Equipamentos

Equipamentos melhores para atender a demanda de um hospital

A aquisição de instrumentos médicos é feita por meio de uma solicitação dos hospitais de acordo com suas necessidades, mas nem sempre as demandas são atendidas.

Produtos médicos hospitalares como cama hospitalar elétrica ou cadeira de rodas motorizadas ou mesmo cadeiras para banho são alguns dos itens que, muitas vezes, não são vistos como tendo o melhor custo-benefício, sendo substituídas por camas e cadeiras de roda manuais, muitas vezes submetendo a saúde óssea do paciente acamado à outro nível, causando trombose ou escaras.

Escaras é um termo utilizado para pessoas que desenvolvem úlceras de pressão, que são lesões que a pele desenvolve em pessoas que se encontram acamadas por um longo período.

Essas úlceras são geradas pelo fluxo sanguíneo diminuído, que ocorre  devido à pressão constante que é feita sob a pele, causando a ausência da quantidade necessária de oxigênio e nutrição dos tecidos.

Uma saída para esse problema são equipamentos que podem ser utilizados fora do ambiente hospitalar e não precisam de encaminhamento médico.

Cadeira de rodas motorizada preço não é mais um item voltado apenas para cadeirantes. Pessoas em estado pós cirúrgico ou com limitações temporárias também podem (e devem) fazer uso do equipamento.

Uma vantagem é que essa opção vêm se tornando cada vez mais acessível, dependendo do modelo.

Já equipamentos ortopédicos como almofadas, espaldeiras porturais e itens imobilizadores fazem com que a recuperação seja mais rápida e também podem ser realizadas/utilizadas fora dos hospitais.

Equipamentos ortopédicos

Almofada de água, também conhecida como almofada ortopédica, pode ser um auxílio em tratamentos ortopédicos hospitalares e é disponibilizada em diversos tamanhos e formatos. Assim, é possível obter a que se adapte de maneira mais adequada às necessidades de cada usuário.

Além disso, podem ser utilizadas por pessoas cadeirantes ou em necessidade por convalescença de pós-operatório em cama hospitalar ou até mesmo aquelas que passam muito tempo sentadas.

O item ainda pode ser encontrado em outros formatos, pois além de almofadas, é possível encontrar encostos para cabeças ou em formatos de assentos, podendo ser utilizado também em cadeiras convencionais.

O produto é indicado para casos de dores na região do cóccix e pode ser usado como método alternativo de correção de postura.

Outra função que a almofada de água pode apresentar é ser um método alternativo para correção de postura ou como assento/ posicionador de regiões como joelhos, cotovelos e calcanhares.

O produto tem as seguintes especificações:

  • Suportar até 130 quilos;
  • Pode ser higienizada com água, sabão ou álcool;
  • É ideal para tratamento e prevenção de lesão por pressão;
  • Suas medidas são de 45cm X 45cm.

O uso da cromoterapia também se faz presente no produto, já que uma das (poucas) cores em que ela é disponibilizada é o lilás, conhecido entre os cromoterapeutas por ser uma cor cauterizadora de feridas internas e externas.

Cadeira de rodas motorizadas

Diferente da cadeira de rodas convencional, a cadeira de rodas motorizada preço é mais estável durante seu uso e possui encostos anatômicos.

Esse modelo não demanda esforço para locomoção, o que é um ponto positivo para aqueles que dispõe de maior comprometimento nos membros superiores, além de trazer maior auxílio em trechos longos e pisos instáveis.

Composta por um motor elétrico que é alimentado por baterias recarregáveis e quatro (ou mais) rodas, ela pode ser mais adaptável que o modelo manual, atendendo com maior conforto as necessidades de seu usuário.

Isso se torna possível porque o controle dos movimentos e manobras são realizados por meio de um joystick (conhecido também como manípulo eletrônico), que pode ser colocado em diversas posições, de acordo com as limitações de cada indivíduo.

Essas cadeiras tendem a ser mais pesadas e menos práticas para carregar do que as manuais e convencionais. No entanto, as que possuem fechamento em X são tão leves e compactas quanto as outras, tornando-as aptas para transporte em veículos não adaptados.

Produtos médicos hospitalares

A cadeira de banho é outro método de locomoção para pessoas que encontram-se incapacitadas de fazer esforço nos membros inferiores.

A cadeira de banho simples é indicada para locomoção do cômodo em que a pessoas se encontra até o banheiro, seja para fazer uso do vário sanitário ou do box.

O material utilizado em sua estrutura é o aço carbono, que possui maior resistência a água. Ela é uma cadeira de rodas convencional, mas sua diferença é o assento vazado, para atender as necessidades higiênicas de quem a utiliza.

Assim como a cadeira de rodas manual, ela possui duas rodas fixas e duas móveis, facilitando a locomoção, além de travas para maior segurança.