos pelo seu caráter educativo, destacando a respiração e do centro de força durante o processo.

O pilates em aparelhos é caracterizado por auxiliar nos movimentos. A estrutura do aparelho é composta por molas usadas de duas maneiras.

Para reduzir o esforço que o praticante realiza, facilitando seus movimentos ou dificultando o movimento, acrescentando uma carga de peso. A utilização das molas irá depender do seu objetivo e do exercício.

Saiba mais sobre os equipamentos utilizados

Uma dúvida comum é se o pilates funcional emagrece, apesar de não ser o foco principal do método, ele emagrece sim.

Isso acontece porque os movimentos do pilates tonificam o corpo, estabilizam as articulações e reeducam o movimento como um todo. Durante a prática, você movimenta seu corpo, consequentemente queimando gordura.

Na prática do pilates, usamos alguns acessórios ou aparelhos, saiba qual o tipo correto de pilates e os aparelhos que devemos usar.

O pilates é, em sua essência, um exercício que auxilia na correção da postura corporal, ele foi concebido para ser executado apenas utilizando o corpo.

Mas, ao longo dos anos, foram introduzido alguns acessórios e aparelhos para auxiliar em sua prática. Eles são utilizados tanto no pilates, quanto no treino funcional, que é um pouco mais dinâmico.

Conheça agora alguns dos principais acessórios que são utilizados na prática do desses exercícios:

  • Cadillac: o mais tradicional dos aparelhos, também é um dos mais completos; trabalha braços, pernas e também utilizando molas de várias tensões. Ele engloba quase todas as variáveis interessantes para o seu tratamento;
  • Reformer: se assemelha a uma cama deslizante com molas. Utilizado para trabalhar a musculatura do corpo, permite o exercício de pessoas em várias condições físicas e pode aliar seu uso a algum acessório como a bola, faixas, etc.
  • Ladder Barrel: para força e flexibilidade. Seu nome na tradução literal é “Barril Escada”, que lembra mesmo o seu formato. Ele também é ajustável ao tamanho do usuário;
  • Chair (cadeira); apesar do nome, é utilizada para fazer também vários exercícios em pé. Com um dos lados móveis, ela auxilia em exercícios nos membros superiores e inferiores;
  • Prancha de molas: compacto, esse aparelho é afixado na parede e utiliza as mesmas molas do Cadillac, executando exercícios com alças ou barra roll down;
  • Plank Metalife: executa centenas de movimentos, é leve e de fácil transporte. Utiliza tubos elásticos afixados nas extremidades de uma prancha, criando possibilidade de exercícios tanto deitados ou em pé.

Os benefícios do pilates no corpo e na mente

O pilates reabilita e é uma maneira de encontrar o equilíbrio da sua saúde mental e física. Na prática do pilates beneficios são muitos, tanto para o corpo e para mente.

Ele é uma reabilitação, que começa pela importância dada ao movimentos simples do cotidiano, que vão sendo esquecido de ser praticados.

Aliado a alimentação, pode ser o começo da sua reeducação alimentar. Uma dieta balanceada, ajuda a centrar novamente o equilíbrio do nosso corpo e consequentemente, de nossa mente, criando um relaxamento total.

Planeje junto com seu instrutor um circuito funcional, auxiliado(a) por um profissional você vai atingir seu objetivo e aproveitar todos os benefícios dessa técnica de educação do movimento.

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