Cuidados

Equipamentos e serviços para pessoas debilitadas

A terceira idade muitas vezes traz necessidades especiais para a vida do idoso e para a rotina da família.

Muitas doenças podem acometer os idosos, fazendo com que seja necessário investir em equipamentos e apetrechos que possam melhorar a sua qualidade de vida.

Conheça alguns desses itens:

Aparelhos que podem ajudar na rotina de cuidados

Muitos idosos ficam debilitados por doenças, ou sofrem com a perda parcial ou total de sentidos como a visão e audição.

Nesses casos é preciso adquirir objetos mais acessíveis como óculos e aparelhos auditivos.

Em outras situações mais graves pode ser preciso recorrer a equipamentos mais complexos como cadeiras de rodas e cama hospitalar.

A cadeira de rodas é uma possibilidade para garantir a mobilidade do idoso quando ele já não é capaz ou tem dificuldades mais sérias de locomoção.

Ela representa uma melhoria na qualidade de vida deste idoso, pois mesmo com a mobilidade reduzida, ele ainda tem certa independência.

A cadeira pode ser manual ou motorizada. A manual é, sem dúvidas o tipo mais utilizado. Ela pode ser movida pelo próprio usuário ou empurrada por outra pessoa.

As cadeiras podem ser classificadas, ainda entre ativas e padrão. As ativas são voltadas para pessoas com membros superiores sem comprometimento de mobilidade, tornando possível que ela mesma movimente a cadeira.

As cadeiras padrão são voltadas para pacientes que não podem fazer a movimentação do aparelho e precisam necessariamente de auxílio para locomoção.

As cadeiras motorizadas são ideais para pacientes com alto grau de comprometimento dos membros superiores pois elas se movimentam automaticamente.

O controle dos movimentos, direção e velocidade é manual, por meio de uma pequena alavanca, que funciona como um joystick, acionado pelo usuário.

O motor é acionado por meio de baterias.

Para pacientes com nenhuma possibilidade de mobilidade, o ideal é o Aluguel de cama hospitalar, que pode garantir muito mais conforto ao paciente.

O uso dessa cama especial tem como benefícios:

  • Possibilita diferentes posicionamentos;
  • Facilita o trabalho do cuidador;
  • Promove melhor circulação;
  • Evita a formação de escaras;
  • Fornece maior conforto e segurança ao paciente;

Outro benefício para o uso da cama hospitalar é a possibilidade do paciente ficar exatamente na posição recomendada pelo médico.

Devido às regulações do próprio equipamento, em casos de recuperação cirúrgica, por exemplo; o equipamento também favorece a atuação de enfermeiros e fisioterapeutas, que podem fazer ajustes de acordo com a necessidade.

Na eventual situação de um paciente acamado, o Home care para idosos desponta como uma alternativa.

O serviço é basicamente a prestação dos cuidados ao idoso em casa, uma extensão dos serviços do hospital no lar.

Quando não há necessidade do paciente estar no ambiente hospitalar, devido à possibilidade de contágio com infecções.

Os atendimentos inclusos nesse tipo de tratamento são os mesmos que poderiam ser oferecidos no hospital:

  • Fisioterapia;
  • Nutricionista;
  • Psicólogo;
  • Visitas médicas;
  • Atendimento de enfermagem.

Além desse serviços, é necessária a contratação de uma cuidadora, que será responsável pelo auxílio do paciente nos cuidados básicos de higiene, alimentação e até mesmo fazer companhia.

Existem diversos profissionais habilitados no mercado para desempenhar essa função, não sendo necessária a atuação de um familiar.

Aparelhos que podem melhorar a qualidade de vida

A chegada da terceira idade não é um prenúncio para a chegada de inúmeras doenças. Há idosos extremamente saudáveis e perfeitamente ativos.

Que podem sofrer com pequenas falhas no funcionamento de órgãos e sentidos perfeitamente contornáveis como o caso do idoso deficiente auditivo.

A deficiência auditiva é a perda parcial ou total da capacidade de ouvir sons. Ela pode ser causada por má-formação ou lesão.

No caso dos idosos, é comum a perda de capacidade auditiva, com o passar do tempo, pelo desgaste natural do sistema responsável pela audição.

Para corrigir esse problema é possível o uso de aparelhos simples, que podem ser internos ou externos, dependendo da necessidade do paciente.

A melhor solução para cada caso pode ser definida a partir de uma consulta com um otorrinolaringologista.

O investimento no Valor do aparelho auditivo costuma valer a pena, por recuperar a capacidade auditiva do paciente, trazendo mais conforto e qualidade de vida.

A terceira idade é uma fase que requer muita atenção e cuidados por parte da família para com o idoso.

Com a realização de acompanhamentos diversos é possível manter uma boa qualidade de vida, seja para aqueles que estão saudáveis ou para os que estão enfermos.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *