equipamentos
Equipamentos Hospital

Equipamentos ajudam na recuperação do paciente

Se você passou por algum spar ou shopping é quase certeza que se deparou com cadeira de massagens para shopping e uma fila para poder usufruir dessa tecnologia. O sucesso dessas cadeiras que fazem massagens automáticas por um preço baixo, reside na falta de conforto que estamos acostumados.

A falta de descanso juntamente com uma alimentação inadequada, com muitos açúcares, gorduras e sódio, e uma rotina desequilibrada sem horários certos para cada atividade, acaba gerando estresse e tenção nos músculos.
E como ir a um lugar especifico para relaxamento, acaba não sendo viável para as pessoas por diversos motivos, os resultados são as cadeiras dos shoppings cheias de pessoas que querem apenas relaxar os músculos com uma boa massagem.
Mas, para que esse quadro se altere é necessário mudar os hábitos e a rotina de modo a colocar aos poucos a atividade física.
Para quem não consegue ir na academia e não quer investir em equipamentos para fazer exercícios em casa, hoje existem a modalidade de aluguel de aparelhos de academia e também alguns equipamentos nas chamadas academias ao ar livre.
Importante salientar que não é recomendado a prática de exercícios sem acompanhamento profissional, por isso, procurar uma pessoas especializada na área educação física, para lhe indicar os melhores movimentos é o ideal.
Dessa maneira, veremos os equipamentos que auxiliam na recuperação de uma vida sedentária, além dos benefícios que uma vida equilibrada pode acarretar.

Equipamentos de academia

As academias vêm ganhando espaço na cena da saúde por proporcionar um estilo de vida que visa a prevenção e não apenas a correção.

Mas, as academias têm diversos aparelhos, e precisa-se conhecer quais equipamentos se adaptarão mais a necessidade, para que assim o exercício fique dinâmico.

Confira alguns dos aparelhos de academia mais usados.

Bicicleta ergométrica

É para aqueles que já gostam de pedalar mas não tem tempo para fazer ao ar livre. Traz inúmeros benefícios que podem ser igualados ao uso da bicicleta tradicional.

Ela ajuda no fortalecimento das pernas e também previne doenças cardiovasculares. Além disso, ajuda na queima das calorias e é um exercício de baixo impacto, podendo ser praticado por qualquer pessoa.

Supino para membros superiores

É um aparelho de musculação que tem um enfoque o trabalho dos músculos do peitoral. Nesse aparelho a pessoa fica deitada e levanta uma barra com pesos nas extremidades. Aqui, os membros superiores são os mais tratados, fortalecendo esses músculos.

Equipamentos Halteres

Os halteres nada mais são do que pesos de diversos tamanhos, que auxiliam em diversos movimentos. Por serem pesos extras é preciso fazer uma força maior fazendo com que o exercício seja mais intenso.

Os halteres podem ser feitos ou comprados e também podem ser usados dentro de cada.

Cadeira extensora

As academias geralmente recorrem a opção de aluguel de equipamentos para academia, nesse caso, isso porque apesar de ser essencial e muito importante, muitas pessoas não o fazem.

O exercício é simples, mas requer muita força. A pessoa fica sentada e tenta levantar um peso pelo dorso do pé. O peso pode ser modificando, ficando mais pesado ou mais leve. Os músculos trabalhados por esse equipamento são as coxas e os outros músculos da perna.

Benefícios da atividade física

Os equipamentos são ótimos auxiliadores na recuperação de deficiências motoras e também na perda de peso. Porém, não são os únicos tipos de exercício, existem aqueles que não necessitam de nenhum tipo de equipamento, como o caso da caminhada e da corrida.

Independente de qual exercício é realizado, a atividade física possui diversos benefícios, por exemplo:

  • Redução de dores;
  • Alívio da tensão muscular;
  • Sensação de bem estar aumentado;
  • Redução da tensão arterial.

Além disso o exercício reduz as doenças cardiovasculares como a arritmia e taquicardia, evitando o uso de equipamentos como o desfibrilador e também o de cardioversão elétrica.

Também contribuem para a prevenção de depressão, ansiedade, controle do peso corporal e ajuda na manutenção dos sistemas musculares.

O exercício físico pode melhorar:

  • A autoestima;
  • Capacidade funcional;
  • Postura;
  • Padrões do sono;
  • Recuperação de doenças e de cirurgias.

Além disso, podem também ajudar na redução:

  • Da dor;
  • Da obesidade;
  • Da fadiga;
  • Da incontinência.

Os exercícios físicos previnem:

  • Osteoporose;
  • hipertensão;
  • Enfarte.

E a falta dessa prática pode contribuir para:

  • Problemas cardíacos;
  • Asmas;
  • Múltiplas incapacidades.

Dessa maneira vimos que tanto os exercícios da academia, quanto aqueles praticados fora da academia são importantíssimos para prevenir doenças e ajudar a saúde, melhorando o bem-estar.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *